T Ó P I C O : CNC destaca a força dos pesquisadores da área do café no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.117.810
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
CNC destaca a força dos pesquisadores da área do café no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Autor: Leonardo Assad Aoun
31 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 31/10/2025 17:15:03
Leonardo Assad Aoun comentou em: 31/10/2025 16:53
CNC destaca a força dos pesquisadores da área do café no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Presidente do CNC, Silas Brasileiro, comemora avanço científico e reconhece a importância dos pesquisadores no fortalecimento da cafeicultura nacional
O Conselho Nacional do Café (CNC), em nome das cooperativas associadas, marcou presença na abertura do 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado no dia 28 de outubro, em Poços de Caldas (MG), reafirmando seu compromisso com a pesquisa, a ciência, o conhecimento, a inovação e, sobretudo, a dedicação de todos aqueles que muitas vezes não são reconhecidos, que movem a cafeicultura brasileira, tornando-a mais competitiva no mercado global, com avanços em variedades mais precoces, produtivas, promovendo a conservação e proteção dos solos, a agricultura regenerativa com destaque para a qualidade e os sabores dos cafés diferenciados produzidos em nosso país.
O evento, promovido pela Fundação Procafé teve como foco o tema “Ferrugem do Cafeeiro 55 anos, antes doença temida, mas com tecnologia vencida”, atingiu um novo recorde, reunindo 460 trabalhos científicos e promovendo debates sobre novas tecnologias e desafios do setor. Especialistas, pesquisadores, universidades, professores e representantes do setor produtivo participaram ativamente das discussões e seminários, que abordaram – além da ferrugem – temas como manejo de pragas e doenças, avanços genéticos, sustentabilidade e socioeconomia rural.
Para o CNC, o Congresso é muito mais do que a apresentação de inovações: é uma celebração das pessoas — pesquisadores, professores, diretores, técnicos, estudiosos, dirigentes, produtores (as) e trabalhadores (as) do campo — que, com dedicação diária, constroem os cafés do Brasil.

O presidente do CNC, Silas Brasileiro, reforçou em discurso a importância desses protagonistas e da ciência aplicada. “Sou um entusiasta da pesquisa cafeeira, a bebida que aproxima as pessoas. Isso só é possível por causa do conhecimento e do avanço da tecnologia nas áreas produtoras. Vendo as novas variedades de café que foram apresentadas aqui no evento, mais resistentes a pragas e doenças, adaptadas às novas realidades climáticas, muito mais produtivas, acreditamos que temos um futuro brilhante pela frente”, afirmou.
Silas Brasileiro fez questão de agradecer e reconhecer o trabalho da Fundação Procafé, na pessoa de seu presidente, José Edgar Pinto Paiva, do pesquisador e coordenador do evento, José Braz Matiello – através dos quais homenageamos o superintendente executivo, João Marcelo Oliveira de Aguiar e a equipe de colaboradores -, referências incontestáveis na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico da cafeicultura brasileira. “A Fundação Procafé é um patrimônio da pesquisa cafeeira. O trabalho do José Edgar e do Matiello é exemplo de dedicação e amor ao café, e o CNC se orgulha de caminhar ao lado de quem tem contribuído tanto para o fortalecimento científico e técnico do nosso setor”, destacou o presidente.

Além das exposições técnicas, o Congresso contou com homenagens que ressaltaram trajetórias de excelência e, ao final, um Dia de Campo para conectar teoria à prática agrícola. Representando o Governador de Minas, Romeu Zema e o secretário de agricultura do estado, Thales Fernandes, esteve na solenidade de abertura o subsecretário de agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável, Julian Silva Carvalho.
A secretária executiva do CNC, Márcia Chiarello, também esteve presente, representando a entidade e reforçando o engajamento do Conselho com o desenvolvimento do setor, especialmente por meio dos investimentos realizados pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
A presença da presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e conselheira do CNC, Carmem Lúcia Chaves de Brito (Ucha), do secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli e do subsecretário de desenvolvimento rural do Espírito Santo, Michel Tesch, deu ainda mais destaque ao encontro, reforçando a importância da integração entre pesquisa, poder público e produtores em prol do fortalecimento da cafeicultura nacional.
Em seu pronunciamento, Enio Bergoli ressaltou o compromisso do Governo do Espírito Santo, liderado pelo governador Renato Casagrande, com o avanço tecnológico e sustentável da cafeicultura. Sob essa gestão, o estado se consolidou como referência nacional em produtividade e qualidade, especialmente na produção de café conilon/canephora.
“O Espírito Santo é hoje símbolo de uma cafeicultura moderna, sustentável e inovadora. O trabalho conjunto entre pesquisa, extensão rural e produtores é o que garante essa competitividade e, muito em breve, o estado deverá ultrapassar o Vietnã e se tornar o maior produtor mundial de café conilon/canephora”, enfatizou Silas Brasileiro, ao parabenizar o secretário e o governador pela visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento rural.

O CNC parabeniza a Fundação Procafé, a Embrapa Café, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais pela realização do evento e destaca que a construção de uma cafeicultura cada vez mais inovadora passa, necessariamente, pelo apoio permanente à pesquisa, à extensão e à valorização das pessoas que dão vida ao campo e ao café do Brasil.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570
Visualizar |
| Comentar
|


