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T Ó P I C O : Nespresso lança edição limitada 100% sustentável do café Dhjana

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Comentários do Tópico

Nespresso lança edição limitada 100% sustentável do café Dhjana


Autor: Antonio Sergio Souza

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15 comentários

Último comentário neste tópico em: 19/09/2011 12:58:37


Antonio Sergio Souza comentou em: 13/09/2011 14:44

 

Nespresso lança edição limitada 100% sustentável do café Dhjana

 


Novidade chega ao Brasil no dia 19 com o preço sugerido de R$ 30,00 por embalagem



A Nespresso lança a primeira edição limitada de um blend 100% sustentável, a versão Dhjana . O produto faz parte do programa “Nespresso AAA Sustainable Quality” e possui componentes aromáticos de quatro países: Brasil, Costa Rica, Colômbia e Índia. Com o projeto, a empresa pretende assegurar a qualidade do café e ensinar aos agricultores locais melhores práticas de produção.

Os especialistas da Nestlé também viajam pelo mundo visitando regiões produtoras de grão para trazer novas experiências aos consumidores. Além da linha permanente de 16 Grand Crus, a marca apresenta duas novidades em edição limitada por ano. O lançamento estará disponível a partir do dia 19, nos pontos de venda e Brasil, e uma embalagem com 10 cápsulas custa R$30,00.

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Mariano Martins comentou em: 13/09/2011 16:07

 

100% Sustentável?

 

Eu começo a ter o sentimento de que o termo "SUSTENTÁVEL" começou a ser bastardizado quando surge um produto "100% Sustentável" (sic). 

Especialmente um produto que usa embalagens de plástico (ou com qualquer material semelhante), de difícil reciclagem, feito na Suiça e enviado para o Brasil... Com enormes custos de Diesel, transporte, material, etc etc etc... 

Sustentável, pra mim, é o café do vizinho, que é orgânico, plantado no meio da floresta, ele mesmo torra em casa, e entrega pra gente numa embalagem velha de leite ninho... Isso sim é sustentável, no meu ponto de vista... 

...mas eu sou apenas um cara mal-humorado... 

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Agda Silva Prado comentou em: 14/09/2011 08:50

 

É preciso ter em mente o que é verdadeiramente sustentável e fazer com que todos tenham acesso a essa "sustentabilidade"!

 

Caro  Mariano Martins,

Você não  é a única pessoa que tem dúvidas sobre ser e não ser sustentável.

 

De acordo com o relatório Brundtland cita que: “Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades” (WCED, 1987).

Pelo que estamos percebendo essas empresas estão sendo oportunitas em seu mercado aproveitando a onda da sustentabilidade e esquecendo no que tange em planejar programas para que "as futuras gerações satifazam suas própriras necessidades".

Logicamente que o produtor daquele café que está sendo comercializado por essas empresas estão sendo beneficiados pelo reconhecimento de seu trabalho. Até aí isso é indiscutível e realmente os cafeicultores precisam ser incentivandos em realizar uma produção ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Mas o que percebemos é que "morre na praia" esse projeto de levar a cadeia produtiva do café baseada no tripé da sustentabilidade devido à ambição capitalista.

Fusões de torrefadoras para se tornarem maiores e mais competitivas no mercado, marketing, aquisição de novos consumidores, embalagens atrativas sem destino para reciclagem, e preços extremamente altos, voltados para uma classe de alto poder aquisitivo. Ou seja, somente quem tem condição de pagar mais pode consumir um café de alta qualidade. Sem contatar que muitos dos cafés que são oferecidos por estas empresas, foram cafés comprados de nosso país, beneficiados no exterior e que voltam para o mercado com o valor multiplicado em várias vezes.

Temos que encontrar o caminho verdadeiro da sustentabilidade.

Abraços,

Agda Silva Prado.

 

 

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Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 14/09/2011 09:45

 

100% sustentável

 

Agda e Mariano,

Saudações Cafeeiras.....

Concordo com vocês !!!!

Analisando de outro prisma e já criticando o que ocorre no mercado de cafés certificados....

