T Ó P I C O : Cafeicultor de Adamantina obtém o segundo lugar entre os melhores cafés canephora do Estado
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.157.343
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Cafeicultor de Adamantina obtém o segundo lugar entre os melhores cafés canephora do Estado
Autor: Leonardo Assad Aoun
42 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 19/11/2025 18:34:16
Leonardo Assad Aoun comentou em: 19/11/2025 18:16
Cafeicultor de Adamantina obtém o segundo lugar entre os melhores cafés canephora do Estado
Gumercindo Fernandes da Silva garantiu o 2º lugar entre os melhores cafés canephora do Estado.
![]()
(Imagem ilustrativa/Freepik).
Adamantina se destacou no “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo”, em evento foi realizado nesta terça-feira (18), no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O produtor Gumercindo Fernandes da Silva garantiu o 2º lugar, com nota 82,42, entre os melhores cafés canephora do Estado.
Na mesma categoria, outros três cafeicultores do município também ficaram entre os primeiros colocados: André Tiveron Teixeira alcançou o 4º lugar, com 82,08 pontos; Edson Frasson Teixeira ficou em 9º lugar, com 78,92 pontos; e Berenice Tiveron Teixeira conquistou a 10ª posição, com 78,75 pontos. O primeiro lugar da modalidade foi para Paulo Sonehara, de Getulina, com 86,25 pontos.
A performance de Adamantina entre os finalistas do Coffea canephora confirma o avanço técnico e a qualidade crescente da produção regional, consolidando o município entre os principais destaques do café paulista.
Saiba mais
Promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o concurso bateu recorde de participação neste ano, com cerca de 400 amostras de cafés arábica e canephora enviadas por produtores de 77 municípios.

Evento de premiação (Foto: Juan Piva/CATI-SAA).
Os concorrentes participaram nas categorias Arábica (Natural, Cereja Descascado, Fermentado e Orgânico) e Canephora (Conilon e Robusta). A maior nota entre todas as modalidades foi 91,10, obtida pelo cafeicultor Ozico Pereira, de Barra do Turvo, na categoria arábica cereja descascado (confira aqui a lista completa dos premiados).
Para o diretor da CATI, Ricardo Pereira, a premiação reforça o compromisso do Estado com a excelência produtiva e a tradição cafeeira. Além da CATI, também participaram da organização do certame a Coordenação das Câmaras Setoriais, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio da Apta Regional, do Instituto Biológico (IB-Apta) e do IAC-Apta.
O concurso contou com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP), da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Syngenta, da Carmomaq, da Kaleido, da Bunn e da Cropster.
Fonte: Siga Mais
Visualizar |
| Comentar
|


