Rede Social do Café

T Ó P I C O : IFRO Campus Cacoal realiza prova de torra e análise sensorial de café para produtores visando exportação

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.247.448

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

IFRO Campus Cacoal realiza prova de torra e análise sensorial de café para produtores visando exportação


Autor: Leonardo Assad Aoun

30 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 01/09/2021 11:25:31


Leonardo Assad Aoun comentou em: 01/09/2021 11:26

 

IFRO Campus Cacoal realiza prova de torra e análise sensorial de café para produtores visando exportação

 

Os cafés de Rondônia estão cada vez mais especiais

IFRO Campus Cacoal realiza prova de torra e análise sensorial de café para produtores visando exportação

Por ASCOM/IFRO/RONDONIA DINÂMICA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Cacoal e o governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO)  e  a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), realizaram Prova de Torra e Análise Sensorial do Café de aproximadamente 100 produtores de café robusta de inúmeros municípios pertencentes à Indicação Geográfica "Matas de Rondônia".

Na ação, que ocorreu na primeira quinzena de agosto, os participantes puderam ver de perto as vantagens de uma boa produção, identificar os defeitos da amostra, conferir as torradas e, posteriormente, passaram pela análise sensorial de qualidade de bebida seguindo a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). De acordo com o especialista Q Robustar Grader, Janderson Dalazen, que também participou da prova de torra, foi possível classificar e receber uma avaliação sensorial dos cafés. “Os cafés de Rondônia estão cada vez mais especiais, graças à genética dos cafeeiros, associada ao Terroir da Amazônia. Além disso, os cafeicultores estão investindo mais em técnicas de colheita e pós-colheita que ajudam a melhorar a qualidade da bebida do café de Rondônia”, comentou.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, essa atividade desenvolvida no Laboratório de Análise Física e Sensorial de Café, implantados em parceria com o Governo do Estado e o SFA-MAPA/RO, foi muito importante, pois analisou e indicou aos produtores a qualidade alcançada e possibilitou o conhecimento do café que produziram. “A partir disso, demonstrou melhores possibilidades de negociação, seja no mercado interno como no externo, como também vai auxiliar os produtores a preparem as amostras para o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2021”, explicou.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite, destacou que “É uma grande satisfação ver essa evolução das ações do campus e do IFRO para o suporte a essa cadeia produtiva tão importante para o nosso Estado, como é o caso do Café. Parabéns, Davys, pela brilhante condução da sua equipe”.

Visualizar | |   Comentar     |  



1