T Ó P I C O : Italiana illycaffè fechou 2024 com aumento de 42% em lucro líquido
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.530.766
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Italiana illycaffè fechou 2024 com aumento de 42% em lucro líquido
Autor: Leonardo Assad Aoun
51 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 01/04/2025 10:50:46
Leonardo Assad Aoun comentou em: 01/04/2025 10:51
Italiana illycaffè fechou 2024 com aumento de 42% em lucro líquido
Aumento de vendas, internacionalização de operações e preços mais altos ajudaram no resultado
Por Isadora Camargo — São Paulo/Globo Rural
Empresa teve o terceiro ano consecutivo de crescimento orgânico robusto — Foto: Illy Caffè / Reprodução
A marca italiana illycaffè registrou um lucro líquido de aproximadamente 33 milhões de euros, um resultado 42% maior comparado ao de 2023. O balanço financeiro da empresa, divulgado nesta segunda-feira (31/3), mostrou um crescimento na receita e em bônus concedido a funcionários. Os principais motivos para os números positivos do ano passado são o aumento de vendas, internacionalização de operações e preços mais altos no produto final.
A multinacional alcançou uma receita consolidada de 630 milhões de euros, o que representa um aumento de 6% em relação a 2023, impulsionado pelo crescimento orgânico em todos os principais mercados e canais, informou o relatório divulgado a investidores.
“Este forte crescimento orgânico foi alimentado pelo aumento dos volumes de vendas em todos os principais mercados, particularmente na Itália, Estados Unidos, Espanha, França e Reino Unido”, detalhou, em nota, o Conselho de Administração da illycaffè, em Trieste, na Itália, onde fica a sede administrativa da empresa.
A margem do lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu para 110 milhões de euros, 19% a mais do que em 2023.
Para Cristina Scocchia, CEO da illycaffè, “2024 marcou o terceiro ano consecutivo de crescimento orgânico robusto, com aumentos de dois dígitos tanto no Ebitda como no lucro líquido, apesar de um ambiente macroeconômico e geopolítico desafiador e do aumento persistente dos custos das matérias-primas”.
Ela destacou também que o ano passado foi um período de aceleração nas iniciativas de inovação sustentável e nas estratégias de expansão internacional da empresa. “Em reconhecimento ao nosso desempenho, decidimos atribuir um bônus extraordinário de 1 milhão de euros aos nossos [mil] funcionários”, acrescentou em nota.
A posição financeira líquida ficou em 109 milhões de euros, refletindo uma melhoria de 10% em relação ao ano anterior. “A forte geração de caixa permitiu investimentos estratégicos destinados a expandir a capacidade de produção”, informou a illy.
Em 2024, todos os principais mercados do grupo apresentaram um crescimento em relação a 2023. O grupo consolidou mais sua posição de liderança na Itália no segmento do café super-premium. Na Europa, o crescimento foi maior em razão das vendas na Espanha, França e Reino Unido.
Os Estados Unidos, mercado prioritário do grupo, registraram alta de 11% nas vendas de café de 2023 para 2024 em todos os canais de distribuição, especialmente online.
Do ponto de vista de canais, o Ho.Re.Ca. (hotéis, restaurantes e cafeterias) cresceu cerca de 6% em relação a 2023, com desempenhos de destaque na Itália, Estados Unidos, Espanha e França.
Contudo, a presidente está atenta aos desafios de 2025 para a indústria de café, em especial pelo aumento dos custos das matérias-primas, que duplicaram nos primeiros meses do ano, após terem subido cerca de 40% em 2024, agregou a executiva.
“Estamos empenhados em mitigar o impacto nas margens causado pelo aumento dos preços do café verde, continuando a investir na inovação e no crescimento internacional. Além disso, reafirmamos o nosso plano de investimento de 120 milhões de euros destinado a duplicar a nossa capacidade de produção e logística em Trieste”, afirmou Scocchia no comunicado ao mercado.
Visualizar |
| Comentar
|