Rede Social do Café

T Ó P I C O : De milho a madeira na composição: mais de 12 mil pacotes de café são apreendidos em operação no ES

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5229

Visitas: 24.995.916

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

De milho a madeira na composição: mais de 12 mil pacotes de café são apreendidos em operação no ES


Autor: Leonardo Assad Aoun

68 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/01/2022 21:35:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/01/2022 21:26

 

De milho a madeira na composição: mais de 12 mil pacotes de café são apreendidos em operação no ES

 

Apreensões aconteceram nesta terça (18) no interior do ES. Primeira fase da operação da Polícia Civil havia retirado 28 mil unidades irregulares do produto de supermercados da Grande Vitória.

Por João Brito, g1ES

Foram apreendidos mais de 12 mil pacotes de café, de três marcas diferentes, em sete municípios do Espírito Santo nesta terça-feira (18).

Trata-se da segunda fase da operação iniciada pela Polícia Civil no dia 10 deste mês, quando mais de 28 mil unidades irregulares do produto foram retiradas de circulação na Grande Vitória.

A apreensão desta tarde aconteceu nas cidades de Cachoeiro de ItapemirimLinharesAracruzJoão NeivaIúnaIbatiba e Marechal Floriano, todas no interior capixaba.

Policiais e a presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), a deputada Janete de Sá, foram até estabelecimentos do interior, que ainda comercializavam duas das três embalagens retiradas de circulação na Grande Vitória na última semana, e recolheram os produtos das prateleiras.

Os produtos irregulares possuíam materiais impróprios em sua composição, como grande quantidade de cascas e paus, além de alto teor de umidade. Para completar, os rótulos não informavam padrões básicos, como a indicação do lote.

 

Polícia recolhe cafés de mais uma marca

 

A novidade dessa nova fase da operação ficou por conta da marca Café Monte'z Bravio, vendida em Cachoeiro de Itapemirim, cujos pacotes continham milho misturado ao café.

O responsável pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Eduardo Passamani, fez um balanço sobre os produtos apreendidos até o momento, e prevê novas operações.

 

"Temos um total até agora, com essas quatro marcas investigadas, de mais de 40 mil unidades de café recolhidas e aproximadamente 15 toneladas de café apreendidas. As investigações continuam, temos outras marcas de café que estão sendo investigadas, e não descartamos que novas fases dessa operação possam acontecer", afirmou o delegado.

 

Produtos foram recolhidos de estabelecimentos no interior do ES nesta terça-feira (18) — Foto: Divulgação/PCES

Produtos foram recolhidos de estabelecimentos no interior do ES nesta terça-feira (18) — Foto: Divulgação/PCES

Agora, ao todo, são quatro marcas do produto com venda proibida no Espírito Santo:

 

  • Tem+, Minete, e Campestre apreendidas por alta quantidade de cascas e paus, além de alto teor de umidade e falta de informações básicas nos rótulos.
  • Café Monte'z Bravio, marca apreendida em Cachoeiro, com milho na composição e suposta falsificação de selo de pureza do produto.

Marcas de café com venda proibida no Espírito Santo — Foto: Divulgação

Marcas de café com venda proibida no Espírito Santo — Foto: Divulgação

Visualizar | |   Comentar     |  



1