Para algumas certificadoras não é necessário que o café contido dentro de um pacote seja 100% de café sustentável certificado. Dependendo do programa pode-se utilizar 40 % - 60 % - 80 %....Não sei o percentual exato de cada programa.....e ainda assim a torrefação pode  aplicar o SELO na embalagem....

Essa propaganda da Nespresso demonstra que esse tem 100% e usa isso como Marketing....e trás a tona o problema dos percentuais aceitos....

Eu acho que se um consumidor faz a opção por consumir um café certificado sustentável....quer que seja 100% do café dentro da embalagem como tal....

O que acham? 

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Agda Silva Prado comentou em: 14/09/2011 11:02

 

O valor da Sustentabilidade

 

Caro Sergião!

Também concordo.

O consumidor, está optando em pagar pelo que ele tem a certeza do que vai consumir, um produto 100% sustentável.

Agora vamos analisar o que a Nespresso está recebendo em troca disso.

10 cápsulas de 7g = 70g no valor de R$30,00.

70g ---------- R$30,00

1000g---------  X

70X=R$30.000

X=30.000/70

X= R$ 428,57/kg de café beneficiado!!!!

Se em uma saca de 60kg de café verde rende em torno de 48kg de café beneficiado....

R$ 428,57/kg x 48kg = R$ 20.571,36!!! (Valor recebido em uma saca de café beneficiado)

Lógico que a empresa também tem seus custos de produção, e tem que ter rentabilidade no próprio negócio. Mas será que os produtores destes cafés estão recebendo um valor proprocional a isso, se ao menos estiver, fico feliz!

Saudações cafeeiras.

Agda Silva Prado.

 

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Eduardo Trevisan Gonçalves comentou em: 14/09/2011 13:59

 

separar o joio do trigo

 

Realmente, esta expressão "sustentável" é complicada, pois existem várias interpretações para isso. No caso do café, eu penso que é melhor ter parte do conteúdo da embalagem realmente certificado do que todo o conteúdo de café sustentável meia boca", isto é, aquele que atesta a sustentabilidade a partir de critérios mínimos, como por exemplo, inexistência de trabalho escravo, trabalho infantil, desmatamento. Isso é o mínimo que se espera e definitivamente não diz que tal fazenda ou torrefadora é sustentável.

O programa AAA da Nespresso é talvez um dos poucos que investe maciçamente em adequação socioambiental de propriedades já que apóia aqueles produtores tanto que estão em níveis iniciais quanto aos mais avançados e, além disso, possui metas públicas de aquisição de cafés certificados e verificados.

Mas, o termo café sustentável, já está na boca do povo e coloca no mesmo balaio os sistemas de verificação e certificação mais sérios como os menos sérios, mas o que queremos é que mais e mais empresas incentivem diretamente os produtores a investirem em benefícios socioambientais à sociedade e econômicos a si mesmos.

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Beatriz Rosa comentou em: 14/09/2011 16:48

 

Sustentabilidade na Certificação...

 

 

O Termo Sustentabilidade está cada dia mais distorcido. Sem dúvidas a propaganda com o termo  100% sustentável gera polêmica pois parece mais uma estratégia de Marketing exagerada que não condiz com a realidade onde deveria indicar um café que foi produzido com uma preocupação maior com a natureza e a sociedade respeitando todas as leis ambientais e trabalhistas....

Por outro lado, devemos também pensar na sustentabilidade desde o início do processo onde a certificação pode sem  dúvidas melhorar a forma de produção do café que chega à nossa mesa e  abrir portas também para  o pequeno produtor melhorar sua produtividade e renda . A certificação  em questão é um processo sério que exige diversas melhoras na propriedade principalmente no que tange os aspectos sociais e ambientais. Acredito que uma das intenções da certificação é justamente se expandir cada vez mais para os pequenos produtores. 

No entanto, o preço que este tipo de café esta sendo comercializado só chega mesmo a uma pequena parcela da sociedade pois o preço é muito alto!!!.

