Rede Social do Café

T Ó P I C O : O que é preciso para fazer um bom café? Especialista indica itens essenciais

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.263.370

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

O que é preciso para fazer um bom café? Especialista indica itens essenciais


Autor: Leonardo Assad Aoun

55 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 03/10/2024 16:44:20


Leonardo Assad Aoun comentou em: 03/10/2024 16:47

 

O que é preciso para fazer um bom café? Especialista indica itens essenciais

 

O que é preciso para fazer um bom café? Especialista indica itens essenciais

Foto: NorGa/Adobe Stock

Por Andressa Lima e Pedro Fagundes/Estadão

Com 23 anos de experiência, a barista Amandha Ramos lista equipamentos e acessórios para o preparo da bebida

Se você ama café, alguns acessórios podem fazer toda a diferença na hora de preparar uma boa xícara da bebida. Mas quais itens realmente são essenciais?

Para chegar a essa resposta, o Estadão Recomenda conversou com a barista Amandha Ramos, especialista que tem 23 anos de experiência no universo cafeeiro. Além de indicar as técnicas de preparo mais utilizadas, Amandha conta quais são os utensílios indispensáveis para quem fazer café com auxílio da cafeteira ou do modo manual.

Confira a seguir o que não pode faltar na cozinha — ou no cantinho do café — de quem deseja extrair o melhor sabor de um café caseiro.

Um bom café usando a cafeteira

Quem quer preparar um bom café precisa ter atenção especial à água; afinal, 98% da bebida é composta por esse líquido. “Precisa ser uma água filtrada, não pode usar água da torneira”, explica Amandha.

Agora, se você tem uma cafeteira em casa e prefere utilizar cápsulas, a especialista ressalta que esse é um método tão bom quanto os outros. “Ao invés de ter a cápsula comprada no mercado, [o ideal é] você comprar uma reutilizável, moer o seu café na hora e compactar para usar na máquina”, orienta.

Mas por que não usar cápsulas prontas? A especialista conta que isso não é indicado porque esse tipo de cápsula tende a  vir com o café oxidado. Isso acontece porque o tempo de oxidação acontece cerca de 10 minutos após a moagem dos grãos.

Dessa forma, Amanda orienta o uso de cápsulas reutilizáveis. Esses itens podem custar na faixa dos R$ 100, mas contam com a vantagem de uso recorrente, após a higienização.

Um bom café de forma manual

Quem quer preparar o café de forma manual, pode utilizar diferentes métodos. Segundo a barista, alguns dos principais métodos são o Melitta, que usa filtro de papel para reter o pó enquanto a água quente é despejada, e o Hario V60, que é uma versão aprimorada da Melitta e tem um orifício maior e ranhuras para facilitar a expansão do pó de café.

Além desses sistemas de filtro com papel, há também a moca italiana, método que usa cafeteira para passar água através do pó, utilizando a pressão do vapor; e a prensa francesa, que faz uma infusão do café em água quente, sendo preciso pressionar com um êmbolo para separar o líquido do pó.

Algumas dessas técnicas de preparo podem utilizar uma chaleira com bico de ganso. Segundo Amanda, esse utensílio é importante para a dosagem da água e também pode ajudar na saturação do filtro. “Isso vai tirar o gosto de papelão”, diz. A especialista  explica que isso aconte porque esse processo retira a celulose e abre as tramas do café.

moedor e a balança de barista também são importantes. Amandha reforça que, enquanto o primeiro ajuda na moagem de grãos, o segundo permite o acompanhamento do peso do pó e também do tempo de preparo — pois a filtragem deve ser feita em até três minutos.

Visualizar | |   Comentar     |  



1