T Ó P I C O : Vamos colher café? | Por Ensei Neto
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.776.930
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Vamos colher café? | Por Ensei Neto
Autor: Leonardo Assad Aoun
43 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 22/05/2026 18:59:43
Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/05/2026 19:19
Vamos colher café? | Por Ensei Neto
A colheita de café do Brasil tinha início, no Paraná e em São Paulo, após o dia de São João.
A colheita do café no Brasil, até meados dos anos 1990, era feita em maior intensidade, principalmente no interior de São Paulo e Paraná, após o dia de São João.
A lógica por detrás desse costume está no fato que o início do Inverno é marcado pela noite mais longa do ano e, portanto, uma data com bastante frio, devido à menor quantidade de luz. Depois dessa data, há um aumento do período claro, de início tímido e, depois, mais expressivo até a passagem da Primavera.

Terreiro suspenso, Sabor da Colheita. Foto: Ensei Neto, Arquivo Pessoal
Aproveitando que as regiões cafeeiras mais ao sul, como no Paraná e parte de São Paulo, iniciam os trabalhos da colheita no final de maio, foi instituído o Dia Nacional do Café no dia 24 de maio, por sugestão da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café. Assim, diversos eventos comemorativos acontecem em todo o Brasil.
No dia 23 de maio, neste sábado, acontece a 18ª Edição do evento Sabor da Colheita, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no Instituto Biológico (IB-APTA), localizado na Vila Mariana. O Instituto abriga o maior cafezal urbano do mundo e o evento é composto por diversas atividades, gratuitas ao público, que vão da colheita, acompanhada por monitores, aos processos de pós colheita, em tempo real, até o início da secagem em terreiros suspensos.
É oferecida degustação de cafés das diferentes origens paulistas, além do produzido com grãos colhidos no evento anterior, para que os visitantes possam conhecer os sabores dos cafés paulistas.
Para quem tem a curiosidade de conhecer o dia a dia de uma fazenda de café, este evento é imperdível.
Visualizar |
| Comentar
|


