T Ó P I C O : Nota Oficial do Conselho Nacional do Café (CNC) sobre a ocorrência de trabalhadores em condições degradantes na cafeicultura brasileira
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.767.111
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Nota Oficial do Conselho Nacional do Café (CNC) sobre a ocorrência de trabalhadores em condições degradantes na cafeicultura brasileira
Autor: Leonardo Assad Aoun
38 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 20/06/2025 17:13:35
Leonardo Assad Aoun comentou em: 20/06/2025 16:58
Nota Oficial do Conselho Nacional do Café (CNC) sobre a ocorrência de trabalhadores em condições degradantes na cafeicultura brasileira
O Conselho Nacional do Café (CNC), entidade que representa o setor produtivo cafeeiro do Brasil, vem a público manifestar-se em relação à recente divulgação de casos de trabalhadores (as) encontrados (as) em condições degradantes em lavouras de café, conforme informações divulgadas pela imprensa e demonstrar a competência das cooperativas, dos produtores e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em combater casos como esses.
Como forma de demonstrar transparência ao mercado consumidor e reforçar que o Brasil produz um café socialmente justo, destaca-se que, no período atual — com cerca de 35% da safra colhida —, foram encontrados 66 trabalhadores em condições degradantes nas lavouras cafeeiras, identificados por meio do trabalho intenso e permanente dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Veja a matéria publicada clicando aqui. (Jornal BBN)
No entanto, com uma ação rápida do MTE, esses trabalhadores foram imediatamente resgatados, e os responsáveis responderão e sofrerão penalidades previstas na legislação brasileira.
Jamais poderíamos afirmar que se trata de um número significativo, considerando a vastidão das propriedades produtoras de café no Brasil, que abrange 17 estados e 1.983 municípios.
O que desejamos é que nenhum caso semelhante ocorra novamente, e estamos firmemente empenhados em instruir todos os produtores, seja por meio de cooperativas, associações, entidades ou outros canais de informação, pois além de ser uma circunstância constrangedora, a ampla divulgação desses episódios ao mercado consumidor de café pode gerar dúvidas ou estranheza, tanto no mercado interno quanto entre os importadores.
Esta é uma nota de esclarecimento, reconhecendo que situações excepcionais podem ocorrer, contudo, são inaceitáveis.
Entretanto, reforçamos que daremos todo o suporte necessário por meio de ações educativas, promovendo a conscientização sobre a responsabilidade social e a importância do cuidado por parte dos produtores, para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.
SILAS BRASILEIRO
Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC)
Fonte: CNC
Visualizar |
| Comentar
|