T Ó P I C O : DEBATE: Safra de café do Brasil em 2015 deve atingir até 47 mi sacas, prevê Rabobank
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.269.181
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
DEBATE: Safra de café do Brasil em 2015 deve atingir até 47 mi sacas, prevê Rabobank
Autor: Carla de Pádua Martins
8.239 visitas
29 comentários
Último comentário neste tópico em: 10/11/2014 11:39:13
Carla de Pádua Martins comentou em: 29/10/2014 11:27
Safra de café do Brasil em 2015 deve atingir até 47 mi sacas, prevê Rabobank
(Reportagem de Reese Ewing)
A safra de café do Brasil no ano que vem deverá atingir, na melhor das hipóteses, 47 milhões de sacas de 60 kg, estável ante o volume de 2014, previu um analista do Rabobank.
Rafael Barbosa, especialista de alimentos e agronegócio do banco, disse esperar o retorno das chuvas nas próximas semanas às regiões de café atingidas pela seca, o que provavelmente desencadeará o florescimento generalizado em todo o cinturão produtor para a temporada 2015.
Mesmo assim, ele não vê "muito espaço" para uma colheita muito maior no próximo ano, mesmo que as chuvas ocorram com regularidade a partir de agora pelo resto da temporada.
"Minha opinião é que estamos começando uma safra com potencial em 2015 para o mesmo tamanho da de 2014: 47 milhões de sacas", disse Barbosa.
"A partir de agora, até o início da colheita, o clima vai definir se é possível --ou não-- de se atingir esse potencial", afirmou.
Ele acrescentou que, se as chuvas não se concretizarem ou se houver mais problemas climáticos para o desenvolvimento da nova safra no maior produtor global, "poderíamos ver uma diminuição de oferta (em produção) no próximo ano e uma colheita consideravelmente menor".
Mas ele ressalvou que este não era o seu cenário básico.
"Eu assumo que as chuvas voltarão e que o tempo vai se desenvolver normalmente."
Segundo Barbosa, das 47 milhões de sacas colhidas na safra deste ano, os grãos arábica representaram 30 milhões de sacas e os de robusta, 17 milhões.
Na próxima semana, chuvas cobrem grande parte da área agrícola do Brasil, inclusive regiões de café, segundo a Somar Meteorologia.
Fonte: Reuters
Visualizar | | Comentar |
Alemar B. Rena comentou em: 29/10/2014 13:27
NÃO CUSTA NADA UMA OPINIÃO FURADA, MAS PODE CONFUNDIR E DAR LUCRO.
ESTA É MAIS UMA JOGADA DE MESTRE DAQUELES QUE CHAMO DE "ABUTRES DE PLANTÃO", POIS SABEM QUE MENTIRAS REPETIDAS MUITAS VEZES VIRAM VERDADES! QUAL SERÁ O PRÓXIMO PASSO?
Visualizar | | Comentar |
Voney comentou em: 29/10/2014 14:53
???????
Com base em que pesquisas ele fez este levantamento?
Mais um analista falando asneiras, certamente ganha jogando o mercado para baixo.
Visualizar | | Comentar |
Marco Antonio Jacob comentou em: 29/10/2014 15:08
cafeicultores desunidos gerarão noticias idiotas
Nós ques estamos no dia a dia das lavouras , vendo a arvore de café , seu desenvolvimento , os deficitis hidricos no solo , a desfolhas dos cafeeiros , as altas temperaturas com a queima de folhas e flores , as impossibilidades de tratos culturais , sabemos que a safra será pequena .
Porém ficamos calados , pois não temos liderança para contestar as previsões erradas do pessoal que esta longe das lavouras.
Por isto precisamos que os participantes da RSC , participem mais , informando sobre o estados do parque cafeeiro em sua região.
Visualizar | | Comentar |
Giovani bento da costa comentou em: 29/10/2014 21:14
responsabilidade
Gostaria de saber se esta previsao de safra de 47 milhoes de sacas esta levando em consideração as lavouras que foram desepadas no ano de 2013 em virtudes dos baixos preços e as que foram esqueletados e desepadas neste ano 2014 por falta de agua , pois é muito contraditorio esta previsão em relação o que estamos vivenciando em nossas lavouras, acho que é muita responsabilidade ficar divulgando previsao de safra , pois vivemos um momento desconhecido em termos de clima, entao antes deverião pensar no produtor que vem se arrastando para manter suas lavouras produzindo ,pois viemos de 2013 com preços muito baixo e agora 2014 com falta de chuva e temperaturas elevadas ,entào chega de sacrificar o produtor com tanta especulação baixista
Visualizar | | Comentar |
Willem comentou em: 29/10/2014 21:47
40 milhoes de sacas
Atualmente qualquer um posta na internet uma bobagem desta e o pior tem gente que acrediuta. Não dá saber o que é pior: 17 milhoes de robusta ou 30 de arabica. Para o proximo ano se chegarmos a 40 milhoes de sacas de café é muito! E chuva vai resolver muito se os cafeicultores estão descapitalizados mais uma vez e certamente não poderão adubar as lavouras corretamente. E ainda, a maior parte das lavouras do sul de Minas não sofreram nenhuma intervenção (podas) e estão completamente desfolhadas. CReio que ele viu algum video no Youtube de 3 anos atras ou sonhou com lavoura de café!
