Rede Social do Café

T Ó P I C O : Relevante na agricultura: propósito, ousadia e resiliência

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.325.536

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Relevante na agricultura: propósito, ousadia e resiliência


Autor: Leonardo Assad Aoun

27 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/01/2025 12:28:26


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/01/2025 12:35

 

Relevante na agricultura: propósito, ousadia e resiliência

 

Precisamos fazer a mudança do foco do produto para o foco no cliente, de oferta para solução, de categoria e segmento para sistema produtivo

Por Marcelo Batistela/Hub do Café

O agronegócio é cativante e dinâmico por vários motivos. Mas alguns deles, certamente, são a quantidade de paradoxos e quebra de paradigmas que nos motivam e desafiam o tempo todo. Primeiramente, a ciclicidade dos momentos de crescimentos e de ajustes, altíssima tecnologia, contrastada pela humildade de não controlar o clima. Ainda assim, a nobreza de alimentar o mundo com a dureza dos inúmeros fatores econômicos que desafiam a perenidade da atividade. De antemão, isso tudo torna o setor intenso, relevante na agricultura e, na minha opinião, apaixonante.

Desse modo, para a indústria agrícola de insumos, o paradoxo que tenho refletido muito nos últimos tempos. E tem sido tema de muitas conversas e debates é o da diferenciação e da criação de valor. No entanto, por um lado, não existe agricultura sem tecnologia e inovação (ainda mais em um ambiente tropical e de alta intensidade como o nosso). Mas, ao mesmo tempo, está evidente que a diferenciação somente através do produto não é mais suficiente.

Diferenciação e geração de valor

Desde já, estou cada vez mais convencido que a diferenciação e a geração de valor para o cliente (e consequentemente, para a cadeia) estão intrinsicamente ligadas a entender genuinamente o seu negócio tanto quanto ele. Sobretudo, pensar, se organizar e atuar cada vez mais como o cliente. Nesse sentido, cocriar e desenvolver soluções que resolvam as reais dores ou ajudem de maneira cada vez mais horizontal no seu negócio.

Na indústria de pesquisa e desenvolvimento, este é um grande desafio para as organizações. Primordialmente, precisamos de intencionalidade, uma certa ousadia e resiliência para realizar uma mudança como essa. Aliás, é muito mais fácil falar do que fazer. Precisamos mover parte da complexidade que o agricultor enfrenta e gerir o dentro da porteira para dentro “da nossa casa”.

Mudança de foco

Contudo, precisamos fazer a mudança do foco do produto para o foco no cliente, de oferta para solução, de categoria e segmento para sistema produtivo. Bem como mudar o foco, na prática, quer dizer: mudar a lógica, as decisões, as prioridades, os processos, as competências. Além disso, o mais importante: a forma de pensar e atuar.

Vejo que, cada vez mais, será necessário cooperar, integrar cadeias, verticalizar e combinar conhecimentos, tecnologias e modelos de negócios. Para isso, parcerias e relações cada vez mais profundas e transparentes serão fundamentais. Ainda assim, fazer escolhas conscientes e mais longevas completam o panorama.

Relevante na agricultura

Em suma, é crucial que as empresas dessa indústria compreendam que a inovação não se resume apenas a novos produtos e tecnologias. Mas, também à criação de experiências que agreguem valor e fortaleçam o legado do agricultor.

Todavia, a diferenciação passa, mais do que nunca, pela capacidade de ouvir, entender e atender as suas necessidades de forma coerente e rentável para toda cadeia. Assim, inovação e personalização se entrelaçam, garantindo que, mesmo em tempos de adversidade, haja espaço para crescimento e sucesso mútuo.

Visualizar | |   Comentar     |  



1