T Ó P I C O : Extensionistas da Emater- MG participaram de capacitação em classificação física e análise sensorial de cafés na UFLA
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.183.191
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Extensionistas da Emater- MG participaram de capacitação em classificação física e análise sensorial de cafés na UFLA
Autor: Daniela Novaes
2.983 visitas
2 comentários
Último comentário neste tópico em: 09/06/2014 20:05:49
Daniela Novaes comentou em: 09/06/2014 19:52
Extensionistas da Emater- MG participaram de capacitação em classificação física e análise sensorial de cafés na UFLA
Por Daniela Novaes – Rede Social do Café
Foi realizado no final do mês de Maio, no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, sediado na Universidade Federal de Lavras, o curso Capacitação em análise física e sensorial de café direcionado a vinte extensionistas da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, vindos de todo o estado de Minas Gerais. O curso foi coordenado e ministrado pela professora responsável pelo Polo, Rosemary Gualberto F. A. Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos, com o apoio da Reitoria e Pró-reitoria de Extensão da UFLA. Participaram também da comissão coordenadora do curso Marcelo de Pádua Filipe, Coordenador Técnico Estadual da EMATER e Marcos Antônio Fabri Júnior, Gerente Regional da EMATER.
Professora Rosemary G. F.A. Pereira , ministrando o curso na Sala de Classificação de Cafés para os extensionistas da Emater
O curso, primeiro realizado com foco em cafés especiais direcionado aos profissionais em extensão rural da EMATER, contribuiu para a difusão e troca de conhecimentos técnicos e práticos essenciais para a identificação, produção e potencialização dos cafés de qualidade produzidos no Estado.
Os participantes aprenderam a identificar diferentes tipos de grãos, critérios e normas para a classificação física, identificação de sabores, aromas e gostos do café, importância da torração para análise sensorial com degustação de vários tipos de café além do conhecimento transmitido durante as palestras, sobre os aspectos fundamentais relacionados a qualidade dos cafés especiais. Em todas as etapas foram feitas análises em cafés especiais do Estado de Minas Gerais. O curso proporcionou aos participantes, conhecimento amplo além de capacitá-los para suas atividades rotineiras em campo, fornecendo subsídios para orientação e incentivo aos produtores para participação nos concursos de qualidade de cafés no estado e no país.
Segundo Marcelo de Pádua Felipe, Coordenador Técnico Estadual da Emater, a capacitação esta trazendo vários benefícios aos extensionistas: “Qualificação dos técnicos e subsídios para orientação dos produtores em campo, melhor avaliação de amostras de café concorrentes em concursos de qualidade além da transferência de conhecimento para o produtor. Hoje estamos qualificando 20 técnicos das quatro regiões do estado para iniciar os trabalhos. A parceria entre UFLA e Emater vem de décadas e é exitosa e as instalações físicas são excelentes.”
Professora Rosemary G. F.A. Pereira , Pericles Alexandre Squaris Marques, da Emater e Monitora do curso.
Péricles Alexandre Squaris Marques, extensionista da Emater de Poços de Caldas, participante da capacitação, contou que é organizador e realizador do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. “Nunca realizei a prova de cafés e não tinha conhecimento da técnica pra fazer a prova. A partir desse curso, estou tendo o primeiro embasamento técnico de como proceder nas orientações. O curso foi muito prático e objetivo e estou muito satisfeito, é um dos melhores cursos que já fiz. A professora Rosemary tem um domínio muito grande de todas as etapas do concurso, ela seguiu a toda a metodologia e teoria. A parte prática foi essencial pra reconhecer os defeitos, sabores e aromas que são importantes” explicou.
Professora Rosemary G. F.A. Pereira ,Wilson Lasmar e Marcos Antônio Fabri Junior.
Para Wilson Lasmar, Coordenador Regional da Emater de Alfenas, “a capacitação vai servir muito no nosso dia a dia junto aos produtores, ajudá-los com informações de como produzir um café melhor e depois, analisar suas produções e mostrarmos a eles qual aspecto pode ser melhorado. Participo na organização do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, todo ano acompanho os provadores e tinha noção de como funcionava. Hoje, com a capacitação, ocorreu um aprofundamento de conhecimento, na análise física e sensorial o que vai nos ajudar muito. A capacitação foi excelente, a Professora Rosemary é muito paciente e as monitoras do curso muito educadas e eficientes. Eu e meus colegas estamos seguros para dar continuidade ao aprendizado e transferir conhecimento para os produtores” contou Lasmar.
Além de capacitar os profissionais da Emater, um dos objetivos do curso foi fornecer a eles parâmetros avaliativos de cafés especiais que servirão de base para o Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais, que neste ano estará em sua décima primeira edição. Segundo Marcos Antônio Fabri Junior, Gerente Regional da Emater – Lavras, “as analises físicas e sensoriais do concurso iniciam-se no dia 23 de setembro e se estendem até o dia 16 de novembro de 2014. As análises serão realizadas na Universidade Federal de Lavras e no Centro de Excelência do Café de Machado.
Para a professora Rosemary Gualberto, incentivadora de ações que valorizem a qualidade do café, “a formação e capacitação de profissionais foi gratificante. Poder contribuir e compartilhar com os profissionais da Emater experiências, conhecimentos, idéias e práticas. São pessoas que vivenciam o dia-a-dia dos cafeicultores, preocupam-se com a melhoria da qualidade de vida e a valorização das empresas cafeeiras, por isso tenho por eles um reconhecimento e gratidão especiais. O trabalho executado pela equipe de organização e monitoras, meus orientados de graduação, mestrado e doutorado foi excelente, com profissionalismo, integração e generosidade.”
No encerramento, foi realizada a entrega de certificados aos participantes e uma homenagem especial a Marcelo de Pádua Filipe, pelos anos de dedicação à EMATER, com a presença dos professores universidade, Antonio Nazareno Guimarães Mendes, Rubens José Guimarães, Mário Lúcio Vilela de Rezende e o Gerente Executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão.
Marcos Antônio Fabri Junior , Gerente Regional da Emater e Marcelo de Pádua Felipe, Coordenador Técnico Estadual da Emater
O curso, fruto do convênio entre Emater e Embrapa Café, com o apoio do Governo de Estado de Minas Gerais e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é também uma das ações relacionadas ao Concurso Estadual dos Cafés de Minas e a Universidade Federal de Lavras para valorização dos cafés mineiros.
Visualizar | | Comentar |