Rede Social do Café

T Ó P I C O : Projeto fortalece produção agropecuária no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.181.570

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Projeto fortalece produção agropecuária no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri


Autor: Leonardo Assad Aoun

34 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 28/11/2025 17:19:50


Leonardo Assad Aoun comentou em: 28/11/2025 17:30

 

Projeto fortalece produção agropecuária no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri

 

Proposta prevê novas pesquisas, instalação de unidades demonstrativas e produção de mudas de novas cultivares de café e manivas de mandioca

imagem de destaque

Jéfferson de Oliveira Costa

Um projeto de pesquisa conduzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia busca avaliar e fortalecer a cadeia produtiva da agropecuária nas mesorregiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte de Minas.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o projeto de diagnóstico tecnológico e fortalecimento das cadeias produtivas agropecuárias e florestais nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas Gerais é coordenado pelo pesquisador Jéfferson de Oliveira Costa.

As regiões incluídas no trabalho representam 35% da extensão territorial do estado e abrigam 15% da população mineira, para o pesquisador, os números não se reverberam em ciência e tecnologia na região. “Esse baixo investimento em pesquisa e difusão tecnológica se reflete no desempenho modesto do PIB local, cerca de 6,5% do total estadual", afirma o coordenador.

Jéfferson de Oliveira Costa

“Minas Gerais é o maior produtor de café arábica, leite, batata-inglesa, alho e ervilha. Está entre os principais produtores de feijão, abacate, laranja, limão, sorgo, látex, cana-de-açúcar, banana, tilápia e ovos de galinha e de codornas. No entanto, a maior parte desta produção está fora das mesorregiões contempladas na proposta. O êxito desse trabalho pode elevar a posição do estado, em termos de produção agropecuária e florestal”.

Objetivos

O projeto pretende elaborar um diagnóstico das cadeias produtivas, ampliar a transferência e a difusão das tecnologias e possibilitar o desenvolvimento de novas técnicas que possam melhorar o nível tecnológico das propriedades rurais, por meio da qualificação de produtores, consultores e extensionistas. O prazo de vigência é de quatro anos, de 2025 a 2029 e recursos liberados somam R$2,3 milhões.

“As atividades previstas, incluem novas pesquisas, instalação de unidades demonstrativas e produção de mudas de novas cultivares de café e manivas de mandioca mais produtivas. Também serão realizadas capacitações, dias de campo e workshops nas áreas de cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, silvicultura e irrigação", detalha o pesquisador.

O coordenador explica que as pesquisas terão como foco o desempenho de cultivares de café arábica e clones de canéfora, nutrição do cacaueiro, uso de porta-enxertos na videira, melhoramento de genótipos de pitaya e mandioca.

“Esperamos alcançar um aumento significativo da produtividade agropecuária e florestal nessas mesorregiões por meio da inserção de tecnologias inovadoras e sustentáveis".

Outro ponto de destaque serão os estudos das condições climáticas atuais e futuras. “Também serão determinados indicadores de requerimento hídrico de culturas anuais", acrescenta Jéfferson.

A equipe de trabalho do projeto inclui, além da Epamig, pesquisadores e professores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).

Fonte: Governo do Estado de MG

Visualizar | |   Comentar     |  



1