Rede Social do Café

T Ó P I C O : Como a Inteligência Artificial está transformando o agronegócio

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.965.763

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Como a Inteligência Artificial está transformando o agronegócio


Autor: Leonardo Assad Aoun

88 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 29/08/2025 11:05:10


Leonardo Assad Aoun comentou em: 29/08/2025 11:10

 

Como a Inteligência Artificial está transformando o agronegócio

 

A revolução do campo já começou e a IA está no centro dessa mudança levando mais produtividade e previsibilidade. Mas, ainda há desafios

card

Por Ana Paula Trudo e Driely Delsin/Hub do Café

Diante do complexo cenário econômico, agravado pela taxação de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, o agronegócio busca na tecnologia, em especial na Inteligência Artificial, uma solução estratégica.

De acordo com um levantamento realizado pela Falconi (empresa de gestão empresarial) no último ano, o setor já enfrenta uma série de desafios. Desse modo, oscilações nos preços de commodities (23%), mudanças climáticas (16%). Ainda assim, questões gerenciais, como a dificuldade de conectar o planejamento estratégico à execução prática (13%) e a definição de estratégias comerciais eficazes (13%).

Diante de um cenário tão complexo e relevante para a economia nacional, investir em tecnologia tornou-se essencial. Primordialmente, o movimento global que teve início com a chegada do ChatGPT, impulsionou todas as indústrias a olharem com mais atenção para o potencial da inteligência artificial. E no agronegócio não foi diferente.

Inteligência Artificial

Dentro do agro, por exemplo, existem diversos subsetores, que vão desde usinas de cana até empresas voltadas à produção de insumos. Em muitas delas, a estrutura não conta com uma equipe de vendas tradicional, o que tem impulsionado o uso da IA para aprimorar a etapa comercial. Além de auxiliar nos processos de produção. Nesse sentido, essa aplicação resulta em um relacionamento mais eficiente com fornecedores. Bem como oferece suporte estratégico à tomada de decisão.

Já empresas com áreas comerciais estruturadas têm aproveitado a inteligência artificial também no relacionamento com o cliente final. Dessa maneira, auxiliando para a redução de custos de atendimento e tornando a operação mais eficiente. Além de fornecer informações em tempo real para vendedores durante o contato com consumidores.

Contudo, em setores voltados ao plantio, a tecnologia tem apoiado diretamente a área de gestão e planejamento. Com dashboards visuais que facilitam a análise de dados e tornam as decisões mais assertivas.

Aplicações e benefícios

Hoje, a IA é uma ferramenta fundamental para destravar desafios históricos do agronegócio. Desde já, as empresas entenderam que modernizar-se é um passo fundamental para garantir vantagem competitiva e decisões baseadas em dados concretos. Sobretudo, isso se reflete em maior produtividade, treinamentos internos mais eficazes e colaboradores mais bem preparados.

Outro ponto importante é o uso dos chamados agentes de IA, que ajudam a gerar insights ao cruzar dados relevantes. É possível, por exemplo, analisar a produtividade de uma fazenda e indicar qual deve ser o próximo plantio para otimizar o fluxo de caixa. E obter maior retorno sobre o investimento.

Desafios

Apesar dos avanços, a implementação da IA ainda encontra barreiras, principalmente internas. A princípio, a resistência dos usuários e a falta de preparo das equipes dificultam a implementação das ferramentas. Outro entrave está na infraestrutura de dados. Para que as soluções de IA gerem valor, é necessário um trabalho prévio de engenharia de dados. Em outras palavras, entender de onde vêm as informações, como se conectam e organizá-las de maneira limpa e estruturada. Sem isso, a IA não consegue entregar respostas confiáveis ou relevantes.

Por isso, o engajamento dos times e a estruturação dos dados são pontos relevantes, que exigem investimento, capacitação e disposição para mudar. Entretanto, o agronegócio tende a priorizar aportes diretamente ligados à produção, mas é fundamental olhar também para a transformação digital.

O futuro

O uso da IA no setor, nos próximos anos, dependerá do investimento em pessoas qualificadas e em empresas que compreendam a fundo o core do negócio. Todavia, contar com companhias especializadas é também contar com profissionais que conhecem tanto a tecnologia quanto a realidade do mercado. E capazes de apoiar a organização dos dados, estruturação dos sistemas e aplicação da IA de forma prática e confiável.

Com a evolução da IA, os projetos se tornam cada vez mais personalizados. E, por conta disso, é tão importante avaliar o que o cliente possui em termos de tecnologia, ferramentas e fontes de dados para que, juntos, sejam definidos os primeiros passos e construído um plano de ação.

Em síntese, a inteligência artificial é a alavanca para o próximo estágio. Embora não resolva sozinha todos os problemas, ela é um suporte imprescindível. Em um momento em que a geopolítica afeta diretamente os negócios, a IA pode ser essencial para sustentar e ampliar o sucesso das empresas do agronegócio brasileiro.

Visualizar | |   Comentar     |  



1