Rede Social do Café

T Ó P I C O : #Pausa para o Cafezinho: Coffee Lover de São Paulo compartilha experiências voltadas para o universo de cafés especiais

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5191

Visitas: 23.326.029

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

#Pausa para o Cafezinho: Coffee Lover de São Paulo compartilha experiências voltadas para o universo de cafés especiais


Autor: Leonardo Assad Aoun

47 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/11/2020 22:13:13


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/11/2020 22:12

 

#Pausa para o Cafezinho: Coffee Lover de São Paulo compartilha experiências voltadas para o universo de cafés especiais

 

COFFEE LOVER ROGERIO CAPA

A Coluna Pausa para o Cafezinho desta semana é sobre a história e experiência do mecânico de manutenção industrial e coffee lover, Rogério Marcelino Nogueira de São Paulo. Sim, vamos agora fora da porteira descobrir as percepções, sentimentos e conexões que o café especial remete aos apreciadores da bebida.

Porque amamos tanto essa bebida? Talvez, seja o sabor incrível, o aroma indescritível ou aquela sensação de um cafezinho quente, potente que nos dá energia e disposição para enfrentar a nossa maratona diária, ou será que é por conta das conexões, encontros e histórias que está bebida também nos proporciona.

Já relatamos por aqui muitas histórias inspiradoras de todos os elos da cadeia do café como cafeicultores, mestre de torra e baristas, hoje vamos contar um pouco da experiência também do coffee lover (consumidor), que depois de tanto trabalho dentro e fora da porteira, é ele, o consumidor final que irá aprovar toda essa transferência de valor e sabor da bebida na xícara.

Rogério compartilha conosco um pouco da sua jornada neste universo de cafés especiais, ele nos conta que sua experiência inicial com a bebida foi em uma cafeteria conhecida mundialmente a Starbucks em 2016, aonde ele tomou pela primeira vez o café sem açúcar, um café da Sumatra aonde pode sentir as notas de chocolate amargo.

Segundo ele, após ter passado um período árduo durante 5 dias sem tomar o café tradicional com açúcar no intuito de apreciar mais o momento e a bebida, ele foi abraçado nesta inserção do café especial pelo Marco Novaes do “O Papo é Café”.

Ele nos conta que Marco lhe passou várias dicas, inclusive de como pedir um café nas cafeterias, e sua primeira experiência foi conhecer o método de preparo na Cafeteira Prensa Francesa (também conhecida como French Press), ele se recorda que o barista lhe serviu alguns brigadeiros para adoçar (harmonizar) essa experiência com o método de preparo escolhido, e vibra com este momento aonde pode degustar 600ml de café só para ele.

E a partir desta experiência ele se encantou ainda mais pela bebida. Relata também que nunca fez nenhum curso de café, mas passou a se dedicar a conhecer mais sobre a bebida e apreciar mais este momento que é único, aonde ele se desliga de tudo e degusta um delicioso café.

Também nos conta que já teve a oportunidade de comprar um café direto do produtor, o cafeicultor Ivan Carlos da Fazenda Jangada, e relata ter sido uma experiência incrível ter esse contato e comprar diretamente de quem produziu os grãos que ele iria consumir.

Seu maior consumo sempre foi em casa comprando os cafés em plataformas e consumindo em casa, especialmente cafés especiais, pois hoje ele enfatiza que é um coffee lover assumido, e que ser um coffee lover é permitir ter momentos especiais, com um produto de origem única que é o café especial, e poder brincar e apreciar esses momentos com vários métodos de preparo de café, já que cada um lhe entregará na xícara um sabor diferenciado.

Rogério ainda afirma que o mundo do café especial é um caminho sem volta, que quem inicia nesta experiência nunca mais volta a tomar um café tradicional.

E deixa um recado especial: “ Aos produtores, nós amamos o fruto do seu trabalho obrigado, e aos amigos coffee lovers que bom que o café nos apresentou…. E aqueles que ainda não se entregaram ao café especial, permita-se vivenciar essas experiências mais que prazerosas, e ainda faz um convite: Você já pensou em degustar um café especial com notas de chocolate, caramelo ou laranja, já imaginou esses sabores juntos em uma única xícara?! Vem para o meu mundo!!, finaliza Rogério.”

O café especial realmente desperta sensações, sentimentos, nos traz boas lembranças, e carrega muitas histórias e sabores e aromas indescritíveis.

Quer conhecer mais sobre a história deste Coffee Lover?

Instagram: @rogercoffee

Fonte: CCCMG

Visualizar | |   Comentar     |  



1