Rede Social do Café

T Ó P I C O : Mundo das Marcas: Illy Café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.266.314

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Mundo das Marcas: Illy Café


Autor: Eduardo Cesar

5.028 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/11/2009 09:15:44


Eduardo Cesar comentou em: 17/11/2009 09:15

 

Mundo das Marcas: Illy Café

 

Blog Mundo das Marcas
 
O aroma e o sabor que o mundo conhece como sendo o do café “espresso” perfeito consumido em residências, escritórios, lojas, bares e restaurantes, deve-se em grande parte à arte e à ciência desenvolvidas pela italiana ILLY, ao longo das últimas sete décadas. Entre seus consumidores “sorridentes” estão, por exemplo, a rainha Sofia, da Espanha, os atores Robert De Niro e Michele Pfeifer, o maestro Zubin Mehta e o cineasta Francis Ford Coppola.
-
A história
A história da marca ILLY começou quando em 1933 um homem, de origem húngara, chamado Francesco Illy, chegou a Trieste, na Itália, durante a Primeira Guerra Mundial como oficial do exército austro-húngaro. Terminada a guerra, ficou na cidade que tinha acabado de ser anexada ao Reino da Itália, e iniciou, neste mesmo ano, uma atividade empresarial no setor do cacau e do café para depois decidir dedicar-se exclusivamente ao café. Afinal, a cidade portuária de Trieste à beira do Adriático era um entreposto vibrante, o local mais adequado para receber café da África e da América do Sul, processá-lo e mandá-lo para as metrópoles européias. Assim nasceu a ILLY CAFFÉ. De início a empresa produzia café torrado sob os efeitos da crise mundial desencadeada pelo crack da bolsa de valores de Nova York. Porém, desde os primeiros anos a atividade da empresa estava ligada ao café espresso.
-
-

Em 1935 inventou a primeira máquina automática de café, chamada ILLETA, que substitui as antigas máquinas de ar comprimido de funcionamento a vapor, antecessora das atuais máquinas de café espresso, junto com um revolucionário sistema de conservação da mescla: a pressurização, que já nos anos trinta permitia exportar o café a bares de toda a Itália. Concebeu ainda um sistema de conservação da mistura através da introdução de gás inerte no interior da lata: a pressurização. Estas inovações marcam o início das “exportações” do café ILLY para fora da sua região de produção, conseguindo assim alcançar todo o território nacional.
-

-
No final da década, em 1939, a empresa levou a cultura do expresso ao norte da Europa: Holanda e Suécia são os primeiros países a descobrir o aroma e a experiência do café concentrado numa xícara. Após a Segunda Guerra Mundial as rédeas da empresa passaram para Ernesto Illy, filho do fundador e licenciado em química, que inaugurou o laboratório de pesquisa, o qual posteriormente se tornou um viveiro de patentes e de novas criações.
-

-
O cientista e investigador Ernesto, lançou parceria com academias, universidades e centros de pesquisa, desenvolveu o conceito de café de qualidade no mundo e levou o espresso italiano para fora das fronteiras da Itália. Em 1957, a ILLY criou o departamento para a fabricação de embalagens, com o objetivo de controlar e garantir diretamente a conservação do aroma do café. O primeiro laboratório de química da empresa foi também estabelecido, bem como a produção inicial de café para consumo caseiro em tamanho reduzido, comercializado em latas redondas e em grão.
-

-
Na década seguinte, em 1965, iniciou a produção de café para o consumo doméstico: embalagens redondas e menores, com a mescla do café ILLY moída. Em 1974, sendo já a primeira empresa do segmento no mundo, a ILLY começou a produção de serving (pastilhas individuais) para preparar também em casa e no escritório um café com a mesma qualidade que no bar, da maneira mais fácil, segura e rápida. Em 1980 a ILLY ingressou no mercado norte-americano. Era a primeira empresa de café italiana a cruzar o oceano. O café em sachê, revolucionou o mercado do Tio Sam, conquistando os jovens e entrando nas casas dos americanos, que antes só tomavam espresso na rua. Cinco anos mais tarde, passou a vender, pela primeira vez, seus produtos em supermercados. Em 1998 a empresa fundou, em Trieste, o AromaLab, onde cada aroma que constitui o gosto do fino café é identificado e estudado.
-

