Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café já ocupa terceira posição de cultura mais irrigada no país, afirma especialista

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.702.492

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café já ocupa terceira posição de cultura mais irrigada no país, afirma especialista


Autor: Leonardo Assad Aoun

48 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/04/2024 11:14:57


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/04/2024 11:09

 

Café já ocupa terceira posição de cultura mais irrigada no país, afirma especialista

 

O professor, Dr. André Luís Teixeira Fernandes – pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Uniube disse que a modalidade de cultivo cresceu muito nos últimos anos

Na 25ª Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, o foco é voltado para a irrigação, apresentando ferramentas da cafeicultura, com ênfase no uso racional da água. Uma opção técnica de conhecimento específico na área de irrigação e também para divulgação de trabalhos técnicos. O simpósio faz parte da programação da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece até quinta-feira (18), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. 

Da abertura participaram o professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – UNIUBE e sócio proprietário da C3 Consultoria e Pesquisa; Dr. Sílvio Carlos – presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID); Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique Siqueira de Carvalho.

“A primeira Fenicafé, realizada em 1995, começou tímida, com um evento para cem pessoas, mas compareceram trezentas. Hoje recebemos visitantes de todas as regiões cafeeiras do estado. A irrigação nesta região ainda estava começando e tínhamos apenas cerca de quatro mil hectares de café irrigado naquela época. Ainda não saíram os números estatísticos exatos, mas estima-se que hoje cerca de 600 mil hectares de café são irrigados. A cafeicultura só perde para o arroz e a cana de açúcar”, detalha, dizendo que a tecnologia evoluiu muito.   

“Ao longo desses 29 anos de feira, percebemos a evolução da irrigação. Muito se deve à Fenicafé, que se tornou o maior evento da cafeicultura irrigada do mundo, que se preocupa muito com o conteúdo oferecido. Em edições anteriores, trouxemos palestrantes internacionais vindos de Israel, dos Estados Unidos. Já este ano, recebemos comitivas da Guatemala e Costa Rica que estão aqui para aprender mais sobre irrigação e aumento da produtividade. 

Segundo o pesquisador, pesquisas realizadas recentemente pela Fundação Procafé, mostram que a produtividade do café irrigado chega a ser 50% superior, quando se comparado ao cultivo seco. 

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

Assista todas as transmissões https://www.youtube.com/@newscafeicultura/streams

 Fenicafé 2024 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 16 a 18 de abril de 2024

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe –  www.fenicafe.com.br. @fenicafe – www.youtube.com/fenicafeari

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1