Rede Social do Café

T Ó P I C O : Especialista apresenta na Fenicafé a importância da matéria orgânica para o cafezal

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5033

Visitas: 20.439.450

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Especialista apresenta na Fenicafé a importância da matéria orgânica para o cafezal


Autor: Lilian Rodrigues

81 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 14/03/2018 13:25:42


Lilian Rodrigues comentou em: 14/03/2018 13:17

 

Especialista apresenta na Fenicafé a importância da matéria orgânica para o cafezal

 

Para Eduardo Zavaschi, da VITTAGRO/ESALQ/USP, que esteve entre os palestrantes do Simpósio Brasileiro de Cafeicultura Irrigada, em Araguari no Triangulo Mineiro, a matéria orgânica é muito importante para a agricultura; já que ela age nas três principais propriedades do solo: química, física e biológica. 

Zavaschi explica que a matéria orgânica é importante nas melhorias das características químicas, físicas e biológicas do solo, como aumento da CTC, da atividade microbiana, da estabilidade de agregados e da retenção de água, sendo que neste quesito age como uma esponja, que consegue reter em até 20 vezes o seu volume em água. “Gosto muito de usar a frase: o café é planta que gosta de pé frio e cabeça quente”, portanto o manejo do solo tem que ser feito de forma correta, focando sempre na função da matéria orgânica. “Manter mato é vida para o solo, é manter a produtividade”, completa o especialista.

Quanto aos fertilizantes organominerais, o pesquisador explica que eles representam a inovação e solução tecnológica de fertilizantes sob o ponto de vista econômico como também ambiental.

De acordo com o palestrante os fertilizantes organominerais combinam de forma balanceada os fertilizantes minerais e matéria orgânica, potencializando a assimilação dos nutrientes pela planta e ativação e incremento da microbiota do solo, promovendo a produção de enzimas e outros compostos orgânicos benéficos. Em suma o palestrante enfocou que o incremento de matéria orgânica no solo contribui para a agricultura de baixo carbono, por reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

 

Fenicafé - A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento acontece até quinta-feira(15), no Pica Pau Country Club em Araguari, no Triangulo Mineiro.

Visualizar | |   Comentar     |  



1