Rede Social do Café

T Ó P I C O : Como Montar Uma Cafeteria Com Pouco Dinheiro

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5229

Visitas: 24.996.121

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Como Montar Uma Cafeteria Com Pouco Dinheiro


Autor: Leonardo Assad Aoun

87 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/01/2022 21:32:06


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/01/2022 21:23

 

Como Montar Uma Cafeteria Com Pouco Dinheiro

 

Por Bruno Sage/Renda Brasil

Se você deseja iniciar uma cafeteria com muito pouco dinheiro, precisa ser metódico e começar com simplicidade. Em uma rua muito movimentada, você precisa de pelo menos 12 metros quadrados de espaço e um investimento em torno de R$ 8.000.

Os cafés estão na moda hoje em dia, e não é preciso muito dinheiro para começar o seu próprio.

No artigo de hoje, você vai aprender vários tópicos sobre como abrir sua própria cafeteria com muito pouco dinheiro: dicas de investimento, localização, equipamentos, mercado, regulamentação, atendimento… Resumindo, tudo para o sucesso do seu negócio!

Então continue lendo para descobrir como iniciar uma pequena cafeteria em sua cidade:

O que são as cafeterias?

Também conhecida como “café”, as cafeterias compartilham certas semelhanças com bares e restaurantes, porém, claro, focam na venda de café.

A verdade, porém, é que muitos clientes vão às cafeterias sem sequer tomar café – e muitos que nem gostam de café. Isso porque as cafeterias também servem chá, sucos e até refrigerantes.

A cafeteria também é conhecida por servir petiscos que vão bem com café, como bolos e tortas variados, além de tapioca, sanduíches e salgados em geral.

No entanto, além das comidas e bebidas encontradas nas cafeterias, também é procurada pelo ambiente, pois vende um produto intocável chamado experiência.

Por isso, as cafeterias precisam proporcionar um ambiente confortável, bem decorado, geralmente em tons quentes (preferencialmente café, como marrom, laranja, cáqui e alguns detalhes em branco).

Além da decoração (ou parte dela), há o problema dos sofás, que são comuns em cafeterias onde os amigos se reúnem como se estivessem na sala de estar de casa, ou vão sozinhos tomar um café e confortavelmente trabalhando no laptop .

Não é à toa que as cafeterias no Brasil são mais comuns em livrarias e supermercados.

Uma das maiores diferenças entre uma cafeteria e uma lanchonete é o expresso – um elemento essencial de qualquer cafeteria.

Como montar uma cafeteria com pouco dinheiro?

Agora vamos dar uma olhada nas dicas que mencionamos acima sobre como iniciar uma cafeteria com muito pouco dinheiro e ainda obter bons resultados nos negócios.

Para ficar mais fácil de entender e mais organizado, decidimos separar os prompts por tópicos numerados.

Lembre-se, tudo aqui é para uma visão geral do negócio, mas você precisa se adequar e se adequar à sua realidade, aos costumes da sua área e aos seus objetivos, entendeu?

Quanto mais perto você chegar do que acredita e quer, melhor será o seu negócio. Lembre-se disso!

Monte a estrutura básica e compre equipamentos

Essa é uma parte importante da abertura de uma cafeteria com orçamento limitado: no entanto, mesmo em um quiosque, você precisa de pelo menos 12 metros quadrados, o suficiente para acomodar os equipamentos necessários.

Existem alguns equipamentos básicos de cantina que você não pode deixar de comprar. Trouxe uma lista para avisar:

máquina de espresso
Moedor de café ou cápsulas de café (dependendo da máquina de café expresso que você escolher comprar)
Congelador ou geladeira
estufa fria
estufa
varanda refrigerada
microondas
Bancos e balcão ou mesa com cadeiras (para clientes)
Começando com um investimento baixo, você pode optar por alugar uma máquina de café expresso ou até mesmo comprar uma máquina de café usada.

