Rede Social do Café

T Ó P I C O : As consequências desta seca no OUTONO nos parques cafeeiros do Brasil .

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.639.400

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

As consequências desta seca no OUTONO nos parques cafeeiros do Brasil .


Autor: Marco Antonio Jacob

932 visitas

2 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/05/2018 14:10:52


Marco Antonio Jacob comentou em: 18/05/2018 12:35

 

As consequências desta seca no OUTONO nos parques cafeeiros do Brasil .

 

Estamos assistindo uma seca nos meses de Abril e Maio em muitas regiões de café arabicas no Brasil .

Apesar de estarmos no dia 18 de Maio , os boletins metereologicos indicam poucas chuvas para os proximos 15 dias . 

Desta maneira , confirmando os prognosticos de pouquissima chuvas nos proximos 15 dias , teremos em MAIO um  grande desvio de chuvas em relação a média historica .

Além disto , as chuvas foram poucas e no inicio de Abril , assim sendo , o periodo de estiagem esta bastante prolongado. 

Quais os efeitos desta estiagem prolongada nos cafezais ?

Devemos notar que nos  meses de Abril e Maio ,   os frutos de café ainda  permanecem na arvore e são fontes de dreno , assim sendo ,estes frutos drenam as reservas de agua no solo para a finalização da maturação dos proprios frutos. 

Podemos dizer que é muito dificil esta estiagem  prejudicar os frutos nas arvores, então não deverá haver um grande  impacto desta estiagem na safra de 2018 , acredito que pouco afetará esta produção a ser colhida , a resposta virá em breve no decorrer da colheita , então devemos  verificar se a renda e granação estão sendo prejudicadas.  

Porem devemos nos preocupar com a produção de 2019 , pois normalmente os meses de Junho , Julho , Agosto e Setembro são secos e de poucas chuvas  , as boas chuvas normalmente retornam na primeira dezena de Outubro. 

Sendo assim ,  devido as folhas estarem mais  ressecadas , o precesso de colher o café desta safra irá derrubar/retirar mais folhas que o normal da arvore de café , e , no inicio de setembro teremos os cafezais bastantes desfolhados / pelados.  .

Desta forma o que poderá acontecer , quais os possiveis efeitos ?

a) os ramos plagiotropicos dos cafezais estarão bastante ressecados ,  poderá a produção de gemas e flores serem comprometidas e prejudicadas ?

b) as arvores estarão bastante desfolhadas , poderá o pegamento da florada ser comprometido e prejudicado  ? 

c) devido ao menor enfolhamento , com arvores debilitadas  , poderá o aborto/queda de chumbinhos ser maior que o normal ?

d) se a estiagem se prolongar até inicio de outubro , estarão equilibrados os cafezais , pois teremos aproximadamente 6 meses de poucas chuvas , e haverá elevado deficit hidrico no solo  , como estarão os fito-hormônios  das arvores do café  ? 

Resumindo , tudo colabora para que a bienalidade da safra de 2019  seja grande  , maior que o normal , inclusive por este ano de 2018 ser de excelente carga , pois normalmente a diferença de produção nos arabicos numa safra cheia (ON)  para uma safra menor (OFF) é entre  8 a 9 milhões de sacas , que é proximo a 20% da safra cheia. 

Então dependendo da vontade de São Pedro , poderemos ter em 2019 uma safra muito pequena de arabicos , pois a bienalidade poderá facilmente chegar proximo  dos 30% a 35% . 

Então antes de vender  cafés futuros para 2019 , devemos  conversar com São Pedro e ver o estado geral das lavouras   , assim poderemos ter uma visão melhor dos efeitos desta prolongada estiagem. 

Lembro a todos que de acordo com a OIC a produção mundial de café nos ultimos 4 anos foi inferior ao consumo , então temos uma oferta mundial equilibrada .

A excelente safra de 2018 de arabicos brasileiros  deverá ser somada a safra de 2019 para suprir o café no mundo nos proximos 24 meses , até a proxima grande safra de 2020. 

A titulo informativo , se corrigirmos pela inflação americana os preços da decada de 80 quando havia o Acordo Internacional do Café , as cotações de café hoje deveriam ser US$3,42 por libra .

Então vamos nos concientizar que  dentro do panorama atual , o café a US$1,17 por libra peso é um excelente ativo a ser comprado , e ,  quem deve valorizar este ativo é o cafeicultor .

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/05/2018 19:20

 

#Seca no outono prejudica lavoura de café

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1