Rede Social do Café

T Ó P I C O : Deputado Emidinho Madeira representa a Assembleia de Minas na abertura da SIC-2018

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5050

Visitas: 20.599.381

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Deputado Emidinho Madeira representa a Assembleia de Minas na abertura da SIC-2018


Autor: Leonardo Assad Aoun

26 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 09/11/2018 10:45:41


Leonardo Assad Aoun comentou em: 09/11/2018 10:57

 

Deputado Emidinho Madeira representa a Assembleia de Minas na abertura da SIC-2018

 

O deputado estadual Emidinho Madeira representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na abertura da edição 2018 da Semana Internacional do Café (SIC)

RhDMhuD

Nesta quarta-feira (07), no Expominas, em Belo Horizonte, evento que reúne toda a cadeia do negócio café, desde a produção até o consumidor final.

O parlamentar, eleito deputado federal a partir do ano que vem, destacou a importância da cafeicultura para Minas e o Brasil. “Nosso estado colheu quase 32 milhões de sacas de café neste ano, o que representa mais da metade do café produzido no Brasil. Se Minas fosse um país seríamos o maior produtor de café do Mundo. A realização da Semana Internacional do Café é de extrema importância para toda a cadeia produtiva porque aproxima o produtor do comprador final e também do consumidor. A prática do “comércio direto” é uma tendência que vem beneficiar quem produz, quem vende, quem industrializa e quem consome. Lutei muito como deputado estadual na defesa da cafeicultura e, podem ter certeza, vamos trabalhar ainda muito mais como deputado federal a partir do ano que vem lá em Brasília para fortalecer o setor rural, que tem sido o esteio do nosso Brasil”, frisou.

O deputado também parabenizou a organização da SIC 2018 e apontou o ConCafé - Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, como um instrumento de desenvolvimento que está nas mãos dos gestores públicos da região de abrangência. “Nós criamos este consórcio com o objetivo de inserir os prefeitos na defesa da cafeicultura, que é nosso principal produto do agronegócio em Minas Gerais. Na região do ConCafé – que reúne 48 municípios consorciados no Sul e Sudoeste de Minas – são mais de 350 mil hectares, o que corresponde a 30% de toda a área plantada de Minas Gerais. É uma região muito grande e que tem crescido a cada dia na produção dos cafés especiais. Gostaria de parabenizar todos os realizadores da Semana Internacional do Café como a FAEMG, Café Editora, SEBRAE, CODEMGE e o Governo de Minas e todos os envolvidos no segmento da cafeicultura por trazer o ‘Mundo do Café’ aqui para Minas Gerais. Lutei muito para defender o setor rural quando fui eleito deputado estadual, agora vamos trabalhar ainda muito mais como deputado federal a partir do ano que vem. No que precisarem de mim, estarei à inteira disposição”, arrematou o parlamentar, que é membro da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na ALMG.

ALGUNS NÚMEROS DA CAFEICULTURA:

- Segundo o Geoportal do Governo de Minas a área de café plantado em Minas Gerais é um milhão cento e cinquenta mil hectares – 1.150.000 hectares. Na região de abrangência do ConCafé – que reúne 48 municípios consorciados no Sul e Sudoeste de Minas – são mais de 350 mil hectares o que corresponde a 30% de toda a área plantada de Minas Gerais.

- Previsão de safra CONAB no Brasil em 2018 – 59 milhões de sacas

- Previsão de Safra em Minas Gerais 2018 – estimativa – 31 milhões

- Sul de Minas previsão de safra 2018 – 16 milhões - CONAB

- Em Minas Gerais 464 municípios produzem café – são 853 municípios no total

- No Brasil são 1900 municípios produtores de café - 70% é agricultura familiar,

- A busca por café especial sobe 25% ao ano no Mundo – segundo a BSCA -

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1