Rede Social do Café

T Ó P I C O : Produtores de café conilon têm encontro marcado em Eunápolis em busca de certificação; Confira

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.501.192

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Produtores de café conilon têm encontro marcado em Eunápolis em busca de certificação; Confira


Autor: Leonardo Assad Aoun

75 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 02/03/2026 11:19:20


Leonardo Assad Aoun comentou em: 02/03/2026 11:40

 

Produtores de café conilon têm encontro marcado em Eunápolis em busca de certificação; Confira

 

Organizadora do evento, a engenheira agrônoma Cyntia Machado, que é doutora em Genética e Desenvolvimento de Plantas e atua na região; Confira

Produtores de café conilon do Sul da Bahia estarão reunidos nesta segunda-feira ((02.03) no auditório do Sindicato Rural de Eunápolis, às 18 horas, num encontro que visa a deflagrar o movimento que busca à certificação com o selo do Rainforest Alliance e, assim, agregar valor ao seu produto, alcançando novos mercados, que buscam a sustentabilidade e a agricultura regenerativa.

Organizadora do evento, a engenheira agrônoma Cyntia Machado, que é doutora em Genética e Desenvolvimento de Plantas e atua na região, explicou que o diferencial  desse novo formato é que permitirá que o produtor venda seu café para quem pagar o melhor preço, não sendo preso a nenhum contrato de venda exclusivo com exportadoras.

Cyntia Machado, engenheira e doutora em genética e melhoramentos (Foto: Divulgação)

“Na reunião vamos explicar melhor para o produtor do café conilon da região como se enquadrar nas exigências da European Union Deforestation Regulation (EUDR), que é a regulamentação da União Europeia. Esse regramento estabelece que produtos como o café só poderão acessar o mercado europeu mediante comprovação de origem rastreável, conformidade legal e garantia de que não estão associados ao desmatamento”, disse Cyntia.

Para o produtor de conilon, isso significa que sustentabilidade e organização deixam de ser diferenciais e passam a ser requisitos estratégicos de mercado.

“A exigência reforça a importância da gestão documental, do controle da propriedade e da transparência na produção. Estar alinhado a esse novo cenário internacional não é apenas cumprir uma regra, mas assegurar acesso a compradores globais, fortalecer relações comerciais e posicionar a produção brasileira em um padrão cada vez mais valorizado”, acrescentou.

O grupo será formado por produtores do extremo sul da Bahia e tem como objetivo premiar o produtor por um café com rastreabilidade e sustentabilidade.  Participam do encontro, ainda, Fernanda Grippa, representante da Bicafé, empresa portuguesa da indústria da transformação de café, e Dário Borges, da Certifica, empresa responsável pela certificação.

De acordo com informações da organização, a Certifica atua com foco em gestão técnica, sustentabilidade e conformidade em programas de certificação agropecuária. Ao longo desse período, a equipe tem conduzido projetos bem-sucedidos de implementação, manutenção e auditoria, garantindo o alinhamento entre produtores e normas internacionais de qualidade.

SERVIÇO

Encontro de Formação de Grupos para Cerfificação de Produtores de Conilon

Local: Sindicato dos Produtores Rurais – Rua Pedro Álvares Cabral 84 – Centro – Eunápolis – BA

Horário: 18 horas

Por: ASCOM

Fonte: Bahia Sul News

Visualizar | |   Comentar     |  



1