Rede Social do Café

T Ó P I C O : Cotidiano das catadeiras pautará nova exposição temporária do Museu do Café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5050

Visitas: 20.599.497

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Cotidiano das catadeiras pautará nova exposição temporária do Museu do Café


Autor: Leonardo Assad Aoun

7 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 09/11/2018 10:31:02


Leonardo Assad Aoun comentou em: 09/11/2018 10:42

 

Cotidiano das catadeiras pautará nova exposição temporária do Museu do Café

 

A partir do dia 22, público poderá conhecer mais profundamente as vivências relacionadas a atividade

Figuras essenciais no setor, as mulheres que exerceram uma das práticas mais importantes no elo da cadeia exportadora do café — a catação — serão o destaque da nova exposição temporária do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Intitulada “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, a mostra será inaugurada no dia 22 de novembro, às 18h00, no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café.

As “pianistas”, como ficaram conhecidas devido ao foco, destreza e agilidade que aplicavam à função, eram as principais responsáveis pela realização do processo de rebeneficiamento, que consiste em eliminar grãos defeituosos de um lote, a fim de torná-lo mais lucrativo para o fornecedor. O serviço, considerado penoso e mal remunerado, tratava-se da opção mais viável para as trabalhadoras das camadas mais pobres, que estavam desempregadas ou não conseguiam acesso a outras oportunidades.

Ao disponibilizar memórias do ofício e das personagens que protagonizaram essa história, a intenção é evidenciar a trajetória das jovens e adultas que, embora tenham contribuído de forma significativa para o crescimento do mercado, tiveram seus papéis pouco referenciados na narrativa em torno do assunto.

Além de recursos audiovisuais, incluindo imagens, depoimentos, trechos de notícias e vídeos, a exibição proporcionará um ambiente temático, reproduzindo elementos cenográficos de um armazém de catação.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço

Inauguração da exposição “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”

22/11 | QUI | 18h00

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1