Rede Social do Café

T Ó P I C O : Saiba como reaproveitar a borra do café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5229

Visitas: 24.996.101

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Saiba como reaproveitar a borra do café


Autor: Leonardo Assad Aoun

34 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/01/2022 20:53:56


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/01/2022 20:45

 

Saiba como reaproveitar a borra do café

 

Saiba-como-reaproveitar-a-borra-do-café.-Crédito-Pixabay

Poucas sensações são tão prazerosas quanto preparar e tomar um café bem quentinho. O que muitas pessoas não sabem é que a borra, o pó que sobra após a bebida ser coada, possui muitas utilidades, desde adubo para as plantas a cuidados com a pele. Confira algumas dicas para que os seus leitores possam reaproveitá-la!

 

Proteção e saúde para as plantas

Considerada um ótimo adubo, a borra potencializa o crescimento e o desenvolvimento das plantas devido a sua composição mineral. O ideal é misturar duas porções de terra com uma de borra, respeitando o período mínimo de quatro dias para o material ser decomposto.

Além disso, o material orgânico possui outras duas vantagens para a flor: ajuda no processo de compostagem, já que ele conserva a temperatura e umidade, e funciona como um excelente repelente de insetos quando aplicado nas folhas e no solo.

Cuidados com a pele

A borra do café é um esfoliante natural para a pele. O atrito estimula a remoção da pele morta e combate o envelhecimento precoce. Além disso, o seu poder anti-inflamatório deixa o tecido mais relaxado.

Outra vantagem é o combate à acne. Após ser utilizada como esfoliante, ela promove o rejuvenescimento da pele e abre caminho para que a cafeína estimule a circulação sanguínea. Dessa forma, a pele se regenera mais rápido, o que diminui a oleosidade e, consequentemente, a acne.

Auxílio na limpeza doméstica

Surpresos com a quantidade de utilidades que a borra do café possui? Calma que ainda tem mais. Afinal, a sua característica abrasiva é ótima para remover o acúmulo de sujeiras e auxiliar na limpeza doméstica.

As suas propriedades antibacterianas e antivirais são excelentes na higienização de pias, panelas e grelhas. Porém, é necessário ter cuidado na hora de utilizá-la, não sendo recomendado o uso da borra em qualquer produto ou superfície, pois ela pode causar manchas.

Fonte: Jornal do Café (Por Usina da Comunicação)/CCCMG

Visualizar | |   Comentar     |  



1