Visualizar | | Comentar |
Arnaldo Reis Caldeira Júnior comentou em: 30/10/2014 09:36
BRINCALHÃO
A ANÁLISE É A SEGUINTE, DEVE FAZER IGUAL A UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ARTISTICA QUE EU TIVE NO GINÁSIO ........ O CARA ERA TÃO MALUCO QUE AVALIAVA AS NOSSAS PROVAS ASSIM :
CHEGAVA EM CASA E JOGAVA AS PROVAS PARA O ALTO E ESPALHADO NA SALA ......... AS QUE FICAVAM NO LUSTRE TINHAM UMA NOTA, AS QUE CAIAM SOBRE A MESA OUTRA NOTA, AS QUE CAIAM NA CADEIRA OUTRA NOTA E AS QUE CAIAM NO CHÃO OUTRA NOTA !!!!!!!!!!!!
Visualizar | | Comentar |
Aelzio Gave comentou em: 30/10/2014 10:25
Produção Conilon 17 milhoes
Produção Conilon 17 milhoes
Bom dia,
Eu não acho o numero de 17 milhões longe da realidade, porque não acredito em uma media de 35 sacas por hectare no Espirito Santo.
Fico localizado na região Noroeste/Norte que corresponde por 80% da produção, e conheco inumeros produtores com produção de 50, 70 ate 120 sacas por hectare.
No caso do conilon muitas lavouras foram e sempre estão sendo renovadas, e outro detalhe atualmente antes de se plantar uma area nova, o produtor primeiro ver se tem agua.
Trabalhar com uma media de 50 sacas por hectare, não seria nenhum absurdo para o conilon, pois quem colher exemplo 20 sacas por hectare fatalmente não terá condição de tocar a lavouras, portanto 50 sacas é um numero bem razoavel.
Se pergarmos a area da conab como exemplo 284.135 x 50 sc = 14,2 milhoes de sacas no ES + 3 milhoes restante Brasil teriamos os 17 milhoes.
Abraço a todos,
Aelzio
Visualizar | | Comentar |
Marco Antonio Jacob comentou em: 30/10/2014 10:47
surpresa ou decpeção.
Aelzio , grato por nos dar subsidios ao conilon .
Nas regiões de arabicas , no mês de Outubro , com as chuvas tardias do fim do mês , Outubro apresentará chuvas 55% menores que a media , com semanas de calor altissimo.
No acumulado de 10 meses (Jan/Out) , as chuvas acumuladas são 50% menores que a média , e os tratamentos nutricionais e fitossanitários nestes 10 meses foram aquem do ideal , por impossibilidade climática , praticamente não houve adubações até o presente momento , se houve , as plantas não aproveitaram plenamente.
Os deficitis hidricos no solo estão altissimos .
As lavouras estão muito depauperadas , com um aumento de podas drasticas (esqueletamento e recepas ).
A safra de 2015 já seria de uma bianualidade de ciclo baixo , com exceção da Zona da Mata .
Aonde esta o milagre de produzir a mesma quantidade de arabicas ?
Na minha opinião , nestes 10 meses , o clima para a maioria das regiões de arabicas esta igual as regiões consideradas improprias a produção , aonde é necessario irrigação .
Não se surprendam-se ou dececpcionem-se se a produção de arabicas for de apenas 20/23 milhões de sacas.
Para agravar mais ainda , o climatilogista da Climatempo , ontem em entrevista , disse que após Fevereiro deverá retornar as estiagens , aí será o caos , veja abaixo , a partir do minuto 14 ).
http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/entrevistas/147682-chuvas-devem-voltar-com-maior-intensidade-a-partir-do-inicio-de-novembro.html#.VFI0APnF98E
Visualizar | | Comentar |
Aelzio Gave comentou em: 30/10/2014 14:25
União Cafeicultoes
Marcos,
Gostaria de parabeniza-lo, pois eu vejo todo dia sua luta pela cafeicultura aqui na RSC, noticias agricolas, no forum coffee trader dentre outros.
Na minha opinião eu acho os produtores com pouca participação, pois se eles, postassem fotos da lavoura com a real situacao, ilustrando o dia a dia, informando região, colocando a opinião deles de quebra, etc...Pois reintero ninguem mais que o proprio produtor que sabe a realidade da lavoura, esses comentarios rodando o mundo poderia se ter um pouco mais de influencia no mercado, ou pelo ao menos faria com que antes de alguem tomar uma posição comprada ou vendida, em cima de divulgacoes duvidosa de mercado, analisando essas informações tomaria mais cuidado.
Na parte do conilon para safra 2015, varios produtores estão relatando que vão ter uma safra menor em 2015 do que a 2014, devido a alta carga desse ano e aqui no ES tivemos uma ventania muito forte tempos atras que prejudicou tambem algumas areas, jogando flores no chao, em breve vamos analisar melhor e informo sobre a safra 2015.
Gostaria tambem de parabenizar o Sr. Mario Augusto, que conheci aqui na RSC e tenho aprendido muito com ele, pois ele tem uma capacidade incrivel de analise de mercado, graficos, tendencias de alta e baixa, macro economia, esses dados são muito interessante pois todos sabemos que o mercado não so sobe pra sempre como tambem nao so desce, temos todas essas oscilações, e é extremamente importante os produtores comecarem a entender isso, para tentar vender nos melhores momentos do mercado, pois todos tem dividas a vencer, e sabendo melhor de um trend e para quando vence a divida, consegue-se tentar auferir uma melhor media nos preços, ao inves de deixar somente para vender no vencimento.
Grande abraço,
Aelzio
Visualizar | | Comentar |