T Ó P I C O : CONSUMO DIÁRIO DE CAFÉ PREVINE DOENÇAS NO FÍGADO
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.193.637
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
CONSUMO DIÁRIO DE CAFÉ PREVINE DOENÇAS NO FÍGADO
Autor: Leonardo Assad Aoun
750 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 12/05/2019 10:59:09
Leonardo Assad Aoun comentou em: 12/05/2019 11:12
CONSUMO DIÁRIO DE CAFÉ PREVINE DOENÇAS NO FÍGADO
Um estudo comprovou que o consumo da cafeína ajuda a proteger o fígado contra distúrbios como a fribrose
Clandestino Café, cafeteria itinerante de Pernambuco, tocada por Mateus Alves e Sara Rangel (Foto: Divulgação)
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Contudo, as recomendações afirmam que o exagero pode gerar problemas como enxaqueca, refluxo e insônia. Para nos trazer de volta aos benefícios do grão, um estudo publicado no periódioco acadêmico Journal of Hepatology aponta que a cafeína pode ajudar na proteção do fígado, prevenindo uma série de doenças degenerativas.
Realizada por cientistas da Universidade Erasmus, em Rotterdam, na Holanda, a pesquisa analisou um grupo de mais de 2,4 mil pessoas, a fim de avaliar o consumo de café e chás com cafeína em relação a casos de fibrose no fígado, um distúrbio que acontece quando o órgão é lesionado constantemente e não consegue se recuperar da forma adequada.
De início, os participantes responderam um questionário extenso, realizaram ultrassons e tiveram amostras de sangue coletadas, a fim de medir as concentrações de glicose no fluído e descartar outros fatores, além do consumo do café ,que poderiam interferir no funcionamento saudável do fígado. As medidas e pesos individuais também foram considerados no estudo.
Os resultados apontam que aqueles que ingeriam cafeína todos os dias tinham o órgão mais saudável, sugerindo que o consumo diário de café ou chás com a substância energizante pode ser considerado uma medida profilática contra doenças no fígado.
Além desse benefício, existem uma série de outros ganhos relacionados aos grãos, como os poderes antioxidantes, a redução de risco de doenças como Parkinson e diabetes tipo 2.
Fonte: Casa e Jardim
Visualizar | | Comentar |