Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café no pré-treino: veja os benefícios e como tomar

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.702.387

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café no pré-treino: veja os benefícios e como tomar


Autor: Leonardo Assad Aoun

31 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/04/2024 11:08:11


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/04/2024 11:01

 

Café no pré-treino: veja os benefícios e como tomar

 

Acompanhe a Rádio Piranhas FM no RadioNet

café é conhecido por dar energia e melhorar a concentração. Por isso, a bebida, que já é bastante popular, se tornou uma das queridinhas por quem busca um melhor rendimento físico em práticas esportivas. Mas será que tomar café no pré-treino realmente funciona?

De acordo com especialistas ouvidas pela CNN, o café pode ser sim uma excelente opção de pré-treino, principalmente devido aos efeitos da cafeína no organismo. “O mecanismo de ação da cafeína envolve o bloqueio da adenosina, um neurotransmissor que promove a sensação de sonolência e relaxamento”, explica a nutricionista Ramiele Calmon, mestre em segurança alimentar e especialista em nutrição esportiva.

“A cafeína faz com que aumente a liberação de neurotransmissores excitatórios, como a dopamina e a norepinefrina, resultando em maior sensação de alerta, concentração e energia. Isso pode aumentar a energia para treinar”, completa.

Benefícios do café no pré-treino

De acordo com Vanessa Costa, nutricionista especializada na saúde da mulher e criadora do Método Reset, a ingestão de cafeína pode resultar na melhora do desempenho físico, aumento da vigília e energia, assim como influenciar no metabolismo e na função cardíaca. Tudo isso pode trazer benefícios para o desempenho físico e esportivo.

“A cafeína, presente no café, demonstra efeitos nas áreas neuromuscular, endócrina, cognitiva e metabólica, além de ser antioxidante”, elenca Costa.

Tomar café no pré-treino também pode auxiliar no processo de emagrecimento. “Isso acontece devido ao seu potencial efeito termogênico e por acelerar o metabolismo em repouso. Mas não podemos esquecer que essa ação depende de uma série de fatores, como a adoção de um estilo de vida saudável com controle de déficit calórico e a prática regular de atividade física”, esclarece.

Além disso, a cafeína aumenta a liberação de ácidos graxos, fornecendo energia para os músculos e queimando gordura, principalmente durante o exercício físico, conforme explica Calmon. “Para somar, o café aumenta a resistência, reduzindo a fadiga e melhora a função cognitiva”, complementa.

Em posicionamento publicado em 2021, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva avalia que a ingestão de cafeína no pré-treino pode melhorar de forma aguda o desempenho no exercício físico, incluindo benefícios como:

  • Aumento da resistência muscular;
  • Velocidade de movimento e força muscular;
  • Melhor desempenho na corrida;
  • Maior resistência aeróbica.

No entanto, a publicação ressalta que esses benefícios foram observados em vários estudos revisados na literatura disponível até o momento, mas não em todos; e os resultados podem variar de um indivíduo para o outro.

Suplementação de cafeína funciona?

Diante dos benefícios para o treino, suplementos de cafeína têm ganhado popularidade recentemente. De acordo com as especialistas ouvidas pela CNN, o uso desses produtos é seguro, mas é contraindicado a pessoas que têm sensibilidade à cafeína.

“A suplementação de cafeína como pré-treino pode ser indicada para pessoas saudáveis que buscam melhorar o desempenho físico e cognitivo, especialmente em atividades de resistência e exercícios de alta intensidade”, orienta Costa.

A recomendação é consultar um profissional de saúde antes de iniciar a suplementação com cafeína para entender a real necessidade e a melhor dosagem a ser consumida diariamente. Afinal, o consumo em excesso pode trazer prejuízos à saúde.

“A cafeína permanece no organismo por horas após sua ingestão, sendo capaz de provocar insônia ou prejudicar a qualidade do sono”, Além disso, como ela bloqueia a adenosina, pode acelerar a frequência cardíaca, sendo comumente associada a sensação de ansiedade, taquicardia e, em casos mais graves, depressão.

Como tomar café no pré-treino?

café pode ser tomado até 60 minutos antes do treino. De acordo a Internacional de Nutrição Esportiva, a dosagem ideal de cafeína por dia é de 3-6 mg/kg, o que equivale de duas a quatro xícaras de café diárias.

Também é possível tomar os suplementos de cafeína antes do treino. De acordo com Calmon, produtos que contenham até 100 mg de cafeína em sua composição não trazem prejuízo a saúde do indivíduo e também podem ser consumidos até 60 minutos antes do treino.

Fonte: São Bento em Foco

Visualizar | |   Comentar     |  



1