Rede Social do Café

T Ó P I C O : Preços do café iniciam novembro em alta no Brasil

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.124.294

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Preços do café iniciam novembro em alta no Brasil


Autor: Leonardo Assad Aoun

184 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 05/11/2025 22:49:57


Leonardo Assad Aoun comentou em: 05/11/2025 12:00

 

Preços do café iniciam novembro em alta no Brasil

 

Ao longo de outubro, as cotações do grão oscilaram com força

Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre/Globo Rural

Liquidez no mercado de café esteve limitada, com produtores pouco interessados em negociar

Liquidez no mercado de café esteve limitada, com produtores pouco interessados em negociar — Foto: Getty Images/Canva

Os preços do café (arábica e robusta) iniciaram novembro em alta no Brasil, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta terça-feira (4/11), o indicador Cepea/Esalq registrou a cotação de R$ 2.272,55 para a saca de 60 quilos do café arábica, um ganho de 2,99% nos dois primeiros dias úteis do mês. Para o robusta, o ganho foi de 2,07% no mesmo período, para R$ 1.434,97 a saca.

Ao longo de outubro, as cotações das duas variedades oscilaram com força. Agentes consultados pelo Cepea estiveram atentos à possível exclusão do grão da lista de produtos brasileiros com tarifação extra imposta pelos Estados Unidos – nada foi definido até o momento –, às condições climáticas no Brasil e no Vietnã e ao cenário de oferta ajustada.

Diante da volatilidade, pesquisadores explicam que a liquidez no mercado spot nacional esteve limitada, com produtores pouco interessados em negociar.

No campo, as chuvas registradas com a chegada da primavera favoreceram o desenvolvimento das lavouras de arábica e melhoraram as condições das plantações de robusta no Espírito Santo. As floradas da safra 2026/27 agora dependem de novas precipitações para se desenvolver adequadamente e garantir um bom pegamento - fatores essenciais para o início da produção.

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1