T Ó P I C O : Soluções biológicas ajudam o café a superar as adversidades climáticas
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.523.528
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Soluções biológicas ajudam o café a superar as adversidades climáticas
Autor: Leonardo Assad Aoun
54 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 28/03/2025 11:35:30
Leonardo Assad Aoun comentou em: 28/03/2025 11:30
Soluções biológicas ajudam o café a superar as adversidades climáticas
Por Viviane Passerini
Crédito: CNA Brasil - Tony Oliveira
O café é um dos produtos mais consumidos no Brasil e fundamental para a economia nacional. Nosso país é o maior produtor e exportador mundial. Apesar disso, os consumidores têm notado aumento dos preços do café no varejo, com valores acima da média histórica. Segundo Renato Brandão, gerente nacional de vendas da BRQ Brasilquímica, a principal razão é que a produção global não tem acompanhado o crescimento da demanda, em grande parte devido às condições climáticas adversas dos últimos anos. O Brasil não é exceção.
De acordo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção será de 51,8 milhões de sacas nesta safra, com queda de mais de 4% em relação ao ano passado. "Além das condições climáticas, estamos enfrentando a bienalidade negativa na produção de café, fenômeno natural caracterizado pela alternância de safras altas e baixas. Mesmo com bons preços, o cafeicultor precisa otimizar a rentabilidade por meio de um manejo nutricional e fitossanitário adequado, para reduzir os impactos negativos dos estresses abióticos nas lavouras", explica Brandão.
O aumento das temperaturas, a maior incidência de veranicos, secas prolongadas e o excesso de radiação solar têm elevado o estresse do café arábica, a variedade mais consumida no Brasil, comprometendo seu potencial produtivo. Por isso, é essencial que os agricultores adotem tecnologias para amenizar os efeitos do estresse, cada vez mais recorrente e duradouro.
"Para apoiar os agricultores em todo o país, a BRQ Brasilquímica desenvolveu soluções inovadoras, como biodefensivos e fertilizantes biológicos, que tornam a produção mais sustentável e eficiente. Gardeon, por exemplo, é um fungicida microbiológico que oferece controle eficaz de doenças foliares no cafeeiro, inibindo o crescimento e a propagação de patógenos", comenta Renan Cardoso, CEO da BRQ.
A empresa, que celebra 30 anos em 2025, também recomenda o uso de Bacill Mix, nematicida microbiológico à base de bactérias do gênero Bacillus, que controla a população de fitonematoides no solo, protegendo as raízes do café. Outro produto destacado é QualyOrgano Organik, condicionador de solo formulado com leonardita, que aumenta a eficácia dos fertilizantes orgânicos, defensivos biológicos e minerais. "Com a adoção dessas práticas e melhor gestão hídrica, os cafeicultores conseguem estimular o desenvolvimento do cafeeiro, promovendo maior ramificação produtiva e mais rosetas de frutos, o que resulta em aumento significativo da produtividade", conclui Renan Cardoso.
Sobre a BRQ Brasilquímica
A BRQ Brasilquímica é uma empresa brasileira especializada na produção insumos para a agricultura, visando a nutrição de plantas. Fundada em 1995 e com sede em Batatais (SP), desenvolve e comercializa soluções inovadoras, contribuindo para a geração de valor ao agronegócio por meio de produtos de alta qualidade e resultados de grande performance, com a missão de possibilitar aos produtores rurais ganhos de rentabilidade por área. Seu portfólio inclui adjuvantes, inoculantes, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais e sais para a agricultura e pecuária. Com moderna infraestrutura industrial e laboratorial, prima pelo rigoroso controle de qualidade das matérias-primas até o produto final. Sua equipe capacitada, com cerca de 160 profissionais, garante a excelência dos negócios e a satisfação dos clientes, inclusive com uma atuação em modelos de B2B e B2C. Para mais informações, acesse www.brasilquimica.com.br.
Fonte: Itaquera Notícias
Visualizar |
| Comentar
|