T Ó P I C O : Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz ABIC
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.156.506
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz ABIC
Autor: Leonardo Assad Aoun
47 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 21/11/2025 18:47:04
Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/11/2025 18:12
Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz ABIC
Anúncio provocou alívio também nos EUA, já que o preço do produto deve cair após a medida, segundo entidade local
Por Paulo Santos e Danton Boatini Júnior — Campina Grande (PB) e São Paulo/Globo Rural
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2023/J/P/kboIodTYWKoBGb3lOeFA/cafe.jpg)
Dois terços dos adultos americanos bebem café todos os dias — Foto: ANPr/Divulgação
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) celebrou a decisão do governo dos Estados Unidos de zerar a tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro.
“Essa conquista é resultado do forte trabalho diplomático liderado pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin e pelo Chanceler Mauro Vieira, além da mobilização de toda a cadeia produtiva do café, que foi extremamente unida, e das nossas contrapartes nos Estados Unidos”, disse, em nota, Pavel Cardoso, presidente da ABIC.
“Desde o início do ano, o setor privado atuou como interlocutor técnico, dialogando com importadores e fornecendo informações estratégicas que auxiliaram o governo nas negociações”, acrescentou o dirigente.
Ainda na nota, a Abic destacou que a decisão do governo dos EUA evidencia que o café brasileiro é um produto essencial e estratégico para a economia americana. Para a entidade, a isenção de tarifas “abre espaço para ampliação da presença dos cafés industrializados brasileiros no varejo americano, com ganhos diretos para toda a cadeia produtiva, da indústria ao produtor”.
Alívio também nos EUA
A retirada de tarifas para exportação de produtos brasileiros aos Estados Unidos teve repercussão não apenas no Brasil. A Associação Nacional do Café dos EUA (NCA, na sigla em inglês) também comemorou o anúncio feito na noite de quinta-feira (20/11) pela Casa Branca.
"Dois terços dos adultos americanos bebem café todos os dias, e cada xícara custará menos graças à decisão do presidente Trump de remover as tarifas sobre as importações de café do Brasil — o maior produtor de café do mundo", informou, em nota, o CEO da NCA, Bill Murray.
De acordo com o executivo, a medida "irá aliviar a pressão sobre o custo de vida, manterá uma opção alimentar saudável acessível e fortalecerá as enormes contribuições do café para a economia dos EUA".
Visualizar |
| Comentar
|