Faça a legalização da pequena cafeteria

Muita atenção precisa ser dada neste momento, pois existem alguns passos que você precisa seguir para padronizar sua cafeteria. É impossível explicar como iniciar uma cafeteria com muito pouco dinheiro sem ter isso em mente.

Para mim, cuidar da formalização do seu negócio é uma das coisas que te faz ter sucesso.

Você vai precisar de:

Registre-se na Comissão de Comércio
Registre-se no IRS
Registre-se na Secretaria Financeira
Faça seu cadastro na prefeitura
Cadastro no INSS (se autônomo sem CNPJ)
Registre-se no sindicato patronal
Na verdade, basta ir até a prefeitura da sua cidade e eles vão te instruir sobre como e quais órgãos estaduais ir, bem como os documentos que você precisa para regularizar o seu negócio.

Escolha uma boa localização

A localização ideal para um café é, obviamente, um lugar movimentado.

Perto da livraria e do centro onde as pessoas costumam passar o dia dentro e fora da loja para fazer compras, é o local ideal porque nada melhor do que sentar para tomar um café e petiscar depois das compras, não é mesmo?

Além disso, esta localização pode facilmente tornar o seu café um ponto de encontro.

A proximidade de um shopping center também é um ótimo local para abrir uma cafeteria, pois naturalmente será um local onde mais executivos optarão por realizar reuniões de negócios ou até mesmo pausas de trabalho e recarga.

Lembre-se, você não precisa de um estabelecimento inteiro para montar sua cafeteria, basta montar um quiosque e será ótimo – exceto que é muito mais barato.

Defina os produtos que vai vender

Como mencionei acima, é importante fornecer doces e salgadinhos além das bebidas. Então você precisará fornecer os seguintes produtos:

Café (escolha uma boa marca de café, isso é fundamental)
Tipos de café: com leite, mais leve, mais forte, com sorvete, com álcool, etc.
Suco (não precisa variar muito, basta o suco de laranja)
Chá (tente servir chá quente e gelado)
Petiscos como croissants, coxinha, quibe, saltenha, pastéis de forno, tapioca e sanduíches
Doces como tortas, bolos, brigadeiros, casadinhos e tapioca doce
Ajuda Extra: Tem um post especial no blog com algumas dicas do que você pode vender no seu estabelecimento.

Investimento para montar uma cafeteria de pequeno porte

O investimento na abertura de uma cafeteria vai variar de acordo com a região, estrutura e objetivos de cada empreendedor relacionado ao negócio. Em média, você precisa de cerca de 90 a 250 mil reais de capital para abrir uma cafeteria bem estruturada em uma localização privilegiada.

Para quem quer começar uma pequena cafeteria com baixo investimento, pode começar em torno de 10 reais a 25.000 reais. Mesmo em lugares muito prósperos, você pode encontrar um pequeno ponto comercial e montar uma mini cantina dentro.

Existem várias pessoas que construíram com sucesso uma cafeteria, mesmo que seja menor que esse valor, mas no momento esse será o nível médio que você precisa investir.

Esta é a informação que você pode obter ao desenvolver um plano de negócios – por isso é tão importante ter um plano correto, bem fundamentado e detalhado.

Não se esqueça que o investimento financeiro por si só não é suficiente! Você precisa estar disposto a colocar sua dedicação, estudo, suor e trabalho duro. O negócio só funcionará se você for um empreendedor atual.

Vale a pena abrir uma cafeteria?

Quem planeja investir nesse negócio sempre tem a dúvida se realmente vale a pena. A resposta é sim, investir em uma cafeteria hoje vale a pena.

É um negócio que existe há anos e continua firme e forte no mercado. Por isso, é sempre uma boa opção para quem se identifica com a área e quer montar algo diferente para atender seus clientes.

Na minha cidade, havia um cara que abriu uma pequena cafeteria em um bairro onde se concentravam muitos escritórios. Como está perto de um público que procura bastante café e lanches rápidos, está obtendo bons resultados.

Visualizar | |   Comentar     |  



1