T Ó P I C O : ENZZI BRASIL realiza Dia de Campo em Ribeirão Corrente (SP)
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.435.547
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
ENZZI BRASIL realiza Dia de Campo em Ribeirão Corrente (SP)
Autor: Leonardo Assad Aoun
88 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 11/02/2026 12:29:02
Leonardo Assad Aoun comentou em: 11/02/2026 12:53
ENZZI BRASIL realiza Dia de Campo em Ribeirão Corrente (SP)

Há 12 anos no mercado de hortifruti e grãos e há 6 anos no cultivo do café, ENZZI BRASIL demonstrou a tecnologia
desenvolvida que promove a produtividade e sustentabilidade da cafeicultura brasileira
Na manhã do dia 31 de janeiro último, o cafeicultor Fabrício Maicon Junqueira, o irmão Marcelo Ale-xandre Junqueira e o pai Srº João Carlos Junqueira recepcionaram cerca de 50 produtores de café da região no Sítio Santa Rita, município de Ribeirão Corrente (SP). Organizado pela equipe da ENZZI Brasil Biotecnologia e Nutrição Vegetal, a proposta do Dia de Campo foi a de apresentar resultados obtidos em lavouras de café, demonstrando na prática a eficiência das tecnologias aplicadas.
Márcio Aurélios Pires (comercial), o cafeicultor Vinícius Mendonça (responsável técnico), Dr. Márcio Henrique Gomes de Mello (desenvolvimento e pesquisa) e o cafeicultor José Henrique Mendonça (desenvolvimento e pesquisa) foram os responsáveis pela apresentação dos resultados.
Além do cafeicultor Fabrício Maicon Junqueira (anfitrião do evento), os organizadores contaram com a contribuição do cafeicultor Divino de Carvalho Garcia (Fazenda Palmeiras, em Patrocínio Paulista/SP), um dos primeiros a usarem a tecnologia da Turfa ENZZIMAIS na cafeicultura há 6 anos.

A equipe ENZZI BRASIL: Vinícius Mendonça, Márcio Henrique Mello, José Henrique Mendonça e Márcio Pires.
Márcio Pires (ENZZI BRASIL), Marcelo Junqueira, Srº João, Fabrício Junqueira, José Henrique Mendonça (ENZZI BRASIL) e Vinícius Mendonça (ENZZI BRASIL)
OS PRIMEIROS PASSOS
Márcio Pires iniciou a apresentação no Dia de Campo afirmando que tudo iniciou com o Drº Márcio Henrique – mestre em biotecnologia – que, em suas pesquisas laboratoriais, desenvolveu a tecnologia, realizou experimentos e buscava uma forma de avaliação em campo.
Desde então, Márcio trabalhou ativamente para divulgar o produto junto a produtores de hortaliças, frutas e grãos no Estado de São Paulo e em vários municípios de Goiás e no Triângulo Mineiro. “Não foi nada fácil trabalhar com um produto que ainda não era conhecido no mercado. Ser uma marca nova, é contra tudo e contra todos. E, dentre estas dificuldades, a desconfiança do próprio produtor. Porém, é compreensível esta desconfiança dele, em virtude de tudo que o produtor já passou, levando em consideração a enormidade de produtos que surgem a toda a hora que prometem resolver todos os problemas”, afirmou Márcio Pires.
Márcio Aurélios Pires (comercial da ENZZI BRASIL)
E foram anos de viagens, visitas, demonstrações. E as conquistas chegaram. “Atualmente, atendemos um grande número de produtores de soja, milho, citros e produtores de café numa grande área do Triângulo Mineiro e de Goiás, como por exemplo em Coromandel (MG), Araguari (MG), Monte Carmelo (MG), Cristalina (GO), Catalão (GO) e Monte Alegre de Goiás (GO)”, afirmou Pires.
Como exemplo na Região da Alta Mogiana, Márcio Pires citou a propriedade do Srº Luis Bergamasco. “Em uma das partes da propriedade, onde ele instalou um pivô central, Srº Luis planta milho sobre milho. Na metade da área atendida pelo pivô para cima é cascalho e na metade para baixo é solo mais profundo. Na metade superior, ele não havia produzido além de 80 sacas de milho por hectare. Após a utilização da Turfa ENZZIMAIS na lavoura de milho nesta área de cascalho, ele ficou surpreendido. Disse que bateu acima das 130 sacas por hectare”, ressaltou.
Segundo ele, a utilização deste produto faz com que a planta tenha uma reação rápida após sua aplicação, por ser também um bioestimulante fisiológico, realizando mais fotossíntese no período, estimulando o sistema radicular, seja qual for a adversidade.




