T Ó P I C O : DEBATE: Safra de café do Brasil em 2015 deve atingir até 47 mi sacas, prevê Rabobank
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.269.640
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
DEBATE: Safra de café do Brasil em 2015 deve atingir até 47 mi sacas, prevê Rabobank
Autor: Carla de Pádua Martins
8.240 visitas
29 comentários
Último comentário neste tópico em: 10/11/2014 11:39:13
Marco Antonio Jacob comentou em: 03/11/2014 10:01
um mundo diferente
Caro Reinaldo ,
fui verificar seus posts anteriores , infelizmente a realidade que eu vivo é diferente da sua , talvez porque você seja de Perdões e já esta perdoado pelo Divino.
Entenda que a Colombia produz 12/13 milhões de sacas , para o Brasil colher o dobro de arabicas da Colombia , que seriam 24/26 milhões de sacas , terá que ter lavouras muito boas e excelentes , conforme vc descreve .
Se todas as lavouras (100%) estiverem como as maioria que tenho visitado e pesquizado , o Brasil num colhe 15 milhões de sacas de arabicas .
No meu municipio , Espirito Santo do Pinhal , tenho minhas dúvidas que colheita (2015) chegue a 50% da última colheita (2014) . Isto após estas chuvas de fim de Outubro.
Reinaldo Bortone comentou em: 28/02/2014 13:20
EU TORÇO PARA QUE A SECA VENHA MESMO E A PREVISÃO DE CATÁSTROFE SE CONFIRME
Na região de Perdões e adjacências, não é verdade que esta sem chover a 60 dias. tenho visto muitas lavouras a produção esta normal, grãos normais, não sei qual lavoura dizem estar sofrendo as consequências de uma seca, pode estar havendo é problemas de outras ordens, aqui na região eu quero visitar uma lavoura que esteja perecendo a sua produção com a dita seca que ainda no meu estúpido modo de ver, não ocorreu para a lavoura de café, e sim para culturas anuais....fica aí minha visão da seca para discussão.
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=50671&pag=2&order=#sthash.WYJIUxPp.dpuf
Visualizar | | Comentar |
Alemar B. Rena comentou em: 03/11/2014 12:00
TEM CONHECIMENTO DA CAUSA OU APENAS NOÇÕES DO UMBIGO?
Sou considerado polêmico e às vezes agressivo. Que bom que seja assim! Nietzsche dar-me-ia 10!, pois é assim que a humanidade progride (ou regride?).
Quem é o senhor Bortone?
Tem currículo botânico/fisiológico suficiente? Suas informações na RSC não dizem.! Será apenas modéstia? Conhece apenas seu município, ou viajou milhares de km e visitou dezenas de lavouras?
De posse dessas informações ter-se-ia condições de contestar o seu pre-conceito sobre os ESPECIALISTAS.
Com muito orgulho e estudos, O ESPECIALISTA.
Visualizar | | Comentar |
Reinaldo Bortone comentou em: 03/11/2014 22:15
1ª PREVISÃO DENTRO DA REALIDADE
o que os "ANUNCIADORES DA MÁ PALAVRA" não esperavam, é que as lavouras de café iam dar uma florada espetacular, uma florada sensacional, aqui no municipio de Perdões, eu levo quem duvidar a visitar uma lavoura que sofreu as agruras da seca e floriu maravilhosamente, vai dar uma carga surpreendende, estes Anunciadores os ditos formadores de opinião, não entendem nadinha de nada da natureza, o café suportou maravilhosamente esta estiagem este deficit hidrico, e surpreendu aqueles que esperavam uma catastrofe, então meus caros debatedores a diminuição da produção não é e não deve ser atribuido 100% ao clima, pois tem muita, mas é muita lavoura, com problemas de ataque de pragas e doenças no sistema radicular, fazendo com que a lavoura perca folhas ficando no popular DEPAUPERADAS , isso os "ANUNCIADORES DA MÁ PALAVRA", não dizem e ficam jogando a culpa na natureza, o homem é o único bicho que não consegue entender a natureza, tanto é que as lavouras deram resposta com uma florada surpreendente....ou eu estou errado ??? por isso concordo sim com esta primeira estimativa, o que muitos não sabem, que o Brasil tem um potencial de produção pela área plantada de mais de 60 milhoes de sacas....estou comentando novamente porque o outro comentario que fiz, sumiu...então toma ai de novo a minha oipinião...e vamos debater........
Visualizar | | Comentar |
Marco Antonio Jacob comentou em: 03/11/2014 22:31
Perdões vai ter um acento exclusivo na OIC
Reinaldo ,
já que Perdões e redondezas vai abastecer o mundo , vamos solicitar ao Roberio Silva , Presidente da OIC , uma cadeira na OIC para vocês.
Se você olhar lavouras como olha o RSC , num sei não . Seu comentário não sumiu , esta na pagina anterior , pagina 2 , o unico que pode deletar ele é você , não o delete , pois não será Perdões-ado
Visualizar | | Comentar |
Alemar B. Rena comentou em: 04/11/2014 06:43
VOCÊ TALVEZ NÃO SAIBA O MAL QUE CAUSA COM SUA OBSTINAÇÃO!