-
No ano de 2000, a empresa fundou a Universidade do Café, onde barman e pessoas apaixonadas aprendem a arte e a cultura do café, desde a preparação á gestão do local, passando pela comunicação com o cliente, do grão à máquina. Em 2008, a ILLY comemora 75 anos. Para celebrar este aniversário, a empresa não poderia escolher outro local que não Trieste, onde serão realizados diversos eventos envolvendo a cidade e interlocutores internacionais. Outras atividades também serão desenvolvidas em Berlim (Alemanha) e Veneza (Itália). A primeira celebração terá lugar em Trieste e será uma convenção internacional organizada pela empresa e intitulada “Um Horizonte Mais Amplo”. Para a ocasião, a cidade hospedará os colaboradores da empresa que trabalham ao redor do mundo. Outra novidade é a exibição da Galleria illy nas cidades de Nova York, Milão e Trieste. A Galleria illy é um espaço temporário planejado pela empresa, que oferece eventos dedicados à arte, à literatura e à gastronomia, assim como um curso de degustação promovido pela Università Del Caffè.
-

-
A linha do tempo
1972
Primeira empresa no mundo a produzir porções individuais de café, para serem preparadas em casa.
1988
Patenteia uma máquina que seleciona os grãos de café um a um, que assegura que assegura a perfeição dos grãos (forma e cor).
1991
O designer Matteo Thun desenha a xícara branca ILLY, baseado numa idéia de Francesco illy, uma síntese de beleza e funcionalidade, que se tornaria um ícone da marca.
1992
Surgem as primeiras ILLY COLLECTION, as coleções de xícaras de “espresso” concebidas por artistas de renome internacional.
1996
Criado o novo logotipo da ILLY, desenhado pelo artista James Rosenquist: o quadrado vermelho com as letras em branco, quatro pinceladas dinâmicas e suaves.
1999
O cineasta Francis Ford Coppola cria uma das famosas séries da ILLY COLLECTION, as coleções de xícaras de “espresso” concebidas por artistas de renome internacional.
2001
Uma nova embalagem em lata é desenhada e imediatamente se torna um ícone.
2006
O modo de preparo do expresso sofre uma transformação: o Método Hyper Espresso de duas câmaras e o Sistema Hyper Espresso são inventados.
-

-
As cafeterias
As primeiras cafeterias da marca, inicialmente chamadas de ILLY BAR CONCEPT, foram fundadas em 2003 na Itália. Desenvolvidas para oferecer o autêntico café espresso, produzido com os melhores grãos arábica, as unidades difundiam o conceito de "bar italiano", procurando proporcionar uma experiência de consumo em ambiente que provocava os cinco sentidos. Ao final do primeiro ano a rede já possuía mais de 50 unidades. Atualmente a rede, chamada EXPRESSAMENTE ILLY, possui lojas modernas e sofisticadas com ambientes aconchegantes onde as pessoas podem degustar um bom café e passar momentos agradáveis. Existem dois tipos de decoração das lojas: SILVESTRIN, assinado pelo arquiteto Claudio Silvestrin, com a utilização de materiais como madeira e mármore, criando um ambiente sereno; e TRAZZI, assinado pelo arquiteto Luca Trazzi, com a utilização de matérias como aço e as cores tradicionais da marca, criando um ambiente moderno. Além dos tradicionais cafés, as lojas vendem comidas e uma enorme variedade de produtos ILLY como máquinas automáticas, xícaras e acessórios. Atualmente existem mais de 290 cafeterias espalhadas por 32 países como Itália, Austrália, China, França, Alemanha, Japão, Quatar, Rússia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
--

No final de maio de 2008 foi inaugurada a primeira loja da Espressamente Illy no Brasil, situada no luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Com esta inauguração, a torrefadora italiana dá continuidade à expansão de sua famosa e inovadora rede de cafeterias, presente em mais de 32 países. A nova cafeteria - em seu conceito "Rolling Store" -, inova também no design, especialmente desenvolvido pelo italiano Luca Trazzi. Ela é totalmente feita em aço inox e todos os seus produtos e equipamentos são provenientes da Itália. Além de degustar o delicioso café espresso da marca, os consumidores poderão provar as famosas receitas de drinks produzidos com o blend ILLY 100% arábica. Destaque também para os salgados, doces e sanduíches que compõem o cardápio.
-
-

