Rede Social do Café

T Ó P I C O : Pausa para o cafezinho: Café Orgânico x Café Convencional

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5055

Visitas: 20.667.606

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Pausa para o cafezinho: Café Orgânico x Café Convencional


Autor: Leonardo Assad Aoun

42 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 10/07/2018 16:53:11


Leonardo Assad Aoun comentou em: 10/07/2018 17:08

 

Pausa para o cafezinho: Café Orgânico x Café Convencional

 

CAFÉ-ORGÂNICO-X-CAFÉ-CONVENCIONAL-CAPA-PRINCIPAL-BLOG

Por Lilian Trigolo/CCCMG

Os apreciadores de café são pessoas exigentes, e não há nada melhor do que dizer sobre seus muitos sabores, aromas e a origem dos grãos até chegar à sua xícara. O café é uma das commodities mais negociadas no mundo. Atender essa demanda não é tarefa fácil. Assim, ao longo do tempo, novos métodos agrícolas foram desenvolvidos para minimizar o impacto ambiental.

Então, qual é a diferença entre o café convencional e o café orgânico? Primeiro, o café convencional está entre os alimentos quimicamente mais tratados no mundo. É rico em fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas, fungicidas e inseticidas. Os agricultores estão expostos a um alto nível de produtos químicos ao pulverizar as lavouras e ao manipulá-las durante a colheita.

No caso do café orgânico , não há fertilizantes sintéticos ou produtos químicos usados no cultivo ou produção, o que significa grãos, ar, terra e água mais limpos. O café é cultivado apenas com fertilizantes orgânicos, como polpa de café, esterco de galinha ou composto.

Como um bônus para a nossa saúde, os grãos de café orgânico são mais ricos em antioxidantes saudáveis, e muitas pessoas podem até sentir a diferença. Sua saúde e a saúde do planeta recebem um impulso. Os métodos utilizados na agricultura orgânica garantem que comunidades ao redor possam obter bem estar ambiental e social, enquanto se beneficiam das oportunidades de emprego que a fazenda oferece.

Portanto quando for comprar ou provar o seu cafezinho orgânico, certifique-se que ele tem o selo do IBD orgânico, mas também compreenda que alguns pequenos produtores de café talvez não consigam pagar a certificação, mas ainda podem usar métodos orgânicos. Pesquise, e apoie os pequenos produtores.

Mesmo que o café seja certificado como orgânico, é uma boa idéia verificar se eles também praticam um preço justo. Vale a pena saber que o café orgânicobeneficia não só a sua saúde, mas também a dos agricultores e do meio ambiente! E você já provou um café orgânico?

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco! Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

Lilian Trigolo
Coffee Lover, apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Visualizar | |   Comentar     |  



1