T Ó P I C O : Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas - Giuliana Bastos
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.588.771
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas - Giuliana Bastos
Autor: Sérgio Parreiras Pereira
683 visitas
2 comentários
Último comentário neste tópico em: 17/03/2011 08:20:54
Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 17/03/2011 08:10
Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas - Giuliana Bastos
Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas - Giuliana Bastos
O café, como se sabe, é uma bebida estimulante por natureza e capaz de despertar sabores, amores, sonhos e idéias. Não é de se surpreender , então, que toda sua trajetória esteja cercada de lendas e fatos curiosos ? as vezes nunca comprovados ? , sempre cheio de mistérios, detalhes incomuns e muita paixão.
Excetuando o romantismo que envolve o café, uma verdade deve ser dita e proclamada aos quatro ventos: a história mundial jamais seria a mesma sem a cultura dessa bebida miraculosa que inspirou poetas, músicos e revolucionários e que, ainda hoje, movimenta muito dinheiro, além de inspirar mentes e, principalmente, vidas.
Dicionário gastronômico Café com suas receitas da jornalista Giuliana Bastos apresenta ao público, com minúcias, a história do café, apresentada em verbetes de A a Z, além de trazer receitas de drinques, pratos salgados e sobremesas.
Visualizar |
| Comentar
|
Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 17/03/2011 08:20
Dicionário dá receitas e conta história do café
Dicionário dá receitas e conta história do café
Dicionário dá receitas e conta história do café
Leitura recomenda para os cafemaníacos, tem também dicas básicas para o cafezinho nosso de cada dia, mas também fala dos baristas que desenham até mesmo imagens como o Taj Mahal na espuma de seus cafés.
A publicação ainda apresenta as receitas das bebidas, desde as medidas clássicas de um capuccino às que levam álcool. Em uma segunda parte, receitas de pratos, salgados e doces, feitos com o grão.
São muitas dicas. Um bom expresso, por exemplo, tem seus segredos. A começar pelo ritual: um pouco de água que deve ser bebida antes para limpar o paladar. A xícara em que ele é servido também é especial, com a curvatura ideal para manter o café quente.
A cor deve ser como da avelã, e não marrom escuro. E é preciso formar a crema em cima do café. Agora, um detalhe: apesar de ser um café com um paladar bem mais forte, ele contém menos cafeína que o café coado. Isso porque a liberação da cafeína ocorre de acordo com o tempo de contato da água com o grão. E no caso, o café coado demora mais tempo para ser feito.
Para quem prefere o coado, atenção! Quando o filtro de pano é utilizado, ele nunca deve ser lavado com sabão. No cotidiano, o café também merece um tratamento especial. Por exemplo: o ideal é comprá-lo em pequenas embalagens, para que ele mantenha a qualidade. E depois de aberto, deve ser guardado na geladeira, em recipientes fechados. O contato com o ar rouba seu sabor e, além disso, o grão pega muito facilmente o cheiro de outros alimentos. Por isso, o pote nunca deve ser usado para outras finalidades.
Mas o livro também derruba mitos. Como o de que é preciso degustar a bebida sem açúcar. "O ideal é tomar o café da forma que você se sentir mais confortável. Gosta dele adoçado? Adoce!".
Visualizar |
| Comentar
|