Rede Social do Café

T Ó P I C O : Curso Q-Processing será realizado em Patrocínio/MG

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.640.319

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Curso Q-Processing será realizado em Patrocínio/MG


Autor: Leonardo Assad Aoun

863 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 24/05/2019 13:23:07


Leonardo Assad Aoun comentou em: 24/05/2019 13:34

 

Curso Q-Processing será realizado em Patrocínio/MG

 

WhatsApp Image 2019-05-24 at 12.40.43 (1)

Q-Processing

Duração: 6 dias

Objetivo: Adquirir conhecimentos sobre o pós-colheita, os efeitos dos diferentes métodos de processos e a obtenção do certificado reconhecido internacionalmente.

O curso tem objeto de oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os principais métodos e tecnologias de processamento pós-colheita, agregando boas práticas dentro da cadeia de ações que envolvem a busca da qualidade do café ao final dos processos.

Os cursos são oferecidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com o Coffee Quality Institute (CQI), o instrutor Joel Shuler da Casa Brasil, e as fazendas membros BSCA parceiras e anfitriãs dos cursos.

Os cursos serão realizados em propriedades cafeeiras e abrangem os benefícios da produção pelas vias úmida (cereja descascado, lavado e/ou despolpado) e seca (natural), com aulas teóricas e práticas em campo e posteriores avaliações sensoriais em laboratórios de qualidade e aplicação de testes para a obtenção do certificado de Processamento de Café CQI, reconhecida internacionalmente.

Também serão debatidos tópicos considerados essenciais no processo de pós-colheita, como anatomia do fruto do café e suas formas de classificação; impacto da forma de processamento na xícara; cupping comparativo dos principais métodos e dos protocolos de fermentação; fermentação dos cafés lavados, desmucilados e naturais; processo de secagem; comparativo de secagem natural e secagem mecânica; questões de sustentabilidade, como aquecimento global e poluição da água, entre outros.

Acreditamos que o curso de "Q-Processing" integra um programa educacional mundial do CQI e os profissionais aprovados na avaliação final receberão o certificado que, brevemente, acredita-se que tenha a mesma visibilidade e a importância que atualmente caracteriza o Certificado Q e os próprios Q/R-Graders.

Como me inscrever no curso?

Para se inscrever no curso, basta encaminhar um e-mail para joaovitor@bsca.com.br e para marina@bsca.com.br, informando o interesse de se inscrever no curso Q-Processing.

O seu e-mail será colocado na lista de interessados do curso solicitado, e, logo que as inscrições estiverem abertas, você será avisado sobre a data, local e custo.

1. O papel que o processamento tem na cadeia de valor de café:

Do produtor até o consumidor. História de processamento de café.

2. Métodos de processamento:

Anatomia da fruta do café. Classificação dos métodos de processamento de café baseada na anatomia. Impacto do método de processamento na química do café. Impacto do método de processamento no caráter da xícara. Sessão de esclarecimento de mitos. Cupping comparativo dos métodos principais.

3. Fermentação do café:

O que é e o que não é. Fermentação em cafés lavados e cafés naturais. Fermentação vs. desmucilagem. Sessão de esclarecimento de mitos. Cupping comparativo dos protocolos de fermentação.

4. Secagem de café:

A operação omitida. Como é retirada a água da semente. Secagem ao sol vs. secagem mecânica. Sessão de esclarecimento de mitos.

5. Desafios e o futuro de processamento

Questões do aquecimento global. Questões sobre a poluição da água. Questões sociais e sustentáveis. Educação na origem e o futuro do processamento.

Visualizar | |   Comentar     |  



1