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T Ó P I C O : Mundo das Marcas - Café Pilão

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Mundo das Marcas - Café Pilão


Autor: Eduardo Cesar

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1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/02/2010 11:49:49


Eduardo Cesar comentou em: 20/02/2010 22:41

 

Mundo das Marcas - Café Pilão

 

Blog Mundo das Marcas

Alguns segmentos de consumo são conhecidos pela hegemonia de determinadas marcas. Sua força é tamanha que elas acabam se tornando sinônimo da categoria ou objeto do desejo dos consumidores. A lista pode ser engrossada pelo CAFÉ PILÃO. A combinação perfeita de grãos provenientes das melhores regiões do Brasil garante que cada xícara de CAFÉ PILÃO tenha altíssima qualidade e pureza. Com um ponto de torra acentuado e uma moagem fina e uniforme, o resultado é um café mais forte e encorpado, de aparência homogênea insuperável.
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A história
Tudo começou no final da década de 70, quando a Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café, fundada em 1910 por imigrantes italianos, e que havia se aliado a Copersucar, decidiu lançar no mercado mais uma marca de café. Em 1978, o novo café, batizado de CAFÉ PILÃO, trouxe para o mercado o conceito de café com o sabor e o aroma que o brasileiro gosta. Rapidamente aceito pelos consumidores brasileiros, a marca PILÃO, nos anos seguintes, introduziu novidades no mercado como o café embalado à vácuo (1981) e os filtros de café (1996). Ao longo dos anos café PILÃO construiu uma ligação muito forte com os brasileiros, sendo reconhecido como uma marca que passa de mãe para filha.
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Foi justamente essa característica que fez com que no ano de 2000 os americanos da Sara Lee, uma das maiores empresas alimentícias do mundo, assumissem o controle da marca PILÃO. Nesta época, PILÃO já era uma potência. Só que sua força estava restrita às cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso, contudo, não era o bastante para os novos proprietários. Para ganhar escala nacional, a empresa fez parcerias estratégicas com torrefadores. Rapidamente, a marca começou a se tornar forte em outras regiões do país. Para Minas Gerais, por exemplo, a empresa criou uma embalagem de PILÃO em formato de “Pouch” para atender as especificidades da região. Desde então, a marca passou a ser a prioridade número 1 da empresa americana.
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Nos anos seguintes, apenas com o lançamento de novas variedades e extensões de linha foram gastos quase R$ 20 milhões. Assim, a marca PILÃO lançou no mercado em 2003, além da nova embalagem Ideal Pack, que preserva o aroma original do café, tem abertura fácil e permite que o consumidor guarde o produto na embalagem original; uma grande variedade de cafés como Descafeinado (desenvolvido para pessoas que amam o café, mas sofrem restrições alimentares), Orgânico (100% natural, obtido a partir de grãos cultivados sem agrotóxicos, nas melhores regiões cafeeiras do Brasil), Expresso, Cappuccinos e Solúveis.
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Recentemente, em 2009, a empresa colocou nas gôndolas dos supermercados o Pilão Sabor de Verão, uma versão mais leve do produto, indicado para os dias quentes e tropicais. O trabalho de pesquisa e seleção do blend consumiu cerca de um ano e envolveu técnicos da fábrica de Jundiaí (SP) e da unidade situada em Ultrecht (Holanda), onde fica o principal centro de desenvolvimento da divisão de cafés da companhia. Além disso, para comemorar os 30 anos da marca no mercado, a empresa preparou várias novidades. A linha de solúveis, por exemplo, acaba de ser relançada, com nova embalagem, nova fórmula e posicionamento mais competitivo. Já a linha de cappuccinos - que podem ser consumidos quentes ou gelados - chegam às prateleiras das redes varejistas com nova embalagem, mais cremosidade e novos sabores: Cioccolata D´Oro (uma combinação perfeita entre o requinte do chocolate e o café forte do Brasil com um toque especial da avelã), Tradicional (o verdadeiro sabor do café forte do Brasil, com a intensa cremosidade da receita italiana tradicional), Light (que reúne o sabor, o aroma e a cremosidade de um cappuccino tradicional com 25% menos calorias) e Vanilla Dreams (uma explosão do sabor e aroma da baunilha combinada ao café forte do Brasil).
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A PILÃO também lançou novo sistema de produção de café em larga escala para aumentar as vendas e a presença em estabelecimento de alimentação fora do lar. O Cafitesse é composto por máquinas que são abastecidas por refis que contêm extrato de café e funciona de forma semelhante as máquinas dispensadoras de refrigerantes.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1978
● Criador: Copersucar-União
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Sara Lee Cafés do Brasil Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Dantes Hurtado Júnior
● Faturamento: R$ 780 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Cafés
● Slogan: O café forte do Brasil.
● Website:
http://www.cafepilao.com.br/

 

http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2009/12/cafe-pilao.html#ixzz0g89Ln0VV


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A marca no Brasil
Segundo a Sara Lee, gigante americana fabricante e proprietária do café PILÃO, ele detém 12% das vendas de café no Brasil e responde por 60% das receitas de R$ 1.3 bilhões da empresa no país. Atualmente a família de produtos PILÃO chega a 14 produtos, que incluem, além do tradicional café torrado e moído, café solúvel, cappuccino, orgânico, descafeinado, filtros e grãos para café espresso.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).


 

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