T Ó P I C O : São Paulo terá festival gratuito que celebra o café como arte e cultura urbana
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.344.322
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
São Paulo terá festival gratuito que celebra o café como arte e cultura urbana
Autor: Leonardo Assad Aoun
50 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 15/01/2026 15:52:09
Leonardo Assad Aoun comentou em: 15/01/2026 16:19
São Paulo terá festival gratuito que celebra o café como arte e cultura urbana
Por Matheus Mans | Estadão | MSN
São Paulo recebe, entre os dias 19 e 25 de janeiro, a primeira edição do Festival Grão & Torra, evento que propõe experiências com café em diferentes pontos da cidade. Organizado pelo Catraca Livre e Casa Beco, o festival oferece atividades gratuitas em quatro cafeterias especializadas durante a semana e encerra com uma programação no Beco do Batman, na Vila Madalena.
A programação começa na segunda-feira, 19, na Sarta Coffee & Co, na Vila Madalena, com demonstrações do método de extração Hario Switch ao longo do dia. A cafeteria também oferece desconto de 20% em grãos da Fazenda Daterra durante o período do festival.
O café é protagonista de novo evento em São Paulo Foto: Leo Martins/Estadao
Na terça-feira, 20, a Casa Hario, no Itaim Bibi, promove a oficina “Dominando Seu Café Filtrado” e reduz pela metade o preço de cafés selecionados do cardápio durante toda a semana. Na quarta-feira, 21, é a vez da A2 Café, na Cerqueira César, apresentar o método Syphon, técnica que usa vácuo e pressão na preparação da bebida.
O circuito nas cafeterias termina na sexta-feira, 23, no Quente da Boca, em Pinheiros, com oficinas de drinks sem álcool feitos com espresso e ingredientes como caldo de cana e limão galego. Clientes que pedirem espresso ou os drinks ensinados nas oficinas ganham uma broa.
O encerramento acontece no sábado, 24, no Beco do Batman. O espaço recebe intervenções artísticas, incluindo uma escultura do Batman feita com cápsulas de café pela Mosaico Arteiro e uma exposição de Rodrigo Cacá com sacos de estopa. A programação do dia inclui apresentações de DJs, shows, workshops de latte art (R$ 30) e uma feira com marcas do setor, como Flavors, Café Orfeu, Pato Rei e Baratza.
Segundo Helder Massaki Kanamaru, da Galeria Ziv e da Casa Beco, o festival busca apresentar o café além do consumo cotidiano. “A proposta é ocupar diferentes pontos da cidade com ações que vão do ritual diário às inovações em produto e serviço”, afirma.
Visualizar |
| Comentar
|


