Rede Social do Café

T Ó P I C O : Produtor indiano Jumboor Estate vence prêmio Ernesto Illy

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5230

Visitas: 24.622.137

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Produtor indiano Jumboor Estate vence prêmio Ernesto Illy


Autor: Leonardo Assad Aoun

82 visitas

2 comentários

Último comentário neste tópico em: 02/12/2021 19:21:59


Leonardo Assad Aoun comentou em: 02/12/2021 18:40

 

Produtor indiano Jumboor Estate vence prêmio Ernesto Illy

 

Por ANSA/IstoÉ Dinheiro

TRIESTE, 2 DEZ (ANSA) – O produtor indiano Jumboor Estate é o vencedor da 6ª edição do Ernesto Illy International Coffee Award, prêmio que a empresa illycaffè atribui ao cafeicultor que fornece o melhor café sustentável e que tem como objetivo “promover a qualidade e a sustentabilidade da produção e aumentar a colaboração com os transformadores”.   

Participaram da edição de 2021 27 finalistas, sendo os três melhores produtores dos nove países mais representativos na temporada da colheita: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia e Nicarágua.   

O Jumboor Estate, que produz a “Jumboor Gold”, uma variedade de Bourbon Arabica Amarelo de alta qualidade, foi eleito “Best of the Best” por um júri independente formado por especialistas internacionais.

“É a primeira vez que a Índia vence esse prêmio, mas o país se tornou produtor de café de alta qualidade já há 20 anos e abre caminho para uma nova forma de cultivo de café”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè.   

Segundo ele, o plantio acontece “à sombra de árvores altas, na qual também crescem outros produtos agrícolas, como pimenta e baunilha”. “Então se trata de uma produção de café mais balanceada e respeitosa da biodiversidade e da saúde dos solos”, acrescentou.   

Na mesma ocasião, o projeto Lift Olopita, da Guatemala, faturou o prêmio “Coffee Lover’s Choice”, entregue por um júri de consumidores após uma degustação às cegas organizada em cafés selecionados da illy pelo mundo.   

“A vitória da Guatemala, com um grupo de pequenos produtores do projeto Lift, demonstra que a qualidade continua sendo a força motriz do crescimento sustentável das comunidades cafeeiras”, concluiu Andrea Illy.   

O projeto Lift Olopita foi criado em 2017 com o objetivo de reunir pequenos cafeicultores interessados em conhecer as melhores práticas agrícolas para a produção de alta qualidade.   

Até o momento, essa iniciativa reuniu 112 famílias de produtores, que recebem treinamento e apoio do departamento técnico da Mercon Guatemala, exportadora de café e parceira da illy, para ajudá-las a se tornar administradoras de pleno direito de suas empresas e garantindo melhores preços para o seu produto sustentável. (ANSA).  

Visualizar | |   Comentar     |  


Leonardo Assad Aoun comentou em: 02/12/2021 19:16

 

ÍNDIA SE DESTACA NO 6º PRÊMIO ERNESTO ILLY INTERNACIONAL

 

PREMIAÇÃO DA ESCOLHA DO CONSUMIDOR VAI PARA GUATEMALA

Trieste, 2 de Dezembro de 2021 – A illycaffè anunciou hoje o vencedor do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2021, uma premiação concedida ao produtor do melhor café sustentável desde 2016, entre 27 dos melhores produtores de café participantes de 9 dos mais importantes países produtores de café. O vencedor deste ano é Jumboor Estate na Índia, representado por B.M. Nachappa e eleito o “Melhor dos Melhores” (Best of the Best) por um painel independente de especialistas internacionais em gastronomia e café.

O prêmio “Escolha dos Amantes de Café” (Coffee Lover’s Choice), concedido por um painel de consumidores por meio de uma degustação às cegas, organizada em cafés selecionados da illy em todo o mundo, foi concedido ao Proyecto Lift Olopita da Guatemala, representado por Alfonso Urbina Peralta.

Os 27 finalistas - três de cada país – representam Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia e Nicarágua. O painel internacional - que incluiu os chefs três estrelas Michelin Kyle Connaughton, Viki Geunes e Niko Romito; os jornalistas Josè Carlos Capel, Clark Parkin e Michela Proietti; e os especialistas em café Sunalini Menon, Birhanu Gebis Wuli e Henry Alirio Martínez Salinas - atribuíram o prêmio “Best of the Best” ao Jumboor Estate da Índia, que eles descreveram como um café intenso que deixa uma sensação sedosa, delicada e macia no palato, realçada por notas de chocolate, caramelo, frutas cítricas, nozes e um toque de frutas.

Jumboor Estate está localizada nos planaltos da parte norte do distrito de Coorg, a uma altitude de 950-1000 metros em uma área de solos orgânicos ricos. Fundada em 1870, esta propriedade de 390 hectares cultiva apenas café arábica e produz "Jumboor Gold", uma variedade de Bourbon Arábica Amarelo de alta qualidade. Para não interferir no escoamento da água pura das montanhas próximas, que é utilizada no processamento do café, as áreas adjacentes aos cursos d'água foram deixadas em seu estado natural, sem plantio ali.

“É a primeira vez que a Índia ganha o Prêmio Ernesto Illy Internacional. Este é um país onde o café é cultivado à sombra de árvores altas, geralmente junto com outras culturas, como pimenta, baunilha, cardamomo e canela. Estou muito feliz que o prestigioso prêmio 'Best of the Best' tenha sido atribuído a um produto que é cultivado de forma virtuosa, demonstrando o potencial deste modelo agrícola como forma de alcançar qualidade sustentável” - afirma Andrea Illy, Presidente da illycaffè, que continua: “O prêmio de reconhecimento da Guatemala, que com seu grupo de pequenos produtores participando do projeto Lift ganhou como melhor café na escolha dos consumidores, também prova que a qualidade continua a ser um importante motor para impulsionar o crescimento sustentável entre as comunidades cafeeiras”.

O Proyecto Lift Olopita, vencedor do prêmio “Coffee Lovers’ Choice”, foi criado em 2017 na Guatemala com o objetivo de reunir pequenos cafeicultores interessados em conhecer as melhores práticas agrícolas para a produção de café de alta qualidade. Até o momento, esse projeto reuniu 112 famílias de produtores de café que recebem treinamento e apoio constante do departamento técnico da Mercon Guatemala, exportador de café do qual a illycaffè é parceira, para ajudá-los a se tornarem administradores de pleno direito de suas empresas familiares, garantindo melhores preços para o seu café produzido de forma sustentável.

O evento, que foi realizado mais uma vez de forma online, foi apresentado por Lily Cole, modelo e atriz celebrada por seu ativismo em prol da sustentabilidade.

A partir da tarde do dia 2 de dezembro, o vídeo da cerimônia de premiação estará disponível no site da illy.

Os 27 finalistas estão listados abaixo, classificados do primeiro ao terceiro lugar em seus respectivos países:

Brasil

Fazenda Água Viva - José Marques de Araújo

Agro Fonte Alta - Fazenda Fonte Alta

Fazenda Sítio Daniella I - Daniella Romano Pelosini

Colômbia

Cabildo Coffee Project, Jambaló - Aracely Vitonco

Women Coffee Project, Caldono - Griceldina Quinayas

Intergenerational Coffee Project, Piendamó - Gerardo Arroyo

Costa Rica

Marespi S.A. - Johnny Marín Badilla

Coopesabalito R.L. - Warner Quesada Elizondo

Coope Atenas R.L. - Juan Carlos Alvarez Ulate

El Salvador

Finca Agua Caliente - José Ernesto Borja Papini

Finca La Providencia - Fernando Alfaro

Finca La Concordia - Carlos Antonio Borja

Etiópia

Gera Estate - Alemayehu Dagne

Asma International Business Pvt Ltd Co. - Seada Shifa

Bechu International Trading Pvt Ltd. Co. - Darmyelesh Bechere

Guatemala

Proyecto Lift Olopita - Alfonso Urbina Peralta

Finca Joya Grande - Jovita Castillo

Finca Peña Blanca - Pablo Chuy Flores

Honduras

Finca El Cedrón - Gerardo López

Cocasancol - David García

Finca Los Liquidambar - José Humberto Ardón Pérez

Índia

Jumboor Estate - B.M Nachappa

Buskull Estate - Balaraju

Hallihithloo Estate - Mahesh Gowda

Nicarágua

Proyecto Lift - Holman Vicente Rivera Herrera

Finca Santa Isabel - Osman Gregorio Gutiérrez Moreno

Finca California - José Neftali Arauz Herrera

unnamed

Alessandro Bucci, Anna Illy, Lily Cole, Andrea Illy, David Brussa e Massimiliano Pogliani

Informações sobre o Prêmio Ernesto Illy Internacional

A cerimônia, agora em sua sexta edição e com o nome de Ernesto Illy, pioneiro da colaboração virtuosa com os agricultores para produzir qualidade sustentável, quer ser uma forma de celebrar e premiar os melhores fornecedores de café pela atenção e paixão que dedicam todos os dias ao seu trabalho, além de renovar o compromisso da empresa em melhorar a vida dos produtores e realizar o sonho de oferecer o melhor café do mundo.

Todos os anos, o laboratório de qualidade da illycaffè seleciona os melhores lotes de café com base em parâmetros de qualidade e sustentabilidade. Os países que mais se destacaram na safra 2020/2021 foram Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Índia e Nicarágua. Os 3 melhores produtores de cada país foram selecionados para participar como finalistas do Ernesto Illy International Coffee Award 2021 para disputar o primeiro lugar em seus respectivos países e se tornar um dos nove finalistas do concurso internacional.

Um painel independente de especialistas internacionais composto por críticos gastronômicos, chefs e especialistas em café participou de uma degustação às cegas dos finalistas. Os cafés foram analisados sob vários métodos de fermentação diferentes - espresso, moka, café gota a gota (drip coffee) e filtrado - e o vencedor foi selecionado com base na riqueza e complexidade do aroma, na elegância e equilíbrio dos sabores e na intensidade do aroma.

unnamed (1)

Sobre a illycaffè             

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.

Informações para a imprensa - ADS Comunicação Corporativa

Contatos: Bruno Pessa / Larissa Takahashi

Tels.: (11) 5090-3002 / 5090-3004            

E-mails: brunop@adsbrasil.com.br / larissat@adsbrasil.com.br

Visualizar | |   Comentar     |  



1