FOCO TAMBÉM NA CAFEICULTURA
A eficiência da Turfa ENZZIMAIS passou a ser comprovada também na cafeicultura após a visita de Márcio Pires na Fazenda Palmeiras, município de Patrocínio Paulista (SP), propriedade do cafeicultor Divino de Carvalho
Garcia. “Eu considero o Divino como um dos principais responsáveis por estarmos aqui hoje neste Dia de Campo falando sobre a eficiência da Turfa ENZZIMAIS na cafeicultura. Após um problema ocorrido em uma das aréas da propriedade do Sr. Divino, conseguimos sucesso, em curto espaço de tempo, após a aplicação do produto”, disse
“Há três anos, quando o José Henrique Mendonça entrou na empresa, decidimos montar uma fábrica, criar um processo novo e ampliar mercado, tendo como foco também a cafeicultura. E nós conseguimos nos posicionar no mercado”, afirmou Márcio Pires.

“Há cinco anos, recebi a visita do Márcio Pires em minha lavoura de café, onde ele me apresentou uma novidade: a turfa, até então da marca Biotec Brasil. Neste período, ele já desenvolvia um trabalho com o Divino. Iniciamos um pequeno experimento, utilizando o produto numa área apenas de 20 hectares. Sou produtor rural há muitos anos e também tenho dúvidas com relação à novos produtos. Por isso começamos numa área menor. Já no segundo ano, ampliamos para 40 hectares e depois para área total da propriedade. Avaliando os resultados obtidos com o produto decidimos investir na empresa Biotec Brasil e, a partir daí, criamos a Enzzi Brasil”, explicou José Henrique Mendonça.
“Particularmente, em nossa propriedade, buscávamos um produto como este, que trouxesse novas tecnologias, desempenho nas lavouras, capacidade de resistência, apoio para que as plantas resistissem mais às doenças”, disse José Henrique.
José Henrique Mendonça (ENZZI BRASIL)

Apontando a apresentação da Turfa ENZZIMAIS para o cafeicultor Fabrício em 2024, José Henrique Mendonça explicou que a aceitação do produto foi rápida, em virtude do pronto desempenho na lavoura do Sítio Santa Rita. “Fabrício adquiriu a turfa para uma área de suas lavouras e ficou impressionado com os resultados, com o vigor e a vegetação do talhão de café. Atualmente, ele adquiriu os produtos para aplicação na lavoura em área total”, explicou Mendonça.

TECNOLOGIA E BENEFÍCIOS DA TURFA ENZZIMAIS
Para apresentar como foi desenvolvida a tecnologia da Turfa ENZZIMAIS, assim como os seus benefícios, o Drº Márcio Henrique Gomes de Mello fez uma apresentação técnica sobre o produto.
“Tudo começa dentro do laboratório, nos experimentos, pesquisando. A gente observa na natureza o que está acontecendo no solo, como as plantas conseguem se desenvolver sem nenhum cultivo ou fertilização artificial. Observamos o que ocorre naturalmente neste ambiente para que as plantas se mantenham. E o que ocorre é simplesmente um processo microbiológico no solo, onde o que ali é produzido atende as necessidades das plantas. A Turfa ENZZIMAIS é baseada exatamente neste processo. Além disto, pesquisamos e desenvolvemos enzimas que acele-ram a decomposição da matéria orgânica e, assim, ofertar às plantas os nutrientes que elas necessitam. Nada mais é que um processo de quebra enzimática”, explicou Drº Márcio Henrique.
Drº Márcio Henrique Gomes de Mello (ENZZI BRASIL)

“Muitos me perguntam: posso utilizar esta turfa encontrada na natureza diretamente na lavoura? Pode, mas como o produtor rural busca uma resposta imediata para a sua lavoura, a utilização da turfa requereria um tempo bem
maior até que todo o processo de quebra enzimática seja concluído. Como conseguir uma resposta imediata?
Quebrando estas moléculas. Inicia-se com um processo fermentativo, onde são produzidos microorganismos, que produzirão enzimas e estas irão quebrar estas moléculas da matéria-prima. Como resultado deste processo temos energia e outras elementos que o microrganismo necessitam para viver. A partir deste processo, esta turfa passa a conter a quantidade de ácidos húmicos e fúlvicos que os produtores rurais necessitam lá na lavoura”, orientou Márcio Henrique.