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Alisson Rossi comentou em: 14/09/2011 22:16

 

Sustentabilidade

 

Parabens a Nespresso que consegue adquirir nosso cafe, transforma-lo em joia rara e vender com a merecida margem de lucro. Afinal de contas, ela gerou riqueza pelo mundo a fora desde a exportadora ate as fabricas de embalagens, profissionais de marketing, fabricantes de maquinas de cafe espresso. Enquanto isso nos continuamos eternos fornecedores de materia- prima. Sera que brasileiro nao tem capacidade de agregar valor ao que produz? Somos os maiores produtores, seremos os maiores consumidores e temos que ficar torcendo para que continuem pagando 500 reais pelo nosso cafe. Ser sustentavel no meu ponto de vista e produzir com responsabilidade mas ter o minimo de seguranca para dar continuidade a atividade. Sera que algum dia seremos? O que esta faltando ?

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Carla de Pádua Martins comentou em: 15/09/2011 08:15

 

NESPRESSO apresenta o Dhjana, seu primeiro AAA Limited Edition

 

 

 


Descubra o Nespresso AAA Sustainable Quality™ Program por meio de uma experiência única de degustação.

São Paulo - A Nespresso, pioneira e referência mundial em café premium em porções individuais da mais alta qualidade, lança o Dhjana, o mais recente Limited Edition. Esse é o primeiro blend Limited Edition obtido totalmente a partir do Nespresso AAA Sustainable Quality™ Program.

O Dhjana é um café rico, complexo e multifacetado, um blend que incorpora todos os benefícios do Nespresso AAA Sustainable Quality™ Program e revela toda a sua personalidade na xícara. Intenso e equilibrado, revela harmoniosamente o caráter aromático de cada uma das quatro origens que o compõem: Brasil, Costa Rica, Colômbia e Índia.

Das colinas de Mogiana (MG), no Brasil, extrai-se o equilíbrio e a intensidade dos melhores Arábicas da região. Já os Arábicas cultivados no coração das florestas tropicais da Costa Rica conferem ao Dhjana uma textura aveludada, com sutis notas lácteas, enquanto suas notas frutadas refrescantes vêm dos Andes colombianos. Da vegetação rasteira, abrigada por altas árvores, o Robusta indiano traz o corpo marcante e a potência, equilibrados por um leve amargor.

"Cada um desses terroirs exclusivos traz uma nota e também o corpo e a profundidade de sabor à experiência do consumidor", comenta Karsten Ranitzsch, chefe da divisão de café da Nespresso. "Provar o Dhjana é um bom caminho para experimentar em primeira mão o sabor de qualidade produzido pelo programa AAA. A Nespresso seleciona uma extraordinária safra de café global que, por meio do programa AAA, é protegida e aprimorada. A qualidade, sua promessa de sustentabilidade, o aroma diferenciado e os perfis de sabor de cada país de origem, tudo selecionado, torrado e misturado com a expertise da Nespresso: o Dhjana combina tudo isso em uma única xícara de café sofisticada, para que os clientes desfrutem e saboreiem."

Além da linha permanente de 16 Grands Crus, a cada ano a Nespresso lança dois extraordinários e raros Grands Crus por um período limitado. Os Especialistas em Café da marca viajam constantemente para visitar as principais regiões produtoras do mundo em busca de novos grãos. O Limited Edition tem como objetivo surpreender e deliciar continuamente os amantes do café ao redor do mundo com novas experiências.

Melhor servido em uma xícara espresso (40 ml) e com uma intensidade 8, o Dhjana extrai a riqueza de seus solos nativos. Encorpado e aveludado, oferece notas lácteas suaves e delicadas, aprimoradas por um refrescante toque de frutas.

Fornecido em uma cápsula de cor bronze para manter intactos todos os seus aromas, o Dhjana estará disponível, no Brasil, a partir de 19 de setembro de 2011. Um sleeve, embalagem com 10 cápsulas deste Grand Cru, será comercializado por R$ 30,00. [www.nespresso.com/presskit/dhjana/BR].

