Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café Qualidade Paraná: concurso vai eleger melhores grãos do Estado

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.166.495

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café Qualidade Paraná: concurso vai eleger melhores grãos do Estado


Autor: Leonardo Assad Aoun

65 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 24/11/2025 18:11:22


Leonardo Assad Aoun comentou em: 24/11/2025 17:51

 

Café Qualidade Paraná: concurso vai eleger melhores grãos do Estado

 

Café

Grãos de café (Crédito: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um concurso vai eleger os melhores grãos de café do Paraná. O concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina

Em sua 23ª edição, o Concurso Café Qualidade Paraná vai revelar os melhores grãos do Estado no dia 25 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

No total, 108 produtos concorrem em duas categorias no prêmio promovido pelo Sistema FAEP. Na ocasião, serão dez vencedores, sendo cinco na categoria Natural e cinco na Cereja Descascado. Ainda, caso não haja representante entre os ganhadores em alguma região do Estado, serão premiados os respectivos campeões regionais.

“O café faz parte da história do Paraná, mas acabou sem a visibilidade que merece nas últimas décadas. O Concurso tem a finalidade de mostrar a qualidade dos nossos cafés, referências no mercado nacional”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Nosso principal objetivo é dar mais visibilidade ao setor e proporcionar novas oportunidades de comercialização. O Concurso é uma vitrine para os cafés e para os produtores”, complementa.

A competição é promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina. O concurso é voltado a proprietários rurais, meeiros, arrendatário e/ou parceiras, que mantenham produção cafeeira comprovada no Estado.

O processo de avaliação incluiu etapas de coleta das amostras, quantificação, classificação física e a prova sensorial, também chamada de “prova de xícara”. Nessa fase, os cafés serão avaliados por jurados com base na metodologia de avaliação sensorial estabelecida pela Associação de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association – SCA, em inglês).

Desde a década de 1970, após a ocorrência da Geada Negra, o café perdeu espaço para outras culturas na agropecuária paranaense. O Concurso Café Qualidade Paraná busca auxiliar no fortalecimento do setor e na retoma do crescimento na produção, com destaque para os cafés especiais. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a safra paranaense de café deve crescer 2,7% na comparação com o ano anterior, com estimativa de 55,7 milhões de sacas. A área total destinada à cafeicultura também deve apresentar alta de 0,8%, em um total de 2,25 milhões de hectares.

Uma das justificativas para o potencial do café paranaense é o terroir, ou seja, as características naturais que influenciam em uma determinada cultura. Devido às áreas produtivas cafeeiras no estado estarem próximas ao Trópico de Capricórnio, o cultivo do grão no Paraná apresenta condições únicas no Brasil.

“Devido à proximidade com o trópico, as noites são frias e os dias quentes, o que faz com que a maturação do café seja mais demorada, acumulando mais açúcar e outras características únicas. Isso torna o nosso produto diferente e precisamos mostrar isso ao Brasil”, ressalta Meneguette.

Programação

Além de celebrar os melhores cafés do Estado, o Concurso Café Qualidade Paraná conta com uma programação com ações voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva. Os cafeicultores terão a oportunidade de conhecer quatro cafeterias com torrefação em Curitiba. Ainda, terão aulas com baristas para entenderem como a matéria-prima deles é consumida diariamente por milhares de pessoas na capital paranaense.

A programação ainda inclui uma rodada de cupping – que é a degustação de cafés – com 16 produtores selecionados (o que inclui os dez vencedores da última edição do prêmio). Todos esses cafeicultores fizeram o envio de amostras e, no dia do evento, empresas de todo o Brasil poderão fazer essa análise sensorial e negociar o produto.

Todos os produtores vão participar de palestras sobre a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de cafeicultura, com o Sistema FAEP; preparação de cafés especiais, com técnicos do IDR-Paraná; e Indicação Geográfica, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Após as palestras serão revelados os dez vencedores da 23ª edição do Prêmio Café Qualidade Paraná – cinco na categoria Natural e cinco na Cereja Descascado. Caso não haja um representante entre os ganhadores em alguma região do estado, o IDR-Paraná ainda premiará os respectivos campeões regionais.

Fonte: Bem Paraná

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1