Rede Social do Café

T Ó P I C O : Produtores de café decidem defender recriação do CDPC

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5102

Visitas: 21.604.142

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Produtores de café decidem defender recriação do CDPC


Autor: Leonardo Assad Aoun

104 visitas

2 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/09/2019 09:29:36


Leonardo Assad Aoun comentou em: 09/09/2019 15:18

 

Produtores de café decidem defender recriação do CDPC

 

Estadão Conteúdo/IstoÉ

São Paulo, 9 – Os produtores de café querem recriar o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), mantendo a estrutura do colegiado conforme disposição anterior. O conselho, que formula políticas públicas para o setor cafeeiro, foi extinto por meio de decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, no início deste ano.

A proposta de reativação do CDPC foi uma das decisões de reunião de alinhamento, entre o Conselho Nacional do Café (CNC), a Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Frente Parlamentar do Café, na sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas Gerais, realizada na segunda-feira passada, dia 2.

O presidente do CNC, Silas Brasileiro, disse em comunicado que “esse posicionamento vem ao encontro do que defendemos desde a extinção do Conselho e foi acordada com a CNA e a Frente Parlamentar do Café, de forma que seja mantida a estrutura de representação nos mesmos moldes da composição anterior. A definição dos membros de cada entidade será feita tão logo consigamos que o governo recrie o CDPC”.

Segundo ele, a reativação do fórum é fundamental para que seja trabalhada a definição do orçamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra 2020, o que não é possível enquanto o colegiado não for recriado.

Visualizar | |   Comentar     |  


Arnaldo Reis Caldeira Júnior comentou em: 11/09/2019 09:27

 

Engôdo .

 

Pois bem, será que tá faltando vagas para novos embusteiros ganharem um dinheirinho junto ao governo federal ?

O CDPC é  e foi o responsável por inúmeras políticas equivocadas na cafeicultura nacional.

Políticas como a pré-comercialização onde o cafeicultor segurava o café em troca de empréstimo e na hora que ia vender seu café para pagar o empréstimo quase que o café que deu de garantia não dava pra pagar a conta.

Ou a falta de política onde deveria orientar os cafeicultores a não plantar mais café, pois com excesso de café o preço históricamente iria desabar.

Afinal, vamos deixar a crise voltar pois só assim surgem novas lideranças, a maioria com os mesmos "hábitos" antigos, onde a prosperidade da categoria interessa à poucos ou a quase ninguém. 

Estava reparando a FRENTE PARLAMENTAR do CAFÉ. Onde cerca de 80% dos parlamentares acredito nunca viram ou sabem se café da em árvore ou arbusto.

Sempre que se fala em criar um órgão no Brasil ligado à política, logo vem o descrédito, e a desconfiança.

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1