Como forma de realizar esta quebra enzimática de forma mais rápida, a Enzzi Brasil produz a enzima e adiciona na turfa, acelerando o processo e de forma mais eficiente.
Além do fornecimento de ácidos húmicos e fúlvicos que são importantes para as plantas, o pesquisador destaca na Turfa Enzzimais outro ponto extremamente importante. “Como a principal característica do nosso produto é ser uma fórmula facilmente assimilável pelas radicelas das plantas, podemos adicionar outros nutrientes de interesse das plantas, e serão facilmente absorvidos pelas plantas”, disse.

Além deste benefício direto da Turfa ENZZIMAIS, Márcio Henrique apontou vários outros efeitos diretos provocados pelo produto no solo e nas plantas, a se destacar:
- – Efeito tampão de solo
Uma solução tampão consegue manter o pH estável do solo, mesmo que ocorra variação de íons Hidrogênio. Como naturalmente o solo sofre degradação devido a vários processos naturais de decomposição, isto faz com que o solo fique ácido. E toda vez que há alguma mudança nas características químicas do solo, provoca atraso no meta-bolismo das plantas. Neste caso, a partir dos experimentos que desenvolvemos, observamos que a Turfa ENZZIMAIS promove um efeito interessante no solo que é o de não dei-xar o pH sofrer grandes alterações, mantendo-o estável. - – Troca Catiônica
A troca de cátions também ocorre naturalmente entre o solo e as radicelas das plantas, desde que os nutrien-
tes estejam assimiláveis para estas. A troca catiônica acontece quando a argila e a matéria orgânica do solo libera nutrientes de carga positiva, como o Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+) e Potássio (K+) [essenciais para o crescimento vegetal] em troca de hidrogênio (H+) liberados pelas raízes das plantas. A argila e a matéria orgânica funcionam como uma “esponja”, armazenando nutrientes que seriam perdidos pela lixiviação. A Turfa ENZZIMAIS contribui diretamente para que estas trocas catiônicas ocorram devido à característica dos ácidos húmicos e fúlvicos de se ligarem a estes cátions/nutrientes, melhorando esta condição de troca. - – Ação Quelatizante
A Turfa Enzzimais apresenta ainda ação de se ligar a alguns metais que são inibidores da absorção de fósforo. Como é o caso do alumínio, que em lavouras de café queima as radicelas da planta, reduzindo a capacidade da planta de absorção de nutrientes. - – Retenção e Solubilização de Fertilizantes
“Eu, particularmente, considero que há uma utilização excessiva de fertilizantes na agricultura. Há inúmeros experimentos sobre o assunto. E é só observar o quanto a Agricultura de Precisão expandiu nos últimos anos. Por este uso excessivo de fertilizantes nas lavouras, há um estoque de nutrientes no solo que ficam perdidos, por imobilização. Destacamos que a Turfa ENZZIMAIS também promove uma maior solubilização destes fertilizantes imobilizados, tornando-os mais disponíveis no solo e contribuindo para uma maior absorção pelas plantas”, explicou o Drº Márcio Henrique. - – Potencialização da Ação de Herbicidas
Também em decorrência da facilidade de assimilação com outros produtos, além da absorção do produto pelas plantas. Este fato contribui para uma redução da quantidade de herbicidas utilizado nas aplicações. - – Desenvolvimento Foliar e Vigor
Há uns dois anos, em virtude do período prolongado de seca que a Região da Alta Mogiana passou, o cafeicultor Vinícius Mendonça decidiu experimentar a Turfa ENZZIMAIS em um talhão, na tentativa de estimular as plantas a vegetar mais.
Vinícius Mendonça (ENZZI BRASIL)
“Era um talhão recém-esqueletado iniciamos as aplicações via solo e foliar em outubro de 2023, Em 2024 passamos por um período severo de falta de chuvas. Aplicávamos mensalmente o produto, na lavoura e o drench nos meses de outubro de 2023 e janeiro de 2024. A lavoura foi respondendo, vegetando, resistiu a seca com eficiência e não sofreu escaldaduras. No ano passado, neste mesmo talhão, além de obtermos uma produção razoável levando em consideração o período de seca, a peneira foi muito satisfatória. A Turfa ENZZIMAIS não foi desenvolvida para a solução deste problema, mas considero importante destacar o experimento. O produto estimulou o desenvolvimento foliar das plantas e raízes, ainda tive uma colheita satisfatória neste talhão”, ressaltou Vinícius Mendonça.

