Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café de Minas Gerais é o preferido pelos consumidores do País

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.263.382

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café de Minas Gerais é o preferido pelos consumidores do País


Autor: Leonardo Assad Aoun

28 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 04/10/2024 12:50:11


Leonardo Assad Aoun comentou em: 04/10/2024 12:53

 

Café de Minas Gerais é o preferido pelos consumidores do País

 

A pesquisa "Coffee Lovers 2024" revelou que o café produzido em Minas Gerais é o preferido entre os consumidores brasileiros, com cinco das nove regiões mais citadas no levantamento. O Sul de Minas se destaca, liderando com 20,6% da preferência, seguido pela Mantiqueira de Minas (17,8%) e o Caparaó (15,4%). Esse estudo foi conduzido pela consultoria São Paulo Coffee Hub em parceria com o Diário de um Coffee Lover e a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Segundo Mônica Pinto, gerente de marketing da Abic, o sucesso do café mineiro se deve à combinação de fatores como a grande produção e diversidade de sabores, além da promoção por meio de concursos regionais. A qualidade e o volume de produção são pontos fortes que garantem a preferência pelo café de Minas. Mesmo assim, o mercado nacional oferece uma ampla variedade de aromas e sabores, atendendo diversos gostos.

Além da preferência pelo café mineiro, a pesquisa destacou origens internacionais, com a Etiópia (44,1%) e a Colômbia (22,4%) sendo os principais países citados. No Brasil, os hábitos de consumo também foram analisados, mostrando que a maioria dos consumidores prefere café torrado em grãos (76,3%), com destaque para métodos de preparo como o Hario V60 (26,5%) e a prensa francesa (16,8%).

O estudo também revelou tendências sobre a forma de aquisição de café: 33,1% dos consumidores preferem grupos de compras coletivas, 28,2% utilizam o e-commerce, e 18,7% compram em cafeterias. Além disso, o consumo de café geralmente ocorre uma vez por mês para 58,8% dos entrevistados.

Por fim, a pesquisa aponta que os consumidores estão cada vez mais atentos a certificações, com 60,4% conhecendo algum selo de qualidade e 52,4% familiarizados com o selo da Abic. Isso reflete a busca por uma experiência sensorial mais sofisticada e a crescente importância dos selos como garantia de qualidade.

Fonte: Diário do Comércio/Gazeta de Varginha

Visualizar | |   Comentar     |  



1