T Ó P I C O : Visita de Dom Pedro II e história da imigração alemã em lavouras de café são contadas em livro de pesquisador de Limeira
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.199.416
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Visita de Dom Pedro II e história da imigração alemã em lavouras de café são contadas em livro de pesquisador de Limeira
Autor: Leonardo Assad Aoun
324 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 13/06/2021 10:49:27
Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/06/2021 10:33
Visita de Dom Pedro II e história da imigração alemã em lavouras de café são contadas em livro de pesquisador de Limeira
Obras de pesquisador limeirense Heflinger Júnior traz relatos históricos sobre a fazenda Ibicaba, que foi pioneira na imigração alemã no estado de São Paulo no século 19.
Por Erick Tedesco, G1 Piracicaba e Região
Fazenda Ibicaba foi pioneira no uso de imigrantes alemães na lavoura de café — Foto: Reprodução
A histórica Fazenda Ibicaba, localizada onde atualmente é o município de Cordeirópolis (SP), é o cenário do 28º livro do pesquisador de Limeira (SP) José Eduardo Heflinger Júnior, intitulado Um Conto de Fadas da Imigração Alemã. A obra, conta o autor, é o resultado de 14 anos de viagens consecutivas à Alemanha e regiões do entorno, e reúne documentos e relatos da época.
O livro é bilíngue (português e inglês), conta Heflinger, e fala sobre os primórdios da imigração alemã, escravidão e o ciclo do café na região de Piracicaba (SP). O fio condutor são relatos de Carlota Brune, neta adotiva de José Vergueiro, filho do Senador Vergueiro, o pioneiro na implementação de mão de obra livre no país.
“É um conto de fadas porque são muitas coisas incríveis que envolve a Carlota, que nos deixou muitos escritos em gótico alemão sobre a vida na fazenda Ibicaba”, destaca o autor sobre a protagonista do livro.
Fazenda Ibicaba, em Limeira, é o cenário de uma história real, conta o pesquisador — Foto: Divulgação
Heflinger revela que há muito tinha o desejo de escrever essa história, que começa com a mãe de Carlota, Catharina Drenkhahn.
“Catharina é adotada por essa ilustre família Vergueiro e ganha uma ótima educação. Ela vai se casar com um imigrante alemão, chamado Franz Detlef Brune, e acaba por ter nove filhos com ele, sendo a primogênita, Carlota Brune”.
Os diários da imigração de Franz e os escritos de Carlota também fazem parte do livro e compõem um incrível painel histórico do período.
D. Pedro II na Ibicaba
É destes relatos em cartas de Carlota que o autor descobriu que o então imperador do Brasil, Dom Pedro II, foi uma das personalidades ilustres que esteve na Ibicaba. Aconteceu em 1886, narra.
“O imperador veio junto à sua esposa, a imperatriz Maria Tereza Cristina, mas foram por apenas algumas horas. D. Pedro II tinha um apreço muito grande pelo Senador Vergueiro”. Segundo Heflinger, o monarca “cresceu no colo da família do político”.
Segundo o autor, Carlota descreveu em uma carta que ela inclusive recitou para o imperador. “Quem também passou pela Ibicaba, em outra ocasião, foi a filha de D. Pedro II, a Princesa Isabel, com o marido, o Conde Deux”.
A jovem Catharina Drenkhahn — Foto: Reprodução
Importância da fazenda
Heflinger comenta que Ibicaba foi a primeira experiência no Brasil com imigrantes alemães no trabalho braçal em lavouras de café. “A partir de 1840, Vergueiro começou com portugueses, mas logo em 1947 chegaram alemães, suíços e belgas”, aponta.
Até a decadência da empresa Vergueiro e Companhia, destaca o autor, era a maior empresa em meados do século 19 para a vinda de imigrantes alemães no Brasil. “Eram 41 colônias na província de São Paulo. Eles traziam da Europa e repassavam aos fazendeiros.”
O livro traz, ainda, fatos e percepções de quem morava na fazenda, dos imigrantes aos escravos, todas as pessoas que conviviam com a Carlota.
Rudolf Schallenmüller, ex-Cônsul Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto (SP), é o autor do prefácio do livro e destaca a obra como um acontecimento de grande importância, tanto para a historiografia brasileira, quanto para a consciência político-social atual.
“Um Conto de Fada da Imigração Alemã”, lançado no último mês de abril com incentivo da Lei Rouanet, do Ministério do Turismo, pode ser encontrado na banca IV Centenário da Praça Toledo de Barros, em Limeira. O livro também pode ser encomendado pelo e-mail imigracao.resgate@hotmail.com.
Visualizar | | Comentar |