Rede Social do Café

T Ó P I C O : Inspirados pelo café - Por Ensei Neto

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5202

Visitas: 23.681.156

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Inspirados pelo café - Por Ensei Neto


Autor: Leonardo Assad Aoun

58 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 23/02/2021 10:13:51


Leonardo Assad Aoun comentou em: 23/02/2021 10:03

 

Inspirados pelo café - Por Ensei Neto

 

Conheça alguns artistas que se inspiram no café.

Por Ensei Neto/Estadão

O café sempre teve uma forte ligação com a cultura dos povos, desde o seu princípio, quando foi rapidamente incorporado pelos religiosos e praticantes do islamismo devido ao seu efeito estimulante e de ativação cerebral, perfeito para os momentos reservados às orações.
Na Europa, principalmente na França, o café foi a bebida chave do Iluminismo, movimento intelectual do Século XVIII baseado na ciência e racionalidade filosófica, contrapondo-se a dogmas e às doutrinas religiosas e políticas tradicionais.  Desencadeou profundas mudanças na governança daquele país, promovendo a transição de monarquia a uma moderna democracia social.

Por outro lado, o café, com suas lavouras sinuosas, o colorido das frutas e o movimento durante a colheita, inspirou diversos artistas em todo o mundo. Cândido Portinari, nascido em Brodowki,  na região cafeeira da Alta Mogiana, um dos mais importantes artistas brasileiros, tem entre seus trabalhos mais conhecidos o Transportando Café, que retrata a importância econômica do café.

Nos dias de hoje encontramos diversos artistas que estão sempre com uma caneca de café na mão durante seu processo criativo e, por vezes, fazendo do universo dessa bebida uma grandiosa fonte de inspiração.

A artista Valéria Vidigal é mineira de Viçosa e sempre conviveu com a cultura do café, senda filha do renomado professor da UFV – Universidade Federal de ViçosaJoão da Cruz Filho, criador da Calda Viçosa, composto de nutrientes e cobre, amplamente utilizada no controle de doenças como a ferrugem.
Desde o início dos anos 2000, Valéria tem se dedicado à pintura, procurando retratar momentos e paisagens de áreas cafeeiras. Suas obras são em tela, empregando técnica em acrílico. Reside em Vitória da Conquista, BA, onde ficam seus cafezais e seu estúdio.


Reprodução. Arte: Valéria Vidigal.


Reprodução. Arte: Valéria Vidigal.

O peruano Rudolph Castro, artista multimídia nascido em Lima, traz muito forte em sua obra elementos andinos, principalmente nas cores e tonalidades aplicadas nas diferentes técnicas. Seu traço é elegante e poético. Recentemente, Rudolph, que assina Ushunko, criou séries sobre o milho, a batata e, claro, o café, a partir das experiências vividas em Cuzco e toda a região andina, onde essas três culturas estão presentes. Vive entre o México e Peru.


Série Café 3. Arte: Rudolph Castro.


Série Café 4. Arte: Rudolph Castro.

O ilustrador italiano Diego Cusano é conhecido por sua criativa e inovadora vertente denominada de Pesquisador de Fantasias, que funde elementos naturais com grafismos para gerar resultados surpreendentes, líricos e, sempre, cheios de bom humor.
Foi a partir do lançamento de seu livro Food, Art & Fantasy, com 35 ilustrações de fantasias do universo gourmet, que Diego, que tem mestrado em Artes Visuais e Design Gráfico, se tornou mundialmente conhecido.
E tem no café uma de suas fontes de inspiração…


Reprodução. Arte: Diego Cusano.


Reprodução. Arte: Diego Cusano.

O gaúcho Daniel Kondo é um dos grandes artistas gráficos brasileiros, com diversos trabalhos premiados. Um de seus mais recentes sucessos foi o livro infantil Monstros do Cinema, que além de divertidas histórias, o leitor poderia compor monstros como o Drácula e a Múmia misturando partes de seus corpos.
Seu traço lírico e cheio de humor é a marca registrada, presente, também em algumas marcas e produtos do mercado de café. Vive em Punta del Este, Uruguai.


Reprodução. Arte: Daniel Kondo


Reprodução. Arte: Daniel Kondo.

Serviço:

Valéria Vidigal: valeriavidigal@valeriavidigal.com.br , www.valeriavidigal.com.br

Rudolph Castro:  ushunko@rudolphcastro.com , www.rudolphcastro.com

Diego Cusano: www.diegocusano.com

Daniel Kondo: kondo@kondo.com.br

Visualizar | |   Comentar     |  



1