T Ó P I C O : Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.168.392
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas
Autor: Ulisses Ferreira
422 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 23/07/2012 11:22:07
Ulisses Ferreira comentou em: 23/07/2012 11:21
Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas
O CONCURSO
Trajetória do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas
2008 – O início
A primeira edição aconteceu em novembro de 2008 e foi desenvolvida através de parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e o Sindicato dos Produtores Rurais do município.
Desde o início até os dias de hoje, o objetivo do Concurso é incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade superior, com maior valor agregado, para atingir novos mercados.
2009 – Segunda edição
Pela segunda vez o concurso foi realizado pela EMATER, Sindicato dos Produtores Rurais e SEDET, mas desta vez aconteceu em parceria com o evento “Café e Cultura” dos dias 14 a 16 de outubro de 2009.
Destaque para o produtor André Sanches, campeão da 1ª edição do Concurso, que torrou e moeu algumas sacas do café campeão e doou para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que comercializou o café durante todo o evento “Café e Cultura”.
Na ocasião foram inscritas 27 amostras.
2010 – Incentivo
Neste ano, a Prefeitura Municipal procurou incentivar a produção de cafés de qualidade, com algumas ações como a construção e o asfaltamento de terreiros de café, além de cursos em parceria com o sindicato rural e o SENAR.
O 3º Concurso aconteceu no dia 20 de novembro no SESC em Poços de Caldas.
2011 – Valorizado
Com realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, EMATER e IFSULDEMINAS - Campus Machado, o 4º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas foi realizado no SESC e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre produtores e empresários do ramo.
Os três melhores cafés de cada categoria (Café Natural e Café Cereja Descascado) foram apresentados aos compradores que fizeram suas ofertas. O preço mínimo era de R$ 540,00 para café natural e R$ 560,00 para cafés cereja descascado.
2012 – Profissionalização
Em parceria com a empresa GSC Eventos os organizadores do Concurso pretendem deixar o evento ainda mais profissional, sendo assim fica na responsabilidade a divulgação e organização do evento feita em conjunto com a EMATER (responsável pelas inscrições dos produtores) e do IFSULDEMINAS – Campus Machado (incumbido de planejar as provas e certificações dos produtos concorrentes no concurso). As inscrições para os produtores interessados em participar do evento têm início no dia 20 de agosto e término no dia 06 de setembro. A prova sensorial acontece no dia 19 de setembro e a grande premiação do concurso e o leitlão estão marcados para o dia 29 de setembro.
A novidade é que este ano o evento será realizado na CaféPoços – Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas.
Visualizar | | Comentar |