Rede Social do Café

T Ó P I C O : Produtores rurais participam de Dia de Campo com foco em produção de café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.870.121

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Produtores rurais participam de Dia de Campo com foco em produção de café


Autor: Leonardo Assad Aoun

294 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 14/09/2022 15:15:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 14/09/2022 14:54

 

Produtores rurais participam de Dia de Campo com foco em produção de café

 

O município de Bonfim foi sede do Dia de Campo do Café na última quinta-feira, dia (08/09). O evento foi realizado na propriedade Pitaya Vermelha do produtor Roque Sichinel, localizado no Projeto de Assentamento Caju II e reuniu instituições, pesquisadores, produtores rurais e técnicos.

O “Dia Campo Vamos Falar de Café?” foi realizado pela Embrapa Roraima e Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação – SEADI, e contou com a participação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – IATER, Fundação Apoio a Pesquisa Extensão – FAPESP, Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEMAHR e Agência de Defesa Agropecuária – ADERR.

O evento teve como objetivo divulgar híbridos do café Robustas Amazônico, desenvolvido pela Embrapa Rondônia, esses cultivares são adaptados para as condições amazônicas. O Dia de Campo faz parte das iniciativas da Embrapa Roraima para atender ao crescente interesse de agricultores do estado pela cafeicultura. Ações executadas pela Unidade, como o fornecimento de mudas, a implantação de unidades de observação, visitas técnicas e capacitação para técnicos, contribuem para a estruturação de Polo Cafeeiro no município.

Segundo o Chefe-geral da Embrapa Roraima, Dr. Edvan Chagas, “A Embrapa tem atuado para trazer informação e tecnologia adaptada para cada tipo de região, o café Robusta Amazônico é a cultivar adaptada ao clima amazônico e a mais indicada para nosso estado, temos acompanhado de perto, juntamente com nossos parceiros, a aplicação dessas tecnologias pelo produtor rural e assim monitorado o desenvolvimento do café em todo o estado”.

Com a participação de mais de 80 pessoas, predominando produtores rurais e técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, o encontro teve como palestrante o pesquisador Marcelo Curitiba Espíndola, da Embrapa Rondônia, que resumiu em apresentação as características das cultivares e as práticas de manejo necessárias para que as lavouras tenham boa produtividade. Durante o evento foi possível observar no campo o desenvolvimento dos 10 híbridos de Robustas fornecidos aos agricultores. Ao final da manhã houve o lançamento do “Manual Técnico para Implantação de Lavouras de Café”, promovido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima, IATER.

O Secretário Estadual da SEADI, Emerson Baú, ressaltou a importância da parceria entre a Embrapa e o Governo do Estado de Roraima para o avanço do Setor Produtivo, como a que resultou na disposição de recursos técnicos para a condução e manejo adequado das áreas plantadas, e das que virão a ser cultivadas com café, sendo o Dia de Campo e as ações até agora implementadas, exemplo de atuação estratégica para o fortalecimento da Agricultura Familiar no estado de Roraima.

Fonte: Embrapa/Portal Mato Grosso

Visualizar | |   Comentar     |  



1