Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café escurece os dentes: mito ou verdade?

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5050

Visitas: 20.594.304

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café escurece os dentes: mito ou verdade?


Autor: Leonardo Assad Aoun

114 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 13/06/2018 21:12:14


Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/06/2018 21:28

 

Café escurece os dentes: mito ou verdade?

 

Dentista da Odonto Empresas fala sobre os efeitos da bebida na boca

Presente nas mesas de café da manhã, nas reuniões de trabalho ou acompanhando um bolo durante a tarde, o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Segundo a Associação Brasileiro da Indústria de Café, as taxas anuais estimadas do crescimento do consumo interno são de 3,3% para café em pó, 4,3% torrado e 9% para cafés em cápsulasAlém disso, é um importante aliado na hora de enfrentar um longo dia de trabalho. No entanto, ele pode ser um grande vilão quando o assunto é escurecimento dental.

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, o consumo em excesso do café pode ser um fator significativo para o amarelamento dos dentes. “Ele pode alterar a pigmentação do esmalte dentário e impulsionar o surgimento de pequenas manchas amareladas e alaranjadas”, explica a profissional.

Assim como o café, bebidas como chá, vinho e refrescos coloridos artificialmente também têm natureza cromogênica, da mesma forma que alimentos como beterraba, amora e cereja, e também são prejudiciais para a aparência do sorriso, se consumidos em abundância.

No entanto, antes de pensar em excluir de vez esses alimentos do cardápio, a dentista da Odonto Empresas dá dicas de como continuar o consumo sem prejudicar o esmalte dos dentes. Confira:

Escove os dentes após o consumo

A principal dica para diminuir os danos causados pela ingestão do café, é escovar os dentes após o consumo da bebida. “Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância”, comenta Rosane.

Bochecho com água

Se a escovação não por possível por algum motivo, uma outra saída é fazer bochecho com água. Essa medida também ajuda a evitar a permanência do corante ou da acidez na boca, além de devolver a saliva perdida. “Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca de forma natural, a coloração do café produz desagradáveis manchas marrons e amarelas no sorriso”, comenta a profissional.

Consuma alimentos detergentes

Frutas como maçã e pera limpam superficialmente os dentes durante a mastigação, fazendo com que o corante seja removido, além de ajudarem a prevenir problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries.

Sobre a Odonto Empresas

A Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente conta com 550 mil beneficiários, 8.300 pontos de atendimento e mais de 29 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem-sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1