T Ó P I C O : Metodologia habilita pequenos estabelecimentos a classificar café
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.263.446
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Metodologia habilita pequenos estabelecimentos a classificar café
Autor: Leonardo Assad Aoun
59 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 03/10/2024 16:41:02
Leonardo Assad Aoun comentou em: 03/10/2024 16:45
Metodologia habilita pequenos estabelecimentos a classificar café
Pesquisadores da Embrapa realizaram a adaptação para produto da metodologia PDO; entenda mais
Por Marisa Savioli/A Cidade On
Pesquisadores da Embrapa realizaram a adaptação para produto da metodologia PDO; entenda mais. (Foto: Freepik)
Os pesquisadores da Embrapa realizaram a adaptação para o produto da metodologia PDO (Perfil Descritivo Otimizado), visando tornar acessível para pequenos produtores e empresários conseguirem avaliar a qualidade do café.
Com a adaptação, os resultados se formam mais rápidos, de maneira simples, para que pequenos estabelecimentos e consumidores de café possam usufruir da metodologia.
Sônia Celestino, uma das responsáveis pela pesquisa, expõe que a intenção é de suprir a demanda de diferentes instituições, como centros de pesquisa, fazendas, universidades e cooperativas.
“As cooperativas, por exemplo, podem montar sua própria equipe de provadores para analisar seus cafés. Assim, eles terão uma avaliação que forneça informações sobre um determinado grão, para saber se vale a pena inscrevê-lo em um concurso, por exemplo”.
A metodologia completa, além de suas etapas, foram descritas no Manual de Análise Sensorial Descritiva de Café, da Embrapa.
“A ideia do manual foi sistematizar o nosso trabalho e oferecer algo para ajudar as pessoas que trabalham no setor”, explica Manuella Nascimento.
Além disso, eles contam que a nova metodologia usa uma escala de 50 pontos, capaz de identificar cafés ruins, bons e ótimos, com informações sobre os atributos considerados nas avaliações da SCA.
Produção de café sofre redução por causa do clima
Até o final do mês de agosto, 96% do plantio de café já havia sido colhido e, com os números, a estimativa é de que a safra feche em 54,79 milhões de sacas beneficiadas. A quantia não é uma das maiores, visto que, no ano passado, ela fechou em 0,5% a mais que isso.
Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e vieram a público nesta quinta-feira (19). Além do aspecto quantitativo, o levantamento mostra que o clima, fator qualitativo, também interferiu muito nos resultados.
Visualizar | | Comentar |