Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café da serra capixaba está entre roteiros apresentados em feira

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.702.474

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café da serra capixaba está entre roteiros apresentados em feira


Autor: Leonardo Assad Aoun

76 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/04/2024 14:54:54


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/04/2024 14:45

 

Café da serra capixaba está entre roteiros apresentados em feira

 

Empreendedores brasileiros buscam fechar negócios e trocar conhecimentos com agências de viagem, redes hoteleiras e escritórios de turismo de várias partes do mundo

Por Agência Sebrae de Notícias/Conexão Safra

Café da serra capixaba está entre roteiros apresentados em feira

Espaço do Sebrae no WTM – Latin America 2024. Foto: Túlio Vidal.

Pequenos negócios do setor do turismo, de diferentes estados brasileiros, têm encontro marcado com algumas das principais operadoras de viagens, redes hoteleiras, companhias de viagem e escritórios de turismo dos Estados Unidos, América Latina, Caribe, Europa, África e Oriente Médio. Até o dia 17 de abril, 30 pequenas empresas têm a oportunidade de participar do WTM – Latin America 2024, considerada uma das mais importantes feiras de turismo do mundo. A convite do Sebrae, essas empresas vão apresentar roteiros turísticos inovadores que exploram o conceito da experiência e vão desde o chocolate da Amazônia aos cafés especiais das Serras Capixabas.

“Essa é uma oportunidade importante para a geração de negócios. Essas pequenas empresas vão participar das rodadas de negócio com agências de viagem do Brasil e do exterior ao longo do evento”, afirma Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae Nacional. Segundo ela, nesses encontros serão apresentados roteiros, passeios e opções de hospedagens, entre outros elementos que compõem os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), territórios turísticos sustentáveis e diferenciados que facilitam a interação e integração do turista, ao ofertar experiências memoráveis ao longo de sua estada.

O conceito, desenvolvido pelo Sebrae, é resultado da atuação de 200 Agentes de Roteiros Turísticos (ART) em 900 municípios de 20 estados do país, que identificaram e mapearam potencialidades de turismo nos últimos dois anos, oferecendo capacitação e consultorias específicas, bem como o desenvolvimento de produtos diversos.

Marisbeth Gonçalves, analista do Sebrae Mato Grosso. Foto: Túlio Vidal.

“O desafio é apoiar os empreendedores para que deem sequência nesse processo de negociação”, diz Marisbeth Gonçalves, analista do Sebrae Mato Grosso. Ela explica que, após o primeiro contato, é importante o envio de mais informações, como catálogo, tarifário e detalhes sobre os principais atrativos da rota em questão.

Representando negócios familiares nas montanhas capixabas (ES), Pedro Dias Altoé, da Pousada Altoé da Montanha, e Bruno Bumachar Lousada, do Sítio dos Lagos, estavam ansiosos para as reuniões agendadas pela consultoria do Sebrae com agências de turismo. Ambos passaram por mentoria para se preparar para os primeiros encontros B2B (empresa para empresa).

Pedro Dias representou os negócios das montanhas do Espírito Santo. Foto: Túlio Vidal.

“Estamos a apenas 50 km de Vitória. Visitar a região vale a pena independente da estação do ano”, destaca Bruno, que sente uma queda de movimento na baixa temporada, especialmente no verão, pelo fato da localidade estar mais associada ao período do inverno.

A estratégia para reverter a situação, segundo o empreendedor, é buscar compensar a sazonalidade por meio de pacotes de viagem que envolvam hotel de lazer ou pousada de charme e todo o apelo do agroturismo que a região oferece. “Estamos otimistas. O Espírito Santo é um polo de turismo de experiência. Os pontos de ociosidade podem ser revertidos por meio da parceria com agências”, ressalta Renata Vescovi, assessora do Sebrae ES.

Desde o lançamento do programa Agentes de Roteiros Turísticos, em 2022, mais de 300 municípios receberam o apoio do Sebrae na estruturação e comercialização de rotas no mercado de viagens de lazer ou turismo de experiência. Entre os roteiros desenhados estão: Georrota Canions do Sul; Cidades Pantaneiras; Rota da Cervejeira de Joinville; e Enoturismo dos Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina.

Visualizar | |   Comentar     |  



1