Em outra propriedade, Vinícius destaca outro resultado obtido após a aplicação da Turfa ENZZIMAIS. “No ano passado, em uma das nossas lavouras, a equipe de trabalho se envolveu em novos plantios, o que acaba desfalcando a mão de obra para outras tarefas na propriedade. Nos talhões de produção, com relação ao planejamento de aplicação de fungicidas, eu apliquei somente o pré e o pós-florada. Depois disto, a próxima aplicação só consegui fazer no início de janeiro/2026. Pelo nosso planejamento, eu “perdi” a primeira aplicação de fungicida. Porém, não tivemos problemas, já que as lavouras estavam sadias, estavam “limpas”, sem ferrugem”, garantiu Vinícius.
Para o Dr, Márcio Henrique, a soma de todos os benefícios indiretos da ação da aplicação da Turfa ENZZIMAIS na lavoura do cafeicultor Vinícius Mendonça contribuiram diretamente para uma lavoura mais sadia. Gostaria de ressaltar que a terra é viva! É isto que o bom agricultor tem que por na cabeça. “A terra é viva e a vida que está na terra é a mesma que dá vida para a planta, que faz a planta ficar sadia”, afirmou Dr. Márcio.
Vinícius Mendonça apontou que na questão posicio-namento de mercado, há outros produtos que se dizem similares, com teor de ácidos húmicos e ácidos fúlvicos até maiores do que o da Turfa ENZZIMAIS. “Mas o diferen-
cial do nosso produto é a tecnologia desenvolvida nas enzimas. Porém, a turfa é um potencializador. Se a sua lavoura não estiver organizada de acordo com as questões nutricionais e protetivas, o produto não vai fazer milagre”, advertiu Vinícius.
Márcio Pires convida o cafeicultor Divino de Carvalho Garcia a participar do evento
O PIONEIRO DO PRODUTO NA CAFEICULTURA
Cafeicultor há muitos anos, Divino de Carvalho Garcia é referência regional na produção de café. “Eu gosto de inovar. Estou no quarto ano de aplicação de produtos via drones. E sou o primeiro cafeircultor a utilizar em larga escala a Turfa ENZZIMAIS em minha lavoura de café, que realmente funciona, como ficou comprovado posteriormente na Fazenda Palmeiras, em Patrocínio Paulista (SP). Eu considero o Márcio o maior vendedor da história da Terra. Há uns seis anos ele apareceu lá na fazenda, insistiu, insistiu e eu decidi testar o produto. Comecei a usar em áreas recepadas, onde eu pretendia até eliminar o talhão. O resultado foi excelente. A partir daí, passei a aplicar frequentemente. E a cada ano a produtividade tem melhorado e não tive, em nenhum período, problemas de peneira ou problemas com seca. Neste ano de 2026, o grande problema que se ouve por aí é que está caindo muito café. Lá na minha propriedade, tem queda sim, mas mas é muito pouco. Eu aplico em todas as lavouras a Turfa ENZZIMAIS e também no viveiro, onde tem melhorado muito a qualidade das mudas. A relação custo-benefício do produto é excelente”, explicou Divino.
O cafeicultor Divino de Carvalho Garcia

O cafeicultor também confirmou a mesma observação que Vinícius Mendonça teve referente à sanidade das plantas. “Com a utilização da Turfa ENZZIMAIS, eu observei que o nível de doenças é bem pequeno. O que o Vinícius apontou anteriormente, aconteceu comigo também. Eu também fiz a primeira pulverização de fungicida só em janeiro/26, o que deveria ter acontecido no início de novembro/25”, ressaltou Divino.
NUTRIÇÃO E ABSORÇÃO
O cafeicultor José Henrique Mendonça pediu a palavra para destacar três questões, resultados da boa performance da Turfa ENZZIMAIS para a lavoura de café. “Nas lavouras de café na em Cristais Paulista (SP), no período da granação, eu sempre faço uma avaliação de medir/pesar a massa e tamanho de grãos de café. Pois não adianta você ter uma planta empanturrada de grãozinhos pequenos. Você vai gastar mais litros para fazer um saco de café.
E com a aplicação do Turfa ENZZIMAIS, observamos grãos mais robustos e mais pesados”, explicou Mendonça.
Outra observação do cafeicultor envolve questões sanitárias na lavoura. “Folhas de café brilhando, a princípio dão a impressão de uma lavoura linda e maravilhosa. Porém, certeza que vai sofrer com escaldadura. Já numa lavoura com folhas escuras, opacas, como é o que resulta após a aplicação da Turfa ENZZIMAIS, não observamos os efeitos negativos do Sol nas folhas e, também, uma menor presença de Bicho-Mineiro”, disse.

Outro fato comprovado pelo cafeicultor e mostrado durante a visita a campo no Sítio Santa Rita é a proliferação de raízes para fora do solo, no baixeiro da copa do café. “Com a aplicação da Turfa ENZZIMAIS em nossas lavouras, observamos que, quando passamos o braço naquela massa de folhas velhas que ficam debaixo do pé do café, as raízes da planta estão saindo para cima da terra, começando a se envolver nesta massa de matéria orgânica, em busca de nutrientes”, explicou Mendonça.
O cafeicultor e anfitrião Fabrício Junqueira (Sítio Santa Rita)
“TURFA ENZZIMAIS” NO SÍTIO SANTA RITA
O anfitrião e cafeicultor Fabrício Maicon Junqueira finalizou a apresentação do Dia de Campo Enzzi Brasil. Apontou que, inicialmente queria avaliar a Turfa ENZZIMAIS. Para isto, utilizou o produto em seu plantio novo e que em poucos dias já observou uma performance considerável. “Tomei a decisão de utilizar em toda a lavoura. Após os primeiros experimentos que fiz aqui na propriedade com a turfa e observando os seus bons resultados, atualmente eu faço muito pouca adubação convencional. Faço via drench, com complexação com a turfa. Utilizo a turfa também no herbicida e nas demais pulverizações exigidas pela cultura. O custo benefício é bom e estou obtendo muitos resultados consideráveis. As folhas estão mais largas e mais escuras”, apontou o cafeicultor.

Além de tudo isto, Fabrício destacou um fato importante. “Em um talhão em que eu esqueletei em 2025, entrei com as pulverização e adubação necessárias, mas sempre aplicando a turfa. Quando deu uma estiada, todas as outras lavouras travaram, mas este talhão que havia sido esqueletado continuou vegetando. Outra coisa: na florada, na primeira chuva, as lavouras vizinhas abriram flor e este talhão esqueletado segurou. Só veio florir após a segunda chuva. Achei que iria dar pouco café, mas a lavoura tá carregada. Também utilizo a Turfa ENZZIMAIS no herbicida, com resultados surpreendentes. Em três dias o mato já está morrendo. Então, estou gostando muito dos resultados da Turfa ENZZIMAIS”, destacou Fabrício.

Finalizando as apresentações e dando início à visitação nas lavouras do Sítio Santa Rita, José Henrique Mendonça resumiu os principais destaques da Turfa ENZZIMAIS. “Além de todos os benefícios observados anteriormente, gostaria de destacar um outro. Com a utilização da turfa, conseguimos potencializar a ação de outros produtos, seja herbicida, fertilizantes ou fungicidas, o que faz com que haja a redução do consumo de água, eficiência no uso da mão de obra e dos maquinários, além dos resultados finais esperados para cada etapa. Temos hoje um produto com valor acessível, que mostra resultado e traz eficiência nas práticas culturais”, finalizou José Henrique Mendonça.

VISITA A CAMPO
Os participantes do Dia Campo foram convidados a visitarem a propriedade e finalizando, todos foram convidados à uma confraternização.





Visualizar |
| Comentar
|