A universidade
Em Trieste, no ano de 2000, nasce a Universidade do Café (Università Del Caffè), um centro de excelência criado pela ILLY para a promoção e difusão da cultura do café de qualidade, na Itália e no resto do mundo. A cultura do café como atenção e cuidado de cada detalhe, da planta à máquina automática. Para um café perfeito em qualquer lugar de consumo, desde Xangai a Seul, desde o Cairo a Amsterdã, de São Paulo a Camberra. A teoria é importante, mas o ponto de partida são as pessoas, as suas necessidades e o seu ponto de vista, o intercâmbio de idéias e de experiências. Na universidade é ensinado aos produtores como obter o melhor da natureza, sem esquecer as regras para a organização da plantação. Aos profissionais que trabalham nos locais oferece as melhores oportunidades de formação e atualização sobre o café, mas também sobre a gestão e a promoção do bar. Atualmente existem nove cursos que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores de café, baristas e entusiastas.
-

-
O gênio por trás da marca
Filho de Francesco, fundador da empresa, Ernesto nasceu em Trieste, na Itália, no dia 18 de julho de 1925, tendo obtido em 1947 a licenciatura em Química na Universidade de Bolonha. Em 1956 tornou-se co-proprietário e administrador da empresa. De 1963 a 2005 foi o seu presidente e depois presidente honorário. Ernesto Illy revolucionou a cultura do café do Brasil e do Mundo: procurando incansavelmente o expresso perfeito, incentivou a produção de café de excelente qualidade e o constante investimento na pesquisa. Dono de uma vitalidade surpreendente, que o acompanhou até o fim da vida, que ele atribuía ao fato de acordar cedo e tomar seis xícaras de café por dia, revolucionou a indústria de café. Percorreu o planeta atrás dos melhores grãos, das melhores misturas, dos melhores fornecedores.
-
-

Conhecido como Embaixador do café, promoveu o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Expresso (criado em 1991), a Universidade do Café no Brasil, o Clube ILLY do Café. Todas estas iniciativas foram um estímulo para as instituições públicas e privadas, não só no setor do café. Por este seu empenho, ao longo dos anos, tornou-se cidadão honorário das cidades de Monte Carmelo, de Venda Nova dos Imigrantes e de Araponga; em 2004 recebeu a mais alta condecoração do Estado do Espírito Santo, a Comenda Jerônimo Monteiro e, por proposta da Associação Nacional do Café da Guatemala, nesse mesmo ano tornou-se Comendador da Ordem Flor do Café. Foi ainda um dos fundadores da Association Scientifique Internationale du Café (atualmente Association for Science and Information on Coffee) e membro da Physiological Effects of Coffee, duas das mais renomadas instituições do setor. O grande gênio do café morreu aos 82 anos no dia 3 de fevereiro de 2008.
-

-
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 23 de julho de 1933
● Fundador: Francesco Illy
● Sede mundial: Trieste, Itália
● Proprietário da marca: Illycaffé S.p.A
● Capital aberto: Não
● Chairman honorário: Ernesto Illy
● Chairman & CEO: Andrea Illy
● Faturamento: € 280 milhões (estimado)
● Lucro: € 7.1 milhões (estimado)
● Cafeterias: + 290
● Presença global: + 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Europa e Itália
● Funcionários: 700
● Segmento: Café
● Principais produtos: Cafés, máquinas automáticas, xícaras
● Ícones: O design de suas máquinas e suas embalagens de café
● Slogan: The ultimate coffee experience.
● Website:
www.illy.com
-
 

A marca no mundo
A mescla (café) ILLY é destinada ao canal Ho.Re.Ca. (hotéis, restaurantes, cafés) ao consumo em casa e no escritório. É comercializado em mais de 140 países nos 5 continentes, e é servido em mais de 50.000 espaços públicos. Além disso, conta com uma extensa linha de acessórios para preparação da bebida como cafeteiras, máquinas automáticas, e xícaras. As exportações alcançam cerca de 52% das vendas totais. A ILLY no mundo significa 6 milhões de xícaras ao dia em casa, no escritório, e em 50 mil dos melhores restaurantes, bares e hotéis.
-
Você sabia?
A ILLY produz e vende uma mistura única de café, composta por nove variedades de pura Arábica para a preparação do café expresso. Na fábrica da ILLY, os grãos passam 114 vezes pelo controle de qualidade antes de virarem pó.
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Blog Mundo das Marcas

TAGS: Mundo das Marcas, Illy Café, Ernesto Illy, Universidade do Café

Visualizar | |   Comentar     |  



1