Rede Social do Café

T Ó P I C O : Por que o café é bom para o coração e qual é a maneira mais saudável de consumi-lo

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.411.241

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Por que o café é bom para o coração e qual é a maneira mais saudável de consumi-lo


Autor: Leonardo Assad Aoun

47 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 04/02/2026 15:52:09


Leonardo Assad Aoun comentou em: 04/02/2026 16:16

 

Por que o café é bom para o coração e qual é a maneira mais saudável de consumi-lo

 

Pesquisas recentes indicam que o consumo moderado de café pode não apenas ser seguro, como também trazer benefícios à saúde cardiovascular

Por Redação Extra

Café falsificado pode ser um risco para a saúde

Café falsificado pode ser um risco para a saúde — Foto: Freepik

Por décadas, cardiologistas recomendaram que pacientes com problemas cardíacos evitassem o consumo de cafeína. No entanto, um conjunto crescente de estudos científicos tem revisado essa orientação. Pesquisas recentes, compiladas pelo jornal The Telegraph, indicam que o consumo moderado de café pode não apenas ser seguro, como também trazer benefícios à saúde cardiovascular.

1. Beber café pode proteger um coração irritadiço

Novas evidências sugerem que o café pode reduzir o risco de fibrilação atrial, uma das arritmias cardíacas mais comuns. Em estudos clínicos, pacientes que consumiam café diariamente apresentaram menor recorrência de episódios da condição, contrariando recomendações antigas que associavam a cafeína ao agravamento dos sintomas.

2. O café pode ajudar a reduzir a inflamação

Rico em compostos bioativos e antioxidantes, o café tem sido associado à redução da inflamação crônica — um fator de risco para doenças cardiovasculares. Especialistas ressaltam, no entanto, que esses benefícios também podem ser obtidos por meio de uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais.

3. O café potencializa seus treinos e aumenta seus passos

A cafeína atua como estimulante do sistema nervoso, aumentando a disposição e os níveis de atividade física. Pesquisas indicam que consumidores regulares de café tendem a se movimentar mais ao longo do dia, o que contribui para a saúde do coração.

4. O café beneficia o intestino, alimentando nossas “bactérias boas”

Estudos recentes apontam que o café possui efeito prebiótico, estimulando o crescimento de bactérias intestinais benéficas. Um microbioma saudável está diretamente ligado à redução da inflamação e ao melhor controle da pressão arterial.

5. O café pode baixar a pressão arterial e prevenir a hipertensão

Embora a cafeína possa causar um aumento temporário da pressão arterial, especialistas afirmam que o consumo regular de café pode ter efeito oposto a longo prazo. Sua ação diurética ajuda na eliminação de líquidos, favorecendo a dilatação dos vasos sanguíneos.

6. O café auxilia na perda de peso

Pesquisas também associam o consumo de cafeína a uma leve redução de peso e gordura corporal. O efeito estaria ligado ao aumento do metabolismo basal provocado pelo estimulante.

A melhor maneira de consumir café para uma boa saúde cardiovascular

Como preparar seu café

Para manter seus níveis de colesterol sob controle, use filtros de papel ou até mesmo troque seu café arábica moído na hora por café instantâneo.

O café contém um composto chamado cafestol, que pode aumentar o colesterol no sangue. Ele está presente nos óleos dos grãos e é encontrado principalmente no café não filtrado – ou seja, o café feito em cafeteira francesa, café turco e café fervido ao estilo escandinavo, que são notoriamente associados ao aumento do colesterol. Curiosamente, segundo especialistas, o café instantâneo não apresenta problemas, pois sua produção remove os óleos que contêm cafestol.

A questão mais importante quando se trata de café e saúde cardiovascular é o que escolhemos adicionar à bebida. Na maioria dos casos, o que é adicionado à sua xícara – xaropes, creme e açúcares – provavelmente terá um impacto maior na saúde cardiovascular do que o próprio café. É melhor controlar o que você coloca no seu café – um pouco de leite semidesnatado é totalmente seguro para a saúde cardiovascular.

Quanto café posso beber por dia?

Para a população em geral, uma ingestão segura é de cerca de três a cinco xícaras [de café caseiro] por dia, o que fornece cerca de 400 mg de cafeína e não parece ter nenhum efeito negativo na saúde do coração”, diz Tracy Parker, nutricionaista da British Heart Foundation. “No entanto, isso depende da tolerância individual, então, se a cafeína lhe causa nervosismo ou afeta seu sono, você pode optar por consumir menos ou evitá-la completamente.”

Vale ressaltar também que o café comprado em cafeterias pode ser muito mais forte do que o café feito em casa. E mulheres grávidas devem reduzir o consumo.

O horário da ingestão importa?

Aparentemente sim – um estudo publicado em janeiro de 2025 no European Heart Journal analisou dados coletados de 40.725 adultos entre 1999 e 2018 e revelou que aqueles que bebem café pela manhã têm 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa em comparação com pessoas que não bebem – e 31% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares. Curiosamente, porém, não houve redução no risco para quem bebe café o dia todo em comparação com quem não bebe, então certifique-se de não distribuir seus lattes ao longo do dia.

Uma possível explicação é que consumir café mais tarde no dia pode afetar nossos ritmos circadianos e a liberação do hormônio do sono, a melatonina. A interrupção do sono pode causar aumentos subsequentes em fatores de risco cardiovascular, como inflamação e pressão arterial. Mais um motivo para manter o café da manhã.

Visualizar | |   Comentar     |  



1