T Ó P I C O : Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas reafirma excelência da Emater-MG e fortalece a cafeicultura brasileira
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.259.061
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas reafirma excelência da Emater-MG e fortalece a cafeicultura brasileira
Autor: Leonardo Assad Aoun
44 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 19/12/2025 13:50:09
Leonardo Assad Aoun comentou em: 19/12/2025 14:17
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas reafirma excelência da Emater-MG e fortalece a cafeicultura brasileira

Foto: Divulgação
O agricultor familiar João Pedro Emerick Ramos, de Alto Jequitibá, região das Matas de Minas, venceu o 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O café do produtor recebeu 93,2 pontos, a nota mais alta já alcançada nesta competição. A avaliação dos cafés segue a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), referência em cafés especiais.
O 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais consolidou, mais uma vez, seu papel como a maior e mais antiga iniciativa de valorização da qualidade do café no Brasil, reunindo números históricos e resultados que evidenciam a excelência da cafeicultura mineira e nacional. Parceiro da iniciativa, o Conselho Nacional do Café (CNC) destaca o trabalho técnico, contínuo e estratégico desenvolvido pela Emater-MG ao longo de mais de duas décadas.
Com recorde de participação em 2025 — 1.857 amostras provenientes de 162 municípios das principais regiões produtoras do estado — o concurso vai além de uma competição. Trata-se de uma política efetiva de assistência técnica, extensão rural e estímulo à melhoria contínua da qualidade, conectando o produtor à inovação, às boas práticas e ao mercado de cafés especiais.
Para o CNC, o sucesso do concurso reflete diretamente a atuação da Emater-MG junto aos agricultores, especialmente aos pequenos e médios produtores, promovendo capacitação, orientação técnica e cafeicultura regenerativa.
O resultado é a elevação constante do padrão de qualidade dos cafés mineiros, reconhecidos nacional e internacionalmente.
O Conselho ressalta, ainda, a liderança do presidente da Emater-MG, Otávio Maia, cuja gestão tem sido marcada pelo compromisso com o produtor rural, pela valorização da extensão rural pública e pela visão estratégica de que qualidade, sustentabilidade e renda caminham juntas. “Sob sua condução, o concurso se fortaleceu como uma ferramenta concreta de desenvolvimento regional, geração de oportunidades e reconhecimento do trabalho no campo”, analisa o presidente do CNC, Silas Brasileiro.
“O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma vitrine do que o Brasil tem de melhor em café, e isso só é possível graças à atuação técnica e dedicada da Emater-MG. É um trabalho que honra a história da cafeicultura e projeta o futuro do setor”, destaca Silas Brasileiro.
Como parceiro institucional, o Conselho Nacional do Café reafirma seu compromisso com iniciativas que promovam a excelência, a sustentabilidade e a competitividade da cafeicultura brasileira, reconhecendo na Emater-MG e em seu corpo técnico um exemplo de serviço público eficiente, moderno e alinhado às demandas do produtor e do mercado.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570
Visualizar |
| Comentar
|