Ronaldo Bortone
Esqueçamos seu perfil na RSC, que ainda não foi estabelecido. Não temos, o Marco Antonio Jacob e eu, a intensão de polemizar, apenas confirmar o que 99% dos participantes desta rede já sabem: mais de 50% dos cafeeiros no Brasil foram seriamente danificados, alguns de forma pemanente, pela maior seca das últimas décadas. Mesmo os irrigados, pelas altas temperaturas. O senhor duvida disto?
O Brasil, hoje, possui algo em torno de 2,2 milhões de hectares com lavouras de café, que, na melhor das hipóteses, admitindo-se uma média de 24 sacas/ha sob condições de clima e manejo adequados, produziria 52 milhões de sacas beneficiadas, e não 60 mi como foi afirmado.
O senhor possivelmente desconhece o mal que está causando a milhares de famílias que têm por renda de SOBREVIVÊNCIA apenas a produção de café. Parto do princípio de que o senhor não faz parte do grupo dos "abutres de plantão", que procuram derrubar os preços. Aliás, esta é uma das razões que solicito mais detalhes sobre o seu perfil, aqui na RSC.
Fui eu quem começou o atual debate, e espero ser esta minha última participação do mesmo.
O ESPECIALISTA, COM MUITO ORGULHO!
Visualizar | | Comentar |
Arnaldo Reis Caldeira Júnior comentou em: 04/11/2014 08:20
Por favor ...............
Pelo amor de DEUS ........... alguém avisa aí para este desinformado que :
1. Flor NÃO é FRUTO.
2. Durante o FORTE ESTRESS a planta na 1a. oportunidade faz seu principal papel na natureza : preservar sua espécie .- florada !
VAMOS ESTUDAR MAIS PRA FALAR MENOS BESTEIRAS OK ????
Visualizar | | Comentar |
Reinaldo Bortone comentou em: 10/11/2014 11:18
PREVISÃO DA SAFRA 47 MILHÕES
Eu entendo que todo inicio de safra de uma cultura tem que haver uma "PREVISÃO" do que se pode colher, qual a expectativa ? a previsão ela é dinâmica ela pode vir a mudar tanto para mais quanto para menos, nos comentários que fiz eu penso que não se pode culpar 100% a natureza (falta de chuva) pela diminuição da produção, se o clima fosse 100% responsável todas as lavouras teriam que apresentar o mesmo sintoma, o que não ocorreu em algumas lavouras de sequeiro aqui no municipio que estão muito bem enfolhadas e deram uma florada muito boa, é isso que quero deixar claro, seca tem que ser igual para todas e não uma sofre e outra não sofre as consequências, o que existe são muitas lavouras com problemas de nutrição, ataque de praga e doenças, tanto na parte aérea como no sistema radicular, eu chamei atenção no comentário para não colocarem a culpa EXCLUSIVAMENTE na Natureza.
Entre árabica e connilon na minha opinião é viável sim uma primeira previsão de 47 milhões de sacas, se todo mundo tivesse que concordar com uma opinião não haveria necessidade de se debater, o espaço acredito ser DEMOCRÁTICO.
Visualizar | | Comentar |
Marco Antonio Jacob comentou em: 10/11/2014 11:34
Perdões , quanto choveu ?
Reinaldo ,
vemos que você se reporta ao Brasil como se todas as regiões estivessem como a sua , Perdões.
O parque cafeeiro brasileiro de arabicas se deteriorou por varios motivos , inclusive pelo os motivos citados por você.
Pode nos responder o indice pluviométrico de Perdões , desde Dezembro de 2013 ? mês a mês se possivel ?
Grato
Visualizar | | Comentar |
Cesar de Castro Alves comentou em: 10/11/2014 11:39
impossível generalizar
Prezados,
Tive o prazer de ir Santo Antônio do Amparo quinta feira passada e me lembrei desta discussão pois passei por Perdões, que fica ao lado de SAA. Não rodei lavouras mas conversei com inúmeros produtores e a maioria tem uma visão muito parecida com a do Reinado Bortone, de que a seca lá foi mais amena relativamente. Alguns me falaram que tiveram chuvas acumuladas de 300 mm na fazenda em março e abril o que me espantou pois certamente é muito diferente de locais que não tiveram chuvas.
Ouvi produtores dizerem que existe uma grande diferença de resposta nas lavouras bem tratadas (maioria na região segundo alguns me disseram) e aquelas depauperadas. Porém para o ano que vem mesmo estes produtores "cuidadosos" disseram esperar um volume menor devido ao pequeno crescimento vegetativo. Mas no geral as lavouras da região de SAA me relataram que estão razoavelmente bem. Floradas exuberantes mas incerteza com relação às chuvas nas próximas semanas.
Está muito difícil generalizar as estimativas pois tem de tudo, mesmo numa mesma região (Sul de MG).
Saudações
Visualizar | | Comentar |