T Ó P I C O : CNC defende clareza e responsabilidade na divulgação de dados do café | Por Silas Brasileiro
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.259.354
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
CNC defende clareza e responsabilidade na divulgação de dados do café | Por Silas Brasileiro
Autor: Leonardo Assad Aoun
69 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 18/12/2025 16:02:58
Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/12/2025 16:31
CNC defende clareza e responsabilidade na divulgação de dados do café | Por Silas Brasileiro

Esse posicionamento do Conselho Nacional do Café tem como objetivo reforçar a necessidade de que as informações sejam divulgadas com responsabilidade, em benefício de toda a cadeia cafeeira Foto: Divulgação CNC
As informações que vêm circulando no mercado de café, muitas vezes direcionadas por diferentes interessados na formulação de políticas e decisões, têm se mostrado bastante confusas diante do grande volume de publicações veiculadas diariamente.
São conteúdos, por vezes, controversos, que de um dia para o outro buscam justificar ou até contradizer aquilo que foi publicado anteriormente. Em um momento, a safra estaria comprometida pela estiagem; no dia seguinte, pela falta de chuvas; depois, por eventos pontuais como geadas ou granizo em áreas localizadas. Essas informações acabam sendo divulgadas como se houvesse um comprometimento generalizado de toda uma região produtora de café no país, o que não corresponde à realidade.
Avançando nesse mesmo contexto — e esta é uma informação recorrente — divulga-se a redução das exportações, com notícias originadas no mercado exportador, ao mesmo tempo em que se afirma que os estoques estão baixos para exportação. É preciso compreender que a safra já foi colhida e, portanto, o volume produzido não tem como aumentar ou diminuir, a menos que se recorresse a alguma “mágica”, o que evidentemente não existe.
Diante disso, surge uma contradição:
Se há uma colheita definida e, simultaneamente, uma diminuição nas exportações, como esse fato pode ser interpretado como comprometimento dos estoques de café? Em nossa visão, essa leitura não se sustenta e se mostra incompreensível.
No mesmo sentido, surgem interpretações equivocadas sobre operações comerciais envolvendo cooperativas, como quando uma passa a assumir o controle de outra. Em alguns casos, agentes do mercado repercutem essas informações sem avaliar corretamente a dimensão, a estrutura e o porte das cooperativas envolvidas, ou mesmo antes da conclusão formal dos processos em andamento.
Esse posicionamento do Conselho Nacional do Café tem como objetivo reforçar a necessidade de que as informações sejam divulgadas com responsabilidade, em benefício de toda a cadeia cafeeira — especialmente dos pequenos produtores e daqueles que, ao receberem informações contraditórias, podem ter seu planejamento produtivo e comercial seriamente comprometido.

Silas Brasileiro é Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA
Edição de texto e imagem para a SNA – Marcelo Sá – jornalista/editor (MTb13.9290)
Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura
Visualizar |
| Comentar
|