NESPRESSO AAA Sustainable Quality™ Program- Lançado em 2003 juntamente com a Rainforest Alliance, para ajudar a proteger o futuro dos cafés da mais alta qualidade e a garantir o sustento dos produtores que os cultivam, o Programa AAA dá aos produtores suporte, treinamento e assistência técnica para aumentar a sustentabilidade e a produtividade e, ainda, manter a máxima qualidade. Como parte do Ecolaboration™, a plataforma de desenvolvimento sustentável da Nespresso, a meta da empresa é obter 80% de seu café a partir do Nespresso AAA Sustainable Quality™ Program, incluindo a certificação da Rainforest Alliance, até 2013. Ao final de 2010, a Nespresso já obtinha mais de 60% de seu café de cerca de 40 mil produtores participantes do programa.

A Nespresso no Brasil-A Nestlé Nespresso SA, pioneira e líder mundial do mercado de café premium em porções individuais da mais alta qualidade, comemorou, em março de 2011, 25 anos no mercado mundial. No Brasil, a marca comemora 5 anos em dezembro e já conta com 10 Boutiques nas principais cidades: seis Boutiques em São Paulo (Boutique Bar Jardins - Rua Padre João Manoel, Shopping Cidade Jardim, Shopping Iguatemi, Shopping Pátio Higienópolis, MorumbiShopping e Rua Oscar Freire), duas no Rio de Janeiro, na Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema e no BarraShopping, uma em Campinas, no Shopping Iguatemi e outra em Brasília, também no Shopping Iguatemi, além do atendimento Nespresso Club pelo telefone (            0800 7777 737      ) ou Internet.

Perfil-A Nestlé Nespresso SA, pioneira e líder mundial do mercado de café premium em porções individuais da mais alta qualidade, apresenta aos consumidores os melhores Grands Crus do mundo, para serem apreciados no conforto de suas casas e também em outros locais, como restaurantes gourmet, hotéis luxuosos, boutiques e escritórios. Como uma empresa, a Nespresso é regida por competências centrais que lhe permitem criar cafés Grands Crus da mais alta qualidade, relacionamentos duradouros com os clientes e um sucesso comercial sustentável. A oferta da Nespresso se concentra em sua exclusiva Trilogia, a combinação inigualável de cafés excepcionais, máquinas de café inteligentes e elegantes e serviços para clientes personalizados. Juntos, esses três elementos proporcionam momentos de pura satisfação - as Experiências Supremas em Café da Nespresso. Com sede em Lausanne, na Suíça, e com mais de 5.500 funcionários, a Nestlé Nespresso S.A. comercializa produtos em mais de 50 países diretamente para seus consumidores. Ao final de 2010, operava uma rede de varejo global formada por 215 boutiques exclusivas em importantes cidades ao redor do mundo. Pelo quinto ano consecutivo, a Nespresso é uma das marcas que crescem mais rapidamente dentro do Grupo Nestlé e uma de suas "marcas bilionárias". Em 2010, a Nespresso atingiu 3,22 bilhões de francos suíços em vendas globais, com uma taxa de crescimento orgânico de 22,5%.

Fonte: Portal Fator Brasil

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Rodrigo Belmonte Cascalles comentou em: 15/09/2011 08:48

 

O valor da sustentabilidade

 

Sustentabilidade é um assunto sério e controverso, pois envolve as consequências de uma atitude frente as bases da existência humana.

 

Consumir um produto "insustentável" é contribuir para a nossa insustentabilidade como espécie, ou seja, é "fazer mais um buraco neste barco que já está afundando".

 

Este barco é chamado de "Planeta Terra". É filosófico, mas é real.

 

Mas, será que nos perguntamos quais são as atitudes "insustentáveis" que praticamos diariamente?

 

Aquelas "insustentáveis" para nossa saúde física e mental, relacionamentos pessoais e profissionais, entre outros aspectos da vida....

 

O tema é profundo. E, especificamente, quando tratamos de sistemas de certificação é necessário saber o contexto para não cairmos na vala comum do julgamento vazio.

 

Os sistemas de certificação estão longe da perfeição. O Ser Humano está longe da perfeição. E como toda empresa e/ou sistema são compostos por seres humanos....

 

Vale o trabalho diário de superação e melhoria. Vale o questionamento com fins nobres. Vale as sugestões construtivas.

 

Vale a luta para manter nossa sustentabilidade nesse planeta finito de recursos.

Vale a pena! Essa é a única certeza que tenho....

 

 

TAGS: sustentabilidade, certificação, agricultura